HomeAssessoria Releases#MISemCasa da próxima semana traz debates de cinema ao vivo e programação infantil

#MISemCasa da próxima semana traz debates de cinema ao vivo e programação infantil

Programação digital do Museu traz mais uma edição do Ciclo de Cinema e Psicanálise, que discute o longa japonês Assunto de família. Já o público infantil pode se divertir e aprender com as oficinas Pontos MIS Criança, que convidam o público a realizar vídeos, fazer desenhos, colagens e inventar histórias a partir da linguagem cinematográfica 

A programação desta semana do #MISemCasa, campanha online especial do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, traz programações de cinema, fotografia e música, além da estreia da programação infantil, com a oficina Pontos MIS Criança, com o tema Monstros e Monstrices. Entre os destaques da programação estão duas lives no canal do YouTube do Museu: o Ciclo de Cinema e Psicanálise, que discute o longa japonês Assunto de família na terça-feira e o Bate-papo de Cinema Pontos MIS, que exibe e debate no sábado o filme Obra, longa-metragem de estreia de Gregório Graziosi que revela a solidão em São Paulo.

A programação também coloca o Acervo MIS em evidência com diversos conteúdos: o depoimento da atriz, modelo e apresentadora Neide Ribeiro, que integra a coleção Memória do cinema; a mostra Cinema de acervo, que exibe um filme sobre a companhia cinematográfica Vera Cruz e outro sobre o cineasta José Mojica Marins; o depoimento de Herbert Richers Jr. para a Coleção Musicais no cinema; além de uma edição especial do Notas Contemporâneas, com artistas da Bossa Nova que participaram do programa. Já a fotografia ganha seu espaço com a atividade Fotografia: Referências para o processo criativo, que esta semana destaca fotógrafos da indústria da moda e seus respectivos trabalhos, e o depoimento do fotógrafo Felipe Larozza, que fala sobre sua mostra, Radiolas, exibida no programa Nova Fotografia 2019. 

Já a programação para o público infantil tem início na quarta-feira, quando o Pontos MIS, programa de difusão cultural do Museu que atua em todo o Estado de São Paulo, apresenta a primeira edição do projeto Pontos MIS Criança, que traz o tema Monstros e Monstrices. A oficina convida o público a realizar vídeos, fazer desenhos, colagens e inventar histórias a partir da linguagem cinematográfica utilizando técnicas de gravação, trilha sonora, figurino, animação, efeitos especiais e edição. As atividades, realizadas por meio de vídeos semanais, são gratuitas e direcionadas para crianças a partir de seis anos. 

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa | 13 a 19.07

13.07 | Segunda-feira | 20h | Coleção Memória do Cinema – Neide Ribeiro
O programa Memória do cinema colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são incontornáveis para a compreensão da evolução na forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, o MIS apresenta uma edição especial do depoimento de Neide Ribeiro, realizado no MIS, em parceria com a Heco Produções em 2013, no qual a atriz conta sobre seus primeiros passos da carreira no teatro, fala sobre cinema nacional, machismo,  preconceito, além de abordar os filmes de baixo orçamento e o legado da Boca do Lixo. Atriz, modelo e apresentadora, Neide Ribeiro participou de mais de 20 pornochanchadas e sua estreia foi no filme As meninas querem… os coroas podem, de Osvaldo Oliveira, em 1976. Trabalhou com cineastas importantes da época, como Ody Fraga, Alfredo Sternheim, Carlos Reichenbach, Tony Vieira e Guilherme de Almeida Prado.

14.07 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise – Assunto de família (AO VIVO)
O Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e a Folha de S.Paulo), que a cada edição traz um debate sobre um filme com um jornalista e um psicanalista convidado, ganha mais uma edição ao vivo. Desta vez, o filme Assunto de família (Manbiki kazoku, dir. Hirokazu Kore-eda, Japão, 2018, 121 min, 14 anos, disponível na Netflix), drama que explora os laços afetivos que ligam diferentes pessoas e que podem criar relações de parentesco, será tema de live debatida pela psicanalista Ana Maria Brias Silveira e o jornalista Walter Porto, com mediação de Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP. 

Em Assunto de família, depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhe dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem. Esta edição acontece ao vivo, no canal do MIS no YouTube. O filme não será exibido, mas está disponível nas plataformas Netflix, Google Play Movies e Apple Itunes.

15.07 | Quarta-feira | 11h | Pontos MIS Criança – Monstros e Monstrices

O Pontos MIS lança o projeto infantil Pontos MIS Criança, que traz o tema Monstros e Monstrices e convida o público a realizar vídeos, fazer desenhos, colagens e inventar histórias a partir da linguagem cinematográfica utilizando técnicas de gravação, trilha sonora, figurino, animação, efeitos especiais e edição. Esta semana acontecem duas oficinas: Cinema de Monstros e Oficina de Colagem. Na oficina audiovisual Cinema de Monstros, as crianças e outros participantes assistem  ao curta-metragem Médico de monstro (Dir. Gustavo Teixeira, 2017, Brasil, 11 min, livre), premiado em festivais nacionais e internacionais. A oficina dá dicas de cinema e, de maneira divertida e acessível, sugere diversas formas de criação de monstros e de vídeos. Já na Oficina de Colagem Corpos Esquisitos a ideia da brincadeira é criar um ser imaginário a partir de um exercício de colagem. As inscrições podem ser feitas pelo link.

15.07 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Especial Bossa Nova
O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do Museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011. A edição especial Bossa Nova, movimento que tem seu aniversário celebrado em julho  – a partir de gravação de Chega de saudade e Bim Bom pelo compositor e cantor João Gilberto em 1958 –, apresenta um apanhado de diversos compositores e intérpretes que comentaram suas influências e passagens por um dos gêneros musicais mais brasileiros e internacionalmente reconhecidos. Entre os destaques, o compilado traz passagens com Roberto Menescal, um dos fundadores do movimento, João Donato, Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e intérpretes como Leny Andrade, Alaíde Costa e Claudette Soares. Gravado no auditório do museu, foram interpretadas pela Banda MIS canções como Lobo bobo, Garota de Ipanema e O barquinho.


16.07 | Quinta-feira | 20h | Mostra Cinema de Acervo – O cinema como história
A mostra apresenta semanalmente uma seleção de filmes brasileiros digitalizados a partir de material físico tais como 16mm, 35mm ou Super 8, disponíveis no Acervo MIS. No mês de julho, a mostra traz um recorte de filmes que apresentam discussões e temáticas sobre sociedade, arte e política. Na edição desta semana, as duas produções traduzem condições de seu tempo que se eternizaram através da arte. Nas obras apresentadas o cinema reflete sobre temáticas sociais e também se torna elemento de análise de suas próprias produções. Em A Cia Cinematográfica Vera Cruz (Brasil, 1972, 48 min, livre), João Batista de Andrade mostra os passos de consolidação e declínio de uma indústria brasileira do cinema e o papel da Vera Cruz como um espaço de construção de narrativas e identidades do nosso País. E em Fogo fátuo (Brasil, 1980, 12 min, livre), o diretor Goffredo da Silva apresenta uma das figuras mais singulares do cinema brasileiro: José Mojica Marins e seu universo sobrenatural característico, que permeia toda sua filmografia. 


17.07 | Sexta-feira | 11h | Fotografia: Referências para o processo criativo
O Pontos MIS, programa do MIS de difusão cultural, realiza atividades online e gratuitas sobre fotografia com vídeos curtos que trazem referências para o processo criativo. O segundo módulo – fotografia de moda – apresenta renomados fotógrafos que atuaram ao lado de Franca Sozzani, editora da Vogue italiana e uma das grandes maestrinas do mundo da moda. No segundo vídeo, Beto Salgado e Leandro Menezes apresentam os fotógrafos Bruce Weber (EUA, 1946) e Peter Lindbergh (Polônia, 1944 França, 2019). Cada módulo conta com quatro vídeos e, ao final, acontecerá um bate-papo online ao vivo realizado com os professores no canal do YouTube do MIS. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo link.

17.07 | Sexta-feira | 20h | Coleção Musicais no Cinema – Herbert Richers Jr.
A formação da coleção Musicais no cinema foi parte integrante da exposição homônima realizada pelo MIS em 2019, em parceria com Philharmonie de Paris. Por meio de diversos depoimentos e entrevistas realizados pelo curador da adaptação brasileira da exposição, Duda Leite, pode-se ter um rico mosaico da apropriação do gênero musical cinematográfico no Brasil. A coleção reúne registros de nomes como Walter Lima Jr., Elza Soares, Claudia Raia, Daniel de Oliveira, Silvio de Abreu e Ricardo van Steen. Este episódio apresenta uma edição inédita dos relatos de Herbert Richers Jr. No depoimento, o ator e diretor fala sobre sua relação com o cinema e sobre diversos momentos do cinema brasileiro. Entre eles o trabalho de seu pai na Atlântida e sua saída quando começam as primeiras produções da Herbert Richers Produções Cinematográficas, com filmes de chanchadas, sucessos de público do cinema na época e até produções mais estilizadas. Herbert também relembra seu trabalho na TV Globo e fala sobre sua paixão pelo cinema musical e como esse gênero criou uma marca no cinema brasileiro. 

18.07 | Sábado |16h e 18h l Bate-papo de cinema Pontos MIS |Obra (AO VIVO)
O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube, apresenta nesta semana o drama experimental Obra (Dir. Gregório Graziosi, Brasil, 2014, 12 anos). O filme será exibido às 16h, mediante inscrição prévia por este link a partir de quinta-feira, 16.07. Após a sessão, acontece, às 18h,  um bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube com o diretor do filme Gregório Graziosi e o cineasta e professor André Fratti,  com mediação de Vanise Carneiro (atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco). Em seu longa-metragem de estreia Gregório, revela a solidão em São Paulo. No filme, o arquiteto João Carlos,  às vésperas do nascimento de seu primeiro filho, encontra uma ossada na obra que está prestes a iniciar. A descoberta desestabiliza sua vida, fazendo com que ele questione sua profissão, a cidade em que vive e até mesmo o relacionamento com sua esposa.

19.07 | Domingo | 11h | Nova Fotografia – Felipe Larozza
O fotógrafo Felipe Larozza conta neste depoimento a história por trás das imagens da série Radiolas, mostra selecionada pela convocatória Nova Fotografia e exposta no Museu em 2019. Radiolas é como os maranhenses chamam as festas de reggae com imensos paredões de caixas de som. Larozza busca as raízes e a atual situação dessa enorme cena cultural no Maranhão e a chegada dessas equipes de som à cidade de São Paulo. 

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que apresenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!