HomeAssessoria ReleasesMIS recebe programação do Festival de Finos Filmes com entrada gratuita

MIS recebe programação do Festival de Finos Filmes com entrada gratuita

Mostra de curtas-metragens, que acontece entre os dias 24 e 26 de maio, homenageia a produção alemã nesta edição

Entre 22 e 26 maio, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – recebe a programação do Festival de Finos Filmes, mostra de curtas-metragens que chega à sua sexta edição. No auditório do MIS e outros espaços culturais de São Paulo, o evento segue sua proposta de organizar debates sobre temas multidisciplinares, usando os filmes como pontos de partida. Em anos anteriores, passaram pelas mesas do festival convidados(as) como Fernando Haddad, Maria Rita Kehl, Nuno Ramos, Laís Bondazky e outros.

Todos os anos, o Festival homenageia a produção de um país. Em parceria com o Goethe-Institut, o Finos Filmes trará, em 2019, 14 filmes da Alemanha, a maior parte deles inéditos no Brasil – incluindo Umbra, de Florian Fischer e Johannes Krell, vencedor do prêmio máximo do último Festival de Berlim na categoria de curta-metragem. A entrada para as sessões é gratuita – basta retirar o ingresso com 1h de antecedência na recepção do Museu.

Confira abaixo a programação:

24/05 – sexta-feira

15h – Alemanha II

Jonas trabalha no raio-X do aeroporto. Ele é obcecado por prevenir o próximo ataque terrorista. Mas nem seus colegas, nem seu chefe apreciam seu compromisso. Quando um colega muçulmano apresenta comportamento suspeito, seria esta a chance de Jonas de finalmente ter o reconhecimento que merece?  

Na intersecção entre narrativa, documentário e luz projetada em uma tela, um corpo ressonante é criado: um corpo de medo e ansiedade, um corpo ferido na guerra.

Sete garotos de programa romenos em Berlim são filmados enquanto escutam e reagem a gravações de suas próprias experiências. A câmera assume o lugar do cliente e as trocas sexuais se tornam um espetáculo, ressaltando a inevitável performatividade das relações de poder.

A romena Marina trabalha como cuidadora na Alemanha. Sua voz representa diversas imigrantes do Leste Europeu. Um filme cênico sobre exploração.

17h – PANORAMA FINLANDÊS

À beira do divórcio, um homem de meia idade, Olavi, viaja para sua cabana à beira do lago. Depois de alguns dias, descobre que o teto desceu, impedindo-o de ficar em pé. Seu amigo Tuomas chega e insiste que algo precisa ser feito, enquanto Olavi parece se contentar com o espaço limitado.

A síntese dos desafios que uma família enfrenta durante a rotina semanal de compra de alimentos. A história é também uma metáfora para os cinco elementos clássicos terra, ar, fogo, água e éter, de como eles se propagam em diferentes direções, mas ainda se mantêm juntos em unidade.

Em uma noite de inverno, o pai volta para casa bêbado. Uma briga irrompe. Papai tem uma espingarda. Tigre e mamãe escapam da casa e um silêncio assombroso se impõe. O Tigre deve voltar para ver o que aconteceu.

Um menino de 12 anos rouba latas de lixo em um subúrbio, em busca de algo que possa levar a uma recompensa.

As estudantes de dança Birit e Katja Haarla dançam pelas aldeias e florestas perdidas de Sápmi em direção ao lugar onde as todas decisões importantes são tomadas.

19h – OLHAR DOCUMENTAL: POLÔNIA

No interior da Polônia, o centro cultural da pequena cidade de Aleksandrow Kujawski vai sediar uma singular competição artística em torno do tema da “atitude patriótica”. Os candidatos podem optar por qualquer forma de expressão, música, performance, oratória, teatro ou recitação, desde que se trate de um trabalho próprio e original. A data marcada para a escolha do patriota modelo da região é o dia da independência da Polônia, em 11 de novembro. Os jurados são o prefeito, um padre, o diretor do centro cultural e uma poeta local.

Zuzia tem doze anos de idade e vem treinando para ser uma saltadora de hipismo há vários anos. Quando uma intensa nova temporada começa, ela descobre que faltam graça e leveza em seus movimentos.

Em pouco tempo, Barbara e Zdzisław vão comemorar o 40º aniversário do casamento. Seria uma boa razão para orgulho se não pelo fato de o marido ter passado os últimos oito anos com uma outra mulher.

Num lar de idosos localizado no meio de um bosque, a rotina segue imperturbável. Só aos domingos a vida dos residentes sofre mudanças. Eles se preparam desde cedo para a visita dos parentes. À medida que as horas passam, sua esperança declina. E eles se entregam à crença de que os visitantes se perderam na floresta. Mas virão no domingo que vem.

O projeto fotográfico que Leszek Krutulski está realizando desde 2010 prevê que ele irá tirar fotos de um determinado número de pessoas em seu estúdio de fotografia itinerante. Durante a primeira sessão, a proposta é tirar uma fotoapenas do lado esquerdo do rosto do retratado.

 

25/05 – Sábado

13h – BRASIL III

Na fronteira Brasil Venezuela, em Watorik, vive uma comunidade Yanomami. Passamos um tempo com EhuanaYaira e sua família no dorso do coração da floresta.

Um ano após impeachment presidencial, Brasília recebe a maior mobilização indígena durante a 14ª edição do Acampamento Terra Livre, no final de abril. Enquanto isso, na mesma Esplanada dos Ministérios que abriga barracas de povos indígenas de todo o Brasil, parlamentares articulam uma agenda de retrocessos à causa indígena. Os parentes não deixarão de lutar.

15h – Alemanha I

ALEMANHAI

Enquanto joga Polícia e Ladrão com amigos, Daniel percebe que ele e Carla estão na verdade brincando de esconde-esconde.

Fotos de bebê, retratos de Noel, imagens de férias, fotografias de casamento; nossa vida é uma sucessão infinita de lembranças fotográficas.

Ainda que seu avô nunca falasse diretamente sobre seu passado nazista, o tema sempre pairou fantasmagoricamente em torno dele. Revisitando sua vida, o cineasta Pascal Flörks reavalia e coloca em perspectiva o peso desta herança inescapável.

O filme narra a história de amor entre o refugiado Patrick e a berlinense Sara, que lutam juntos pelos direitos dos refugiados em Berlim. Quando uma cantada inofensiva se transforma em assédio sexual, o grupo é forçado a repensar seus objetivos e a história de amor privada ganha uma indesejada projeção pública.

Uma luz cintilante, o ruído das folhas, os feixes de luz circulares à sombra das árvores. O sol reflete na água. É um elemento e sua equivalência. Pode a natureza observar a si mesma? Uma reflexão cinematográfica sobre a presença e ausência das coisas.

17h – BRASIL I

Jonathas foi adotado. mas logo é devolvido ao abrigo devido ao seu “jeito diferente”.

Rosa nunca foi Lucas. Expulsa de casa, ela precisa construir seu próprio barraco. O tempo urge enquanto um projeto de expansão do maior porto da América Latina avança, não só sobre Rosa, mas sobre todos os moradores da Favela da Prainha.

Na barraca de Ágatha, as “monas” buscam sexo, crack e um ouvido atento. Elas se relacionam com a cidade de modo único, performam para a câmera. Mas a instabilidade de uma vida à margem coloca em risco a esquina que servia de casa.

A reforma superfaturada do Maracanã para a Copa de 2014. A Reforma Trabalhista de 2017 para a superfartura do empresariado no Brasil.

 

26/05 – DOMINGO

18h – BRASIL II

Ozório é um senhor que vive sozinho em um local isolado. Ele passa os dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto da sua companheira. Isso até que um movimento no céu quebra sua solidão.

Saindo com um rapaz diferente a cada dia, Francisco revela à amiga Flávia que está insatisfeito com seu corpo gordo. Ela o ouve, mas tem dificuldade para entender a dimensão do problema do amigo.

Sob ecos do passado, Neto e seus amigos improvisam rimas que ainda estão por vir. 

Em Cordisburgo, interior de Minas Gerais, várias pessoas se dedicam à procura de cristais em buracos profundos. Lá, Fael é um cantor de funk que precisa lidar com as incertezas da vida.

S e r v i ç o

Festival de Finos Filmes no MIS

DATA: 24 a 26 de maio
HORÁRIO: Consultar programação
LOCAL: Auditório MIS (172 lugares)

INGRESSO: Gratuito -retirada de ingresso com 1h de antecedência na recepção

CLASSIFICAÇÃO: De acordo com cada filme

Compartilhe!