HomeAssessoria ReleasesMIS traz sessão do filme Branco Sai, Preto Fica seguida por bate-papo sobre a presença negra na arte

O Núcleo Educativo do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza, em outubro, Ruínas Negras,  um evento para discutir a presença negra na história e na arte brasileiras. Artistas contemporâneos negros têm se apropriado de imagens do passado ligadas à escravidão e discriminação racial para questionar o imaginário do público sobre o passado e reelaborar as narrativas sobre a história negra no Brasil. O MIS engaja-se nesse debate e se pergunta: Como esse retorno ao passado tem transformado nosso imaginário sobre a história e reinterpretado o presente?

O evento será realizado no dia 26, a partir das 17h, com entrada gratuita, e conta com exibição do documentário Branco Sai, Preto Fica, seguido por dois debates sobre o tema.

PROGRAMAÇÃO

– 17h às 19h: Exibição de “Branco Sai, Preto Fica” (Brasil, 2014 ‧ Documentário ‧ 1h 33m) Tiros em um baile de black music em Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

Bate-papo: O Passado em Disputa: Por que disputar o passado é passo essencial para a construção do futuro?

Com Danilo Nunes: Graduado em Audiovisual pela ECA , formou-se em 2017 com o projeto “Sobre o processo de pesquisa histórica para a minissérie: Sangue Negro”. Realiza pesquisas que abarcam fundamentalmente racismo, artes e cinema negro, tendo feito diversos cursos na área.

– 19h30 às 21h30: Bate-papo: Ruínas Negras: Processos de Imaginação da História através da Arte. Possibilidades de imaginação da história negra através da reimaginação do passado.

Debatedores:

Aline Motta: É bacharel em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada em Cinema pela The New School University (NY). Combina diferentes técnicas e práticas artísticas, mesclando fotografia, vídeo, instalação, arte sonora, colagem, impressos e materiais têxteis. Sua investigação busca revelar outras corporalidades, criar sentido, ressignificar memórias e elaborar outras formas de existência. Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016 e com a Bolsa ZUM de Fotografia do Instituto Moreira Salles. Recentemente participou de exposições importantes como “Histórias Afro-Atlânticas” – MASP/Tomie Ohtake e “Modos de ver o Brasil” – OCA/Ibirapuera.

Alexandre Araujo Bispo: é bacharel e licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social pela FFLCH-USP. Curador, educador e crítico independente. Membro do grupo de crítica do Centro Cultural São Paulo (CCSP) tem colaborado com revistas como Omenelick 2 º Ato (2010-2016); C& – Contemporary  And, plataforma alemã de arte contemporânea na qual escreve sobre arte afrobrasileira. Possui textos publicados nas revistas Bazaar (2015); Omenelick 2º Ato (2010-2016); Contemporary And (2016-2018); Pinacoteca do Estado (2017).

S e r v i ç o

Ruínas Negras | Sessão de filme + bate-papo

Horário: 17h às 21h30

Local: Auditório LABMIS (66 lugares)

Ingressos: Ingressos distribuídos com uma hora de antecedência na recepção (filme + bate-papo)

Classificação: Livre

Museu da Imagem e do Som – MIS Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br Estacionamento conveniado: R$ 18

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Informações para a imprensa – MIS: Clarissa Janini | clarissa.janini@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 312 Marina Castro Alves | marina.castroalves@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 363

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br Elisabete Alina – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com