HomeAssessoria ReleasesMostra Crônica de banalidades ordinárias estreia em julho no programa Nova Fotografia 2019

Mostra Crônica de banalidades ordinárias estreia em julho no programa Nova Fotografia 2019

Série inédita da fotógrafa e artista visual Sylvia Sanchez traz imagens da interação inusitada do corpo humano a objetos e cômodos triviais de uma casa. A abertura acontece no dia 10 de julho, às 19h

Na quarta-feira, dia 10 de julho, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – inaugura a terceira mostra do programa Nova Fotografia 2019, que selecionou seis trabalhos inéditos para serem expostos no Museu ao longo do ano: Crônica de banalidades ordinárias, da artista Sylvia Sanchez. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 25 de agosto, no Espaço Nicho. Ainda dentro da programação da mostra, no dia 22 de agosto, a fotógrafa realiza um bate-papo – gratuito – com o público sobre seu trabalho.

Na série, através de uma performance para a câmera, um corpo ocupa de modo pouco usual os cômodos quase vazios de uma casa – sempre justaposto a objetos triviais sem utilidade aparente e deslocados de seus lugares habituais. Os gestos do corpo – e as relações que estabelecem, dentro do quadro fotográfico, com os espaços e objetos – subvertem as noções de normalidade e de funcionalidade nas ações cotidianas, esgarçando as fronteiras do habitual. Promovem humor e desconforto, ao mesmo tempo em que espreitam os condicionamentos e razões que se ocultam sob a superfície do dia-a-dia.

“A partir disso, a artista inventa situações domésticas, constituídas por elementos bastante familiares, mas atravessadas por gestos que parecem semear uma narrativa fantástica. Ela faz durar diante do olhar – como um fantasma que decide não mais se esconder – a fração de absurdo que reside nos acontecimentos ordinários”, diz o professor e fotógrafo Ronaldo Entler, que realizou o acompanhamento curatorial da mostra. 

Sobre a artista: Sylvia Sanchez é artista visual, com pesquisas entre a fotografia, a performance para a câmera e o cinema. Seu interesse se debruça sobre os pequenos desvios da chamada normalidade que povoam o quotidiano: o disfuncional, o incontrolável, o ilusório, o mágico, o transcendente e o que eles podem sugerir sobre a natureza humana íntima. Sylvia também desenvolve projetos audiovisuais para música, teatro e artes plásticas, assim como para organizações envolvidas com direitos humanos e questões urbanas. É educadora e orientadora de processos criativos, tendo trabalhado em ONGs e escolas de fotografia.

Bate-papo com a fotógrafa

No dia 22 de agosto (quinta-feira), a fotógrafa Sylvia Sanchez realiza um bate-papo com Mônica Maia. A conversa, aberta ao público, acontece às 19h30 no Auditório LABMIS (66 lugares), com entrada gratuita. Para participar, basta retirar senha com uma hora de antecedência na recepção do Museu.

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. A edição de 2019 conta com o acompanhamento curatorial de Mônica Maia, sócia diretora da DOC Galeria e do pesquisador, professor e crítico de fotografia Ronaldo Entler.

Serviço
Nova Fotografia | Crônicas de banalidade oridinárias, de Sylvia Sanchez

ABERTURA 10.07  às 19h

DATA 10.07 a 25.08

HORÁRIO 10h às 22h – terça a sábado; 9h às 20h – domingos e feriados

LOCAL Nicho

INGRESSO Gratuito

CLASSIFICAÇÃO livre

Bate-papo com Sylvia Sanchez e Ronaldo Entler

Data 22/agosto, quinta-feira

Horário 19h30

Local Auditório LABMIS (66 lugares)

INGRESSO Gratuito


Museu da Imagem e do Som – MIS

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!