HomeAssessoria ReleasesMostra de teatro de objeto reúne peças sobre poéticas do feminino

Mostra de teatro de objeto reúne peças sobre poéticas do feminino

Evento começa no dia 4 e vai até 23 de março, com debates, aula-espetáculo e apresentações teatrais, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro

Neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Adaap, recebe a Mostra de Teatro de Objetos: Poéticas do Feminino. A programação começa no dia 4 e vai até 23 de março, com debates, aula-espetáculo e apresentações teatrais, na sala Alberto Guzik, na unidade Roosevelt da Escola.

A mostra reúne montagens teatrais nas quais objetos são transformados em atrizes e atores. E todas as histórias apresentadas no evento abordam questões relacionadas ao feminino, a partir de várias vozes – incluindo a perspectiva de um homem que questiona o seu papel na sociedade patriarcal.

Nos dias 4 e 11 de março, as atividades são gratuitas. Para as demais, os ingressos variam de R$ 15 a R$ 30 (meia), à venda na bilheteria da SP Escola de Teatro (somente no dia) e também na internet.

O evento é organizado pelos grupos de teatro Caleidoscópio, Clã – Estúdio das Artes Cômicas, Histórias e Objetos e pela atriz Liz Moura.

Confira a programação:

ATIVIDADES FORMATIVAS

Aula-espetáculo sobre teatro de objetos

Através da apresentação de fragmentos de cenas protagonizados pelos artistas dos grupos, será abordado o contexto histórico e artístico cuja esta linguagem se configurou dentro do universo do teatro de formas animadas. Demonstrar-se-á algumas características que norteiam a parceria, protagonismo e o papel do ator frente aos objetos na construção de cenas. Com Lilian Guerra, Kelly Orasi e João Bresser.

Quando: 4/3, às 19h30

Quanto: Entrada gratuita

Debate: O teatro de objetos e o processo de criação

Integrantes dos grupos que participam do evento discutem sobre os pontos desafiadores para o ao artista do teatro de objeto.Convidados: Cida Almeida (Clã – Estúdio das Artes Cômicas), Kelly Orasi (História e Objetos), João Bresser (Grupo Caleidoscópio), Liz Moura e Sandra Vargas (Grupo Sobrevento). Mediação: Lilian Guerra

Quando: 11/3, às 19h30

Quanto: Entrada gratuita

ESPETÁCULOS

“Mulheres”

Inspirado no livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés. Em uma casa, duas mulheres e objetos do ritual cotidiano feminino criam um acordo íntimo com a plateia. Ao vasculharem baús, malas e gavetas, lembranças e sentimentos vêm à tona através de histórias que representam os vários ciclos da alma feminina, sobre os mitos e arquétipos da mulher selvagem.

Com Kelly Orasi e Lilian Guerra. Direção: Sandra Vargas

Quando: De 6 a 9/3. Sex. e seg., às 21h; sáb. e dom., às 19h

Onde: Sala Alberto Guzik – unidade Roosevelt

Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia)

“Museu das Pequenas Coisas”

Narra a trajetória de uma mulher que busca no cais o refúgio para um conflito e vê, no oceano que se abre à sua frente, a possibilidade de um horizonte salvador. Com uma mala baú, que abriga seus objetos e memórias, ela espera o resgate e se vê diante da necessidade de escolher o que levar consigo e o que deixar para trás.

Com Lilian Guerra. Direção de Cida Almeida

Quando: De 13 a 16/3. Sex. e seg., às 21h; sáb. e dom., às 19h

Onde: Sala Alberto Guzik – unidade Roosevelt

Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia)

ABERTURA DE PROCESSO

Espetáculos em desenvolvimento

“Do Jeito Certo – Um Ato sobre Amor”

Um homem está preparando uma refeição com utensílios de cozinha e muitas frutas, enquanto espera a chegada de uma pessoa. Com muita sutileza, o texto e a utilização dos objetos criam metáforas entre as receitas e as experiências afetivas do personagem submersas no mundo contemporâneo onde o amor é líquido. A cada receita ele faz uma reflexão sobre a construção do sujeito masculino e que todos consideram “do jeito certo” a ele se revela questionável.

Com João Bresser. Direção de Lilian Guerra

Quando: 20 e 21/3, às 21h

Onde: Sala Alberto Guzik – unidade Roosevelt

Quanto: R$ 15 (preço único)

“A Pequena Costureira”

Em seu ateliê, uma costureira relembra suas memórias afetivas para criar um universo mágico no qual os objetos de costura expressam os seus mais íntimos sentimentos. Ela vai nos revelando com o manusear das peças seus desejos e sonhos, construindo a percepção sobre si mesma.

Com Liz Moura, sob a orientação de Sandra Vargas.

Quando: 22/3, às 19h, e 23/3, às 19h

Onde: Sala Alberto Guzik – unidade Roosevelt

Quanto: R$ 15 (preço único)