HomeAssessoria ReleasesMIS tem sessão gratuita de Cartas da Bessarábia no domingo

MIS tem sessão gratuita de Cartas da Bessarábia no domingo

Documentário traz uma reflexão sobre nacionalidade, minorias, preconceito e identidade, a partir da viagem da jornalista Leila Sterenberg pela terra de seus avós paternos. Exibição será seguida de debate com a diretora

No dia 28 de abril, às 18h30, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – recebe sessão gratuita do documentário Cartas da Bessarábia (dir. Leila Sterenberg, 2016), seguido de bate-papo com a diretora do filme.

CARTAS DA BESSARÁBIA (Dir. Leila Sterenberg, Brasil, 2016, 67 minutos, Livre)
Em 2016, a partir da descoberta de que poderia se tornar cidadã romena, a jornalista Leila Sterenberg resolveu ir à Romênia e à Moldova, antiga Bessarábia, de onde seus avós judeus partiram nos anos 30 rumo ao Brasil, fugindo da pobreza e do antissemitismo. Primeira integrante da família a regressar a esta região da Europa, ela tenta entender o que é “ser romeno”: como as muitas minorias do país se relacionam com o pertencimento, a identidade, a cidadania? Quem são e como vivem as pessoas desta terra esquecida, que tem de um lado a força do Ocidente e do outro as ambições de grandeza da Rússia? Visitando ciganos, romenos étnicos e romenos de origem húngara e saxã, judeus moldavos e artistas e intelectuais que tiveram a chance de viver em países ricos e voltaram às origens, a viagem leva a uma aproximação do lugar das raízes familiares, numa jornada pessoal e afetiva em forma de road movie.

Cartas da Bessarábia

DATA: 28 de abril (domingo)

HORÁRIO: 18h30

LOCAL: Auditório MIS (172 lugares)

INGRESSO: Gratuito | Retirada uma hora antes na recepção MIS

CLASSIFICAÇÃO: Livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo/SP| (11) 2117-4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.