HomeAssessoria ReleasesMostra de Cinema Atual Espanhol chega ao MIS em outubro

Mostra de Cinema Atual Espanhol chega ao MIS em outubro

Com entrada gratuita, a Mostra acontece entre os dias 11 e 13 de outubro e traz cinco longas-metragens de destaque no país

Em parceria com o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha e com o apoio do Instituto Cervantes, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe a XV Mostra de Cinema Atual Espanhol nos dias 11, 12 e 13 de outubro. Este ano, a Mostra acontece em nove capitais brasileiras e traz os títulos: A Noiva, Desnorteados, Sete minutos depois da meia noite, A Colmeia e Doñana. 4 estações.

A Noiva adapta, com uma fotografia de qualidade, uma das obras mais importantes de Federico García Lorca, “Bodas de Sangre”. Além disso, em Sete minutos depois da meia noite, realidade e animação se misturam com grande originalidade. Por sua vez, Desnorteados mostra com ironia a realidade da juventude atual espanhola como consequência da recente crise econômica. Como nas edições anteriores, a Mostra inclui um documentário, que desta vez descreve o valor ecológico do Parque Nacional de Doñana, o mais antigo da Espanha.

Por fim, a Mostra traz uma homenagem aos quarenta anos da promulgação da Constituição de 1978 – que deu inicio à etapa democrática na Espanha. Para isso, foi selecionado o filme A colmeia, de Mario Camus. Ainda que seja um filme produzido nos anos do movimento “contracultural” conhecido como “La Movida”, o longa apresenta uma linguagem diferente e menos atrevida que outras propostas da época. Porém, aborda temas de atualidade que, durante a época da ditadura franquista, foram censurados – como foi a homossexualidade, a prostituição e o sexo. Ganhadora do Urso de Ouro no Festival de Berlin de 1983, a obra deu uma grande projeção internacional ao cinema espanhol.

PROGRAMAÇÃO

11/10 – quinta-feira

19h A Noiva – A Noiva (2015) Diretora: Paula Ortiz / Gênero: Drama, Romance / Duração: 93 min. / C.I.: 12 anos. Desde pequenos, Leonardo, o noivo e a noiva formaram um triangulo inseparável, mas, quando se aproxima a data do casamento, as coisas se complicam porque entre ela e Leonardo sempre houve algo mais que amizade. A crescente tensão entre ambos é como um elo invisível que não se pode explicar, tampouco se pode romper.

 

12/10 – sexta-feira

16h  Sete minutos depois da meia noite – Sete minutos depois da meia noite (2016) Diretor: J. A. Bayona / Gênero: Drama / Duração: 100 min. / C.I.: 12 anos. Após a separação de seus pais, Connor, um menino de 12 anos, terá que ocupar-se das tarefas de casa, pois sua mãe está com câncer. Frente a isso, o menino tentará superar seus medos e fobias com a ajuda de um monstro, mas suas fantasias terão que enfrentar-se não somente com a realidade, mas também com sua fria e calculista avó. Com este novo trabalho J.A. Bayona fecha sua trilogia sobre as relações entre mães e filhos que iniciou com “El Orfanato” e continuou com “Lo imposible”.

 

18h Doñana – Doñana. 4 estações  (2014) Diretor: Javier Molina Lamothe / Gênero: Documentário / Duração: 90 min. / C.I.: Livre. Este documentário fala sobre o ciclo anual de um símbolo natural da Espanha, o Parque Nacional de Doñana que fica na região de Andaluzia. É um relato que mostra a biodiversidade e as mudanças estacionais.

 

13/10  – sábado

19h Desnorteados – Desnorteados (2015) Diretor: Nacho G. Velilla / Gênero: Drama, Comédia / Duração: 102 min. / C.I.: 10 anos. Hugo e Braulio, dois jovens com formação universitária, cansados de não encontrar trabalho na Espanha, decidem emigrar para a Alemanha após assistir “Espanhóis pelo mundo”, um programa que apresenta histórias de sucesso de espanhóis emigrantes. Porém, logo eles descobrirão que perseguir o sonho alemão pode ser muito apavorante.

 

21h A Colmeia – A Colmeia. (1982) Diretor: Mario Camus / Gênero: Drama / Duração: 105 min. / C.I.: 12 anos. “La Colmena”, baseada no libro homónimo de Camilo José Cela, é um reflexo da áspera e dolorosa realidade após a guerra civil espanhola. A ação tem lugar no café “La Delicia” de Madri, em plena pós-guerra espanhola.

Serviço

XV MOSTRA DE CINEMA ATUAL ESPANHOL 2018

Data 11 a 13 de outubro

Horário 16h, 18h, 19h e 21h – confira horários por filmes

Local Auditório MIS (172 lugares)

Ingressos Gratuitos – distribuídos com uma hora de antecedência na recepção

 

Informações para a imprensa – MIS

Clarissa Janini | clarissa.janini@mis-sp.org.br| (11) 2117 4777, r 312

Marina de Castro Alves | marina.castroalves@mis-sp.org.br| (11) 2117 4777, r 363

 

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!