HomeAssessoria Releases#MISemCasa celebra o Dia das Crianças com filme sobre o programa Mundo da Lua, da TV Cultura

#MISemCasa celebra o Dia das Crianças com filme sobre o programa Mundo da Lua, da TV Cultura

Sucesso na década de 90, o programa infantil da TV Cultura, protagonizado pelo personagem Lucas Silva e Silva, é tema do filme Diário de bordo de uma viagem à infância. Com depoimentos de atores, diretores, produtores e fãs, o documentário será exibido no dia 12, segunda-feira. O #MISemCasa também traz outras atividades – gratuitas – de cinema e música nesta semana

Para comemorar o Dia das Crianças, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promove, no feriado do dia 12 de outubro, uma sessão online do filme Diário de bordo de uma viagem à infância (dir. Vinícius Sobrinho, Brasil, 2014, documentário, 25 min, livre). A obra traz depoimentos de profissionais e fãs do programa infantil O Mundo da lua, grande sucesso da TV Cultura nos anos 90, protagonizado pelo ator Luciano Amaral (intérprete do personagem Lucas Silva e Silva). A atividade acontece às 20h, no canal do MIS no YouTube.

Esta semana também conta com uma edição especial do #CineCiência, tradicional programa do Museu que traz um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros. Em a parceria com a ONG StandWithUs, o público irá conferir uma sessão gratuita do longa Esse viver ninguém me tira (dir. Caco Ciocler, Brasil, 2014, 80 min, livre), às 15h, seguida por debate, às 17h.

As atividades ocorrem no canal do MIS no Youtube, dentro da programação do #MISemCasa – campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som.

+ Programação

Completam a programação do #MISemCasa nesta semana: o Notas Contemporâneas com Sidney Magal, Pontos MIS – bate papo de cinema com o filme A noite amarela, Sarau Retrospectiva em parceria com a PUC-SP e mais uma edição do projeto Videoartepapo (com participação ao vivo de Marcia Beatriz Granero e Sandra Kogut).

Cursos

O MIS está com inscrições abertas para mais de 30 cursos online. São opções nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, videoclipes, séries, história da arte e música. A lista completa e todos os detalhes podem ser conferidos no site do Museu: www.mis-sp.org.br/cursos

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa | 12 a 18.10


12.10 | Segunda-feira | 20h | Sessão Especial – Diário de bordo de uma viagem à infância

A série Mundo da lua, sucesso da TV Cultura nos anos 1990, volta em mais um diário de Lucas Silva e Silva. O filme Diário de bordo de uma viagem à infância (dir. Vinícius Sobrinho, Brasil, 2014, documentário, 25 min, livre) é o encontro de quem estava na frente e por trás das câmeras. Luciano Amaral, Antônio Fagundes, Mira Haar e Anna Muylaert contam um pouco sobre os bastidores da série, e alguns fãs contam sobre suas lembranças e como essa produção marcou a infância de muitas pessoas. Em comemoração ao Dia das Crianças, o MIS exibe o documentário em seu canal do YouTube, gratuitamente, a partir das 20h.

13.10 | Terça-feira | 17hh | Sarau Retrospectiva 2018-2019

Em parceria com a PUC-SP, o #MISemCasa transmite o Sarau Retrospectiva 2018-2019, que contará com a participação de poetas, declamando poemas postados nas redes sociais e pendurados nos varais espalhados pelos “campi” da Universidade em 2018 e 2019. Contará, também, com a presença de três poetas surdos, dois deles declamando poemas autorais criados em Libras e interpretados para o português e a terceira poetisa interpretando, em Libras, o poema de Vinicius de Moraes, Pela luz dos olhos teus, cantado por Margot Lohn Kullock. Ao final, haverá a apresentação da poeta Esther Proença Soares, no alto de seus 91 anos. O Sarau terá intérprete de Libras, possibilitando que o evento seja acessível a todos os amantes da poesia.

14.10 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Sidney Magal

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.

Sidney Magalhães, mais conhecido como Sidney Magal, nasceu em 1950 no Rio de Janeiro, é cantor, ator, dançarino e dublador. Magal foi sucesso em todo o país e em seu início de carreira era presença constante em programas de televisão. Seu primeiro sucesso foi “Se Te Agarro Com Outro Te Mato”, lançado em compacto. Em seus dois primeiros LPs, Sidney lançou os sucessos, “Meu Sangue Ferve Por Você” e “Sandra Rosa Madalena”, sendo sucesso nas rádios de todo o país e tendo reconhecimento de público. Em 1990, ele teve outra explosão com a lambada e o hit “Me Chama que eu vou”, que foi tema da novela Rainha da Sucata. Sidney Magal é um multiartista, reconhecido por sua música e sua trajetória. Em 2017 completou 50 anos de carreira, no qual comemorou com a gravação de um DVD comemorativo. Em março de 2016, o artista esteve no MIS e pode registrar em vídeo sua história em duas consistentes entrevistas, que compõem o acervo MIS, para o projeto Notas Contemporâneas.

15.10 | Quinta-feira | 19h | VIDEOARTEPAPO – Sandra Kogut

O mais novo programa do #MISemCasa visa mostrar que a videoarte é para todos. Há 50 anos, artistas brasileiras começaram a experimentar essa linguagem e, desde então, a videoarte ganha cada vez mais espaço. O MIS, que em 2020 também completa 50 anos, detém vários trabalhos e registros desses artistas e quinzenalmente irá compartilhar ideias e produções dentro do #MISemCasa. Para tanto, o museu convidou a videoartista Marcia Beatriz Granero e seu VideoArtepapo para integrar a programação, com exibições e debates com convidados especiais, no canal do MIS no Youtube. Nesta quinta-feira, a convidada do programa, que participa da conversa ao vivo, é a artista Sandra Kogut. 

17.10 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | A noite amarela  

O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado o longa A noite amarela (dir. Ramon Porto, Brasil, 2019, 100 min, 12 anos), em parceria com a Vitrine Filmes. Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível ao público entre os dias 15 e 17 de outubro, basta preencher um cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo, que acontece às 18h no canal do MIS no Youtube, conta com a participação de Ramon Porto (diretor) e mediação de Carlos Primati. 

Sobre o filme – Um grupo de amigos viaja até uma casa de praia, situada em uma pequena ilha do nordeste brasileiro, para celebrar o fim do ensino médio. Na medida em que o tempo passa, as brincadeiras e festas são gradativamente interrompidas pela sensação de que aquele lugar abriga um horror insondável; uma profunda estranheza os espreita através dos limites da percepção humana, enquanto uma morte colossal, silenciosa e arrepiante os aguarda.

18.10 | Domingo | 15h (sessão) e 17h (debate) | #Cineciência Especial – Esse viver ninguém me tira

O #CineCiência, tradicional programa do MIS, que apresenta um debate com especialistas sobre filmes de variados gêneros, apresenta uma edição especial nesta semana. Em a parceria da ONG StandWithUs, o público irá conferir uma sessão gratuita do longa Esse viver ninguém me tira (dir. Caco Ciocler, Brasil, 2014, 80 min, livre), às 15h, seguida por debate, às 17h – que conta com o participação do diretor, Caco Ciocler.

O documentário busca reconstruir imageticamente o período vivido por dona Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, em Hamburgo, quando se apaixona por João Guimarães Rosa. Trabalhando como chefe do setor de passaportes do consulado brasileiro, ela decide ajudar judeus a emigrarem para o Brasil, contrariando o regime nazista e as circulares secretas emitidas pelo governo Getúlio Vargas. Única brasileira inscrita na Avenida dos Justos entre as Nações, em Jerusalém, Dona Aracy morreu com 103 anos.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que presenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32. Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

 

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!