HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesMundial de futebol: atividades na Oficina Cultural Oswald de Andrade aproximam o esporte e o teatro

Dois dias antes do início do campeonato, as atividades mostram a presença do futebol em peças de autores como Nelson Rodrigues e Plínio Marcos

Crédito: Divulgação

É possível relacionar futebol e teatro? Com a chegada do mundial de futebol na Rússia, a Oficina Cultural Oswald de Andrade – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis – realiza o Bola em Cena, evento composto pela oficina Lendo o jogo e a palestra Bola em cena com Renata Pallotini e Graça Berman. As atividades serão no mês de junho e as inscrições são gratuitas.

Quais são as possibilidades de diálogo cênico e literário com o futebol, elemento fundamental da cultura brasileira? Descubra na conversa Bola em Cena, que será no dia 12 de junho, terça-feira, às 19h30, com Renata Pallottini e Graça Berman. A atividade mostra as semelhanças entre teatro e futebol, a presença do tema em peças teatrais de autores como Oduvaldo Vianna Filho, Nelson Rodrigues e Plínio Marcos, além de exibir as três montagens já realizadas pela Cia. Letras em Cena.

A partir de textos literários que tenham o futebol como tema, os participantes da oficina Lendo o jogo criam uma cena dramática, ficcional ou informativa, que envolva teatro e futebol. Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Nelson Rodrigues são alguns dos escritores estudados nos encontros que serão ministrados por Graça Berman de 14 de junho a 19 de julho, terças e quintas-feiras, às 18h30.

SOBRE AS PARTICIPANTES

Graça Berman é atriz, dramaturga, professora e diretora. Estudou no Centro de Pesquisa Teatral, coordenado por Antunes Filho. Em dezembro de 2017 obteve o título de mestre na UNESP defendendo a dissertação Uma troca de passes entre teatro e futebol: reflexões sobre os dois espetáculos.

Renata Pallottini é escritora, dramaturga, roteirista e professora. Estudou Direito (USP-SP), Filosofia (PUC-SP) e Artes Cênicas (USP-SP).

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Bola em cena

12/6. Terça-feira, 19h30 às 21h30

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2IkZtDG

Recomendação etária: 16 anos

Lendo o jogo

14/6 a 19/7. Terça e quinta-feira, 18h30 às 21h30

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2IS9lta

Recomendação etária: 16 anos.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: Segunda a sexta das 9h00 às 22h00 e aos sábados das 10h00 às 18h00.

oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

www.oficinasculturais.org.br