HomeAssessoria ReleasesMostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa chega a São Carlos

Mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa chega a São Carlos

Após recorde de público em Taubaté, a exposição “Estação da Língua Portuguesa” faz sua quinta parada no Teatro Municipal, onde fica em cartaz de 14 de agosto a 8 de setembro; a entrada é gratuita

Após atingir a marca de mais de 39 mil visitantes nas primeiras paradas (Tatuí, Santos, Rio Claro e Taubaté), a mostra itinerante “Estação da Língua Portuguesa”, que apresenta acervos do Museu da Língua Portuguesa (atualmente em reconstrução), segue viagem pelo estado e chega a São Carlos. A exposição ficará em cartaz de 14 de agosto a 8 de setembro, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão (Rua 7 de Setembro, 1735 – Centro).

“A viagem da exposição pelo estado de São Paulo está fazendo com que um público cada vez maior viva a experiência do Museu e prestigie a história do nosso maior patrimônio: o idioma”, declara o Secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello. O Totem, com painéis que apresentam uma prévia do conteúdo da mostra, o segmento O que nos une e o espaço Mundo Lusófono foram especialmente pensados e produzidos para essa itinerância. A mostra também conta com acessibilidade: o Mapa do Mundo possui informações sobre os países que falam português em Braille; os vídeos Culinária e Dança, a Linha do Tempo e os Falares Paulistas possuem recursos de leitura em LIBRAS.

“O visitante da exposição embarca na história e curiosidades da língua portuguesa em companhia da tecnologia, interatividade, som, imagem e acessibilidade”, explica o arquiteto e sócio da Arquiprom, Fernando Arouca.

A exposição gratuita, que será aberta para convidados no dia 13 de agosto às 19h00, ficará em cartaz até 8 de setembro, de segunda a sexta, das 9h00 às 20h00 e de sábado, das 9h00 às 17h00. Depois de passar por São Carlos, a mostra “Estação da Língua Portuguesa” desembarcará em Bauru. Presidente Prudente também está no roteiro em 2018.

A realização é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio máster é da Sabesp. Instituto CCR, Vivo, EDENRED Brasil e Ticket, marca do Grupo, também patrocinam a iniciativa, todos por meio da Lei Rouanet. O apoio na quinta cidade da itinerância é da Prefeitura de São Carlos.

A Estação da Língua Portuguesa

A itinerância traz na bagagem conteúdos inéditos, que conversam com a museologia contemporânea e com a rica expografia de sons e imagens do Museu da Língua Portuguesa, instituição que apresenta a Língua Portuguesa como patrimônio imaterial, viva e dinâmica, além de conteúdos já conhecidos pelo público.

Na área externa, a Torre Estação da Língua Portuguesa dá boas-vindas aos visitantes. Em As Origens, uma instalação cenográfica remete à ideia de estação ferroviária e de viagem de trem. Versos de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Arnaldo Antunes, iluminados com LED em um painel metálico, convidam o público a entrar na exposição.

A viagem do idioma começa com um vídeo animação que mostra a formação da língua portuguesa e as rotas marítimas dos portugueses, que levaram o idioma para outras terras. Animação, narração e trilha sonora foram criadas especialmente para a mostra Estação da Língua Portuguesa.

O vídeo Sotaques, com texto “O paraíso são os outros”, de Valter Hugo Mãe, realizado pela Porto Editora e Miguel Gonçalves Mendes, com diferentes sotaques da língua portuguesa no mundo, abre o módulo O que nos une – ala composta por um painel interativo giratório, que apresenta dados dos países que fazem parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). São eles Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O Desembarque reproduz a Linha do Tempo do Museu da Língua Portuguesa com a construção do idioma no Brasil, desde a chegada dos portugueses e o primeiro contato com as línguas indígenas, até os dias de hoje. Essa parte da viagem está atualizada com mais uma década em que relembra o novo acordo ortográfico e destaca novas palavras e expressões que surgiram com a influência da internet e das redes sociais.

Na ala Os trilhos, três monitores touchscreen mostram palavras que vieram de outros povos e foram incorporadas ao português brasileiro. Espaço Lusófono, especialmente dedicado aos professores, é composto pelo vídeo “Raiz Lusa”, no qual especialistas falam sobre a construção da Língua Portuguesa.

O módulo Falares Paulista mostra em uma montagem lúdica um diálogo hipotético e poético entre pessoas com sotaques característicos de cinco cidades paulistas. Trechos de 12 poemas são projetados e os versos ganham vida em um trabalho gráfico desenvolvido especialmente para a mostra.

Vídeos que compõem o acervo da Grande Galeria do Museu da Língua Portuguesa são apresentados no módulo O Mundo da Língua. Nele, o visitante termina sua viagem assistindo aos vídeos “Culinária” e “Danças”, que mostram a relação entre língua e cultura.

Toda a estrutura da exposição é transportada de uma cidade a outra em caminhões, pois a Estação da Língua Portuguesa foi projetada de maneira que possa ser desmontada e novamente aberta ao público em outro município em até sete dias.

 

Museu em reconstrução – Em dez anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de quatro milhões de visitantes (319 mil destes em ações educativas). Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.

O Museu foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. A obra está dividida em três etapas: o restauro das fachadas (concluída) e da reconstrução da cobertura do edifício, o restauro dos pátios e torreões (iniciada em setembro de 2017, agora em andamento), a obra do interior do prédio. Por último, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é 2019.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

 

Site: museudalinguaportuguesa.org.br

Redes Sociais: museudalinguaportuguesa

Serviço Estação da Língua Portuguesa em São Carlos

Data: de 14 de agosto a 8 de setembro

Horário: segunda a sexta, das 9h00 às 20h00 e de sábado, das 9h00 às 17h00

Local: Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão

Rua 7 de Setembro, 1735 – Centro – São Carlos | SP

Entrada gratuita

Agendamento (de segunda a sexta, das 8h às 17h)

Telefone: (16) 3419-8997

e-mail: visitasestacaolinguaportuguesa@gmail.com

 

Informações para imprensa

Comunicare

(11) 5594 4174

Vivian Teixeira vivian@comunicareonline.com.br

Aline Marques aline@comunicareonline.com.br

 

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!