HomeAssessoria ReleasesMostra “Em Curso” estreia em outubro no MIS

Mostra “Em Curso” estreia em outubro no MIS

Série inédita da fotógrafa Márcia Beltrão, que integra o programa Nova Fotografia 2019, traz imagens de sua observação, entre o trem, o Rio Pinheiros e sua paisagem

Na terça-feira, dia 22 de outubro, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – inaugura a quinta mostra do programa Nova Fotografia 2019, que selecionou seis trabalhos inéditos para serem expostos no Museu ao longo do ano: Em curso, de Márcia Beltrão.Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 1º de dezembro, no Espaço Nicho. Ainda dentro da programação da mostra, no dia 30 de outubro, a fotógrafa realiza um bate-papo – aberto ao público – com Ronaldo Entler, responsável pelo acompanhamento curatorial da mostra.

Em Curso foi realizada a partir da observação da fotógrafa entre o trem, o Rio Pinheiros e sua paisagem, que convivem lado a lado, atravessando parte da cidade de São Paulo. “Ao fotografar o percurso que o trem faz nas margens desse rio, me remeto à experiência cinematográfica, em que as janelas servem como “frames”, que se repetem e contam histórias. As histórias dessa cidade e das pessoas que por ela passam”, descreve a fotógrafa.

A série teve início em 2015, quandoMarcia Beltrão começou a fotografar sempre do ponto de vista de quem está no trem, o qual segue acompanhando as margens desconstruídas do rio, se colocando no eixo desse contraste. “Entendo que o trem é o ponto de convergência entre as pessoas e o rio. A janela é um lugar que a gente olha e trás o novo, serve também como um respiro e distrai do caos ao redor. O movimento do trem adiciona a fragmentação”, diz a fotógrafa.

“Em um gesto sutil de resistência, e sem qualquer romantismo, Marcia Beltrão tenta construir por meio da fotografia uma sensibilidade sincronizada com essa paisagem saturada que é vista pela janela de um trem suburbano. Assim, ela compõe com os resíduos desse imaginário moderno um discurso ajustado à contemporaneidade. Acostumada a ver o mundo pelo enquadramento da câmera, ela descobre que o trem, com seu ritmo e suas próprias molduras, constitui um dispositivo capaz de falar o idioma fragmentário de nossas paisagens”, Ronaldo Entler. “Essas imagens não são capazes de restituir nem as belezas, nem as promessas que ficaram pelo caminho. Mas, ao menos, elas inventam uma gramática que permite traduzir as contradições da cidade em breves encontros poéticos”, completa.

A série foi realizada entre 2015 e 2018 e é composta por 17 dípticos e duas imagens individuais.

Bate-papo com a fotógrafa

No dia 30 de outubro, a fotógrafa Márcia Beltrão realiza um bate-papo com Ronaldo Entler. A conversa, aberta ao público, acontece às 19h no Auditório LABMIS, com entrada gratuita. Para participar basta retirar senha com uma hora de antecedência na recepção do Museu.

Sobre a fotógrafa

Márcia Beltrão nasceu em Curitiba, Paraná, e atualmente vive em São Paulo. É advogada, mestre nas áreas de economia agrícola e educação.  Estudou fotografia na Panamericana Escola de Arte e Design e participou da exposição coletiva de fotografia À procura de um centro, com Curadoria de Rosely Nakagawa.  Atualmente, dedica-se à fotografia autoral com projetos que abordam os temas rio Pinheiros, Minhocão e araucárias.

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. A edição de 2019 conta com o acompanhamento curatorial de Mônica Maia, sócia diretora da DOC Galeria e do pesquisador, professor e crítico de fotografia Ronaldo Entler.

Nova Fotografia | “EM CURSO”, de MÁRCIA BELTRÃO
DATA
22.10 a 01.12 de 2019
HORÁRIO 10h às 22h – terça a sábado; 9h às 20h – domingos e feriados
LOCAL Nicho

INGRESSO Gratuito

CLASSIFICAÇÃO livre

Bate-papo Nova Fotografia: Márcia Beltrão e Ronaldo Entler

DATA 30.10

HORÁRIO 19h
LOCAL Auditório LABMIS

INGRESSO Gratuito. Ingressos distribuídos uma hora antes Recepção MIS

CLASSIFICAÇÃO Livre

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!