HomeCultura + NotíciasFilme Utopia/Distopia é tema de debate no MIS

Filme Utopia/Distopia é tema de debate no MIS

Encontro também irá homenagear o antropólogo Darcy Ribeiro, que completaria 98 anos nesta segunda-feira

Em homenagem ao nascimento do antropólogo Darcy Ribeiro, que completaria 98 anos nesta segunda-feira, 26 de outubro, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – organiza um debate sobre o filme Utopia distopia, dirigido por . Jorge Bodanzky e Bruno Caldas. Realizada pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes (ECA) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, a conversa acontece no canal do YouTube do MIS às 19h.

Em Utopia distopia, Jorge Bodanzky recorre às suas memórias afetivas do período em que cursou a UNB (Universidade de Brasília), projeto que teve Darcy Ribeiro à frente.  Ao tempo em que nos conta o esforço coletivo para a construção de uma instituição pública modelo para o Brasil,  quando o país dava um salto para o desenvolvimento, ele nos mostra todo um painel da juventude na década de 1960, com seus sonhos e expectativas, suas crises e projetos interrompidos.

Participam do debate o diretor Jorge Bodanzky, o roteirista e produtor Bruno Caldas e David Pennington, professor no Departamento de Audiovisuais e Publicidades da UnB. A medição fica por conta do professor da ECA e cineasta Rubens Rewald. O filme, que poderá ser visto pela plataforma Cinebayte através deste link, ficará disponível nesta segunda-feira o das 14h às 23h e é necessário se cadastrar para ter acesso. As vagas são limitadas. O debate tem o apoio cultural do MIS, do Festival É Tudo Verdade e da plataforma de streaming Datatix.

+Programação e reabertura do MIS

Confira abaixo a programação da próxima semana do #MISemCASA – programação virtual com conteúdo exclusivo no canal da instituição no YouTube –, além de mais informações sobre a reabertura do MIS e da exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen.

27.10 l Terça-feira l Inscrições para o m-v-f- awards 2020  A partir desta terça-feira estão abertas as inscrições para o m-v-f- awards 2020, segmento competitivo do festival dedicado a profissionais e artistas interessados em promover e desenvolver a arte do videoclipe e outros formatos unindo vídeo e música no Brasil e no mundo, que reconhece anualmente as melhores produções. No total, são 22 categorias, sendo 18 exclusivas de videoclipe e quatro de conteúdos visuais envolvendo música;  15 prêmios para trabalhos nacionais e 7 prêmios para trabalhos estrangeiros; 17 escolhas do júri e cinco do público. Para concorrer, os vídeos deverão ter sido lançados ou com data de lançamento prevista entre 14 de setembro de 2019 a 28 de novembro de 2020. Os finalistas de cada uma das 22 categorias serão revelados em 11 de janeiro de 2021, seguindo-se o voto do júri e do público. Historicamente, o m-v-f- awards realiza uma cerimônia de premiação no MIS. Nesta edição, entretanto, em virtude das recomendações ao combate do novo coronavírus, o anúncio dos vencedores acontece de forma online, com detalhes e data exata a serem anunciados. As inscrições podem ser feitas até o dia 28.11 pelo site  www.musicvideofestival.com.br

28.10 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas l Toquinho O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do Museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011. Esta edição traz o depoimento de Toquinho, que esteve no MIS em junho de 2015  e pôde  registrar sua história  no projeto Notas Contemporâneas.

29.10 | Quinta-feira | 19h | VideoArtePapo#3 l Regina Vater O mais novo programa do #MISemCASA visa mostrar que a videoarte é para todos. Há 50 anos, artistas brasileiros começaram a experimentar essa linguagem e, desde então, a videoarte ganha cada vez mais espaço. O MIS, que em 2020 também completa 50 anos, detém vários trabalhos e registros desses artistas e, quinzenalmente, compartilha ideias e produções dentro da sua programação online. O Museu convidou a videoartista Marcia Beatriz Granero para conduzir o VideoArtePapo, com exibições e debates com convidados especiais no canal do Museu no YouTube. Nesta quinta-feira, a convidada do programa, que participa da conversa ao vivo, é Regina Vater, artista visual brasileira com uma investigação pioneira de temas e linguagens na videoarte. O VideoArtePapo#3 apresenta um recorte da extraordinária videografia da artista, com histórias inéditas sobre suas motivações e criações que traçaram sua carreira reconhecida internacionalmente.  

31.10 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | O nó do diabo (ao vivo) O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta neste sábado o filme O nó do diabo (dir. Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Jhésus Tribuzi e Ian Abé, Brasil, 2018,  128 min, 16 anos) em parceria com a Elo Company. Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível ao público entre os dias 29 e 31 de outubro, basta preencher o cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo acontece às 18h no canal do MIS no YouTube. Sobre o filme: Há dois séculos, no período da escravidão, uma fazenda canavieira era palco de horrores. Anos depois, o passado cruel permanece marcado nas paredes do local, mesmo que ninguém perceba. Eventos estranhos começam a se desenvolver e a morte torna-se evidente. 

Exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen

Até o dia 31 de janeiro de 2021 o público pode conferir a exposição John Lennon em Nova York por Gruen. Após meses fechado, o MIS reabriu as portas no dia 16 de outubro e voltou a receber o público com todos os cuidados que o momento exige. O Museu funciona de sexta a domingo com horário e capacidade reduzidos, seguindo todas as normas e protocolos de saúde. Por meio de uma curadoria inédita para o Brasil, assinada pelo jornalista Ricardo Alexandre, a exposição traz fotografias feitas por Bob Gruen, um dos maiores fotógrafos da cena rock’n’roll, que documentam a vida de John Lennon no período em que ele morou na cidade de Nova York. As imagens de Gruen exploram não apenas a relação de John Lennon com Yoko Ono durante os anos 1970, mas também suas diferentes facetas: pai, ex-Beatles e rock star no auge da fama. Além dos excessos, dos shows e das festas, as fotografias apresentam seus momentos de intimidade e lançam um olhar aprofundado sobre a pessoa por trás da imagem de ídolo internacional. Para mais informações sobre a exposição e ingressos acesse o site do MIS.

Cursos online
O MIS está com inscrições abertas para mais de 30 cursos online. São opções nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, videoclipes, séries, história da arte e música. Entre as novidades estão um curso completo sobre a história do cinema e outro sobre a obra de Quentin Tarantino. A lista completa e todos os detalhes podem ser conferidos no site do Museu: www.mis-sp.org.br/cursos

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes, que traz imagens de diversas situações de deslocamentos e trabalhos itinerantes que muitas vezes passam despercebidos, invisíveis, na correria cotidiana; Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana, com imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista;  Cinema paulista nos anos 1970, sobre a produção e bastidores do cinema paulista dessa década presente no acervo do MIS; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970, resgate de uma das primeiras coleções do acervo do MIS com documentação dos fotógrafos de rua em atividade no início dos anos 1970; e A mulher na Revolução de 32, mostra com fotografias, arquivos de áudio e trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução.

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte da documentação reunida ao longo dos 50 anos do Museu.

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!