HomeAssessoria ReleasesMostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa recebe mais de 70 mil visitantes

Mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa recebe mais de 70 mil visitantes

Gratuita, Estação da Língua Portuguesa passou por sete cidades do interior e litoral de São Paulo

A exposição  “Estação da Língua Portuguesa” encerrou sua itinerância pelo Estado no sábado, 1º de dezembro, em Presidente Prudente, com um registro total de público de mais de 70 mil pessoas.

A mostra retomou viagem por São Paulo em fevereiro, quando desembarcou em Tatuí. Em seguida foi a vez de Santos, Rio Claro, Taubaté, São Carlos, Bauru e Presidente Prudente receberem parte do acervo do museu (atualmente em reconstrução).

A Estação da Língua Portuguesa foi projetada para ser desmontada e novamente aberta ao público em outro município em até sete dias, por isso nos últimos nove meses toda a estrutura foi transportada de uma cidade a outra de caminhões. A realização é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio master é da Sabesp. CCR, Instituto CCR, Vivo, EDENRED Brasil e Ticket, marca do Grupo, também patrocinam a iniciativa, todos por meio da Lei Rouanet. O apoio nas cidades de cada itinerância foi da Prefeitura local.

“O idioma português é um dos nossos maiores patrimônios e o Museu da Língua Portuguesa, com sua itinerância, cumpre sua vocação de divulgá-lo e ajudar a preservá-lo”, afirma o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.

Em 2018, a itinerância trouxe na bagagem conteúdos novos, que conversam com a museologia contemporânea e com a rica expografia de sons e imagens do Museu da Língua Portuguesa, que apresenta a língua como patrimônio imaterial, viva e dinâmica, além de conteúdos já conhecidos pelo público. “Com o auxílio da interatividade, tecnologia e acessibilidade conseguimos contar a história do nosso idioma de uma forma ainda mais inusitada”, explica o arquiteto e sócio da Arquiprom, Fernando Arouca.

Museu em reconstrução – Em dez anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de quatro milhões de visitantes (319 mil destes em ações educativas). Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.

O Museu foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. A obra está dividida em três etapas: o restauro das fachadas (concluída) e da reconstrução da cobertura do edifício (concluída), o restauro dos pátios e torreões, a obra do interior do prédio. Por último, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é 2019.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

Informações para imprensa

Comunicare

(11) 5594 4174

Vivian Teixeira vivian@comunicareonline.com.br

Aline Marques aline@comunicareonline.com.br

ecretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!