HomeAssessoria ReleasesMIS recebe debates do Festival de Finos Filmes

MIS recebe debates do Festival de Finos Filmes

Festival, que integra a programação do #MISemCASA, chega online à sétima edição. Debates ao vivo acontecem no canal do YouTube do Museu e trazem temas como política, cultura, identidade e filosofia. Lázaro Ramos, Sarah Oliveira, Helena Ignez, Lais Bodanzky estão entre os convidados

Entre os dias 30.06 e 05.07, o MIS –  instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – recebe os debates do Festival de Finos Filmes. As conversas, ao vivo, acontecem no canal de YouTube do Museu. O Festival chega online à sétima edição e se transforma em mostra beneficente de curtas-metragens, com debates ao vivo. A seleção de 2020 do Festival é composta por 13 curtas-metragens, escolhidos dentre mais de 200 enviados durante período de inscrição. Os filmes nos quais os debates se baseiam estarão disponíveis no streaming Spcine Play a partir do dia 25 de junho. Além da programação de cinema do festival, o #MISemCasa, campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu, traz outras conteúdos esta semana como a atividade  Fotografia – referências para o processo criativo, o Notas Contemporâneas com Elba Ramalho e o depoimento de Máximo Barro, para a coleção Memória do cinema, do Acervo MIS. 

O festival, criado e dirigido pelo cineasta Felipe Poroger, terá curtas-metragens como pontos de partida para debates sobre política, cultura, identidade, filosofia e outros temas. Em seis dias de festival, serão seis debates, um por dia. Ana Maria Gonçalves, Lázaro Ramos, Isabela Reis, Alice Marcone, Dina Alves, Helena Ignez, Sarah Oliveira, Eliane Caffé, Eugênio Bucci, Sthefany de Paula, Yasmin Santos, Christiane Jatahy, Michel Laub, Silvana Bahia, Rita Mattar, Antônio Pitanga, João Paulo Miranda, Laís Bodanzky e Pastor Henrique Vieira são alguns dos nomes confirmados para os debates.  Uma novidade desta sétima edição é que será um festival de cinema beneficente: cada debate será vinculado a uma instituição que precise de doações. Os internautas serão incentivados a fazer uma doação diretamente na conta deles. Mais informações acesse @finosfilmes no Instagram ou www.finosfilmes.com.br

Confira abaixo a programação de debates:

30.06 |20h | Resgatar o passado, construir o futuro

Ana Maria Gonçalves e Lázaro Ramos, com mediação de Isabela Reis. Debate a partir dos filmes Sem asas (Renata Martins) e A morte branca do feiticeiro negro (Rodrigo Ribeiro). 

01.07 | 18h | Corpo e liberdade

Diná Alves, Helena Ignez e Alice Marcone, com mediação de Sarah Oliveira. As quatro falam sobre corpo e liberdade, a partir dos filmes Carne (Camila Kater), Liberdade é uma palavra (Stephanie Ricci) e Bonde (Asaph Luccas). 

02.07 | 18h | Produção de imagens e filmes como instrumento de resistência

Eliane Caffé, Eugênio Bucci e Sthefany de Paula, com mediação de Yasmin Santos. Falam sobre produção de imagens e filmes como instrumento de resistência, a partir de Imagens de um sonho (Leandro Olímpio) e Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo, Pedro Maia de Brito). 

03.07| 18h|Arte, memória e tecnologia 

Christiane Jatahy, Michel Laub e Silvana Bahia, com mediação de Rita Mattar, discutem arte, memória e tecnologia a partir do filmes Recoding Art (Bruno Moreschi, Gabriel Pereira), Luis Humberto: o olhar possível (Mariana Costa, Rafael Lobo) e Sangro (Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR). 

04.07 | 15h | Cinema brasileiro hoje

Dia dedicado ao cinema brasileiro – Debate com Antônio Pitanga e João Paulo Miranda, ator e diretor de Casa de Antiguidades, selecionado para a Competição Oficial de Cannes 2020. Mediação da presidente da Spcine, Laís Bodanzky. Os dois falam sobre o filme e a situação do cinema brasileiro atual. Convidados surpresa, ligados ao cinema nacional, aparecerão nessa live. 

05.07 | 15h |Percepções do tempo 

Pastor Henrique Vieira fala sobre tempo e política, a partir dos filmes Aos cuidados dela (Marcos Yoshi), Baile (Cintia Domit Bittar) e Guaxuma (Nara Normande). Mediação de Felipe Poroger. Outros convidados a confirmar.

#MISemCASA + programação

Além dos debates do Festival de Finos Filmes, a programação do #MISemCASA desta semana traz outros eventos em seu canal no YouTube. Confira:

29.06 | Segunda-feira | 20h | Memória do Cinema – Máximo Barro

O programa Memória do cinema colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro, que são incontornáveis para a compreensão da evolução da forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, apresenta uma edição especial do depoimento de Máximo Barro, realizado no MIS, em parceria com a Heco Produções, em 2013. Montador, produtor e pesquisador, Máximo Barro fala sobre seu primeiro contato com o cinema, os filmes que marcaram sua vida como Uma noite no Rio, com Carmen Miranda, e conta sobre as mudanças no cinema nacional com a fundação da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, entre outros assuntos. Outros depoimentos de importantes personalidades do cinema brasileiro, como Rogério Sganzerla, Nelson Pereira dos Santos, Tizuka Yamazaki, Cacá Diegues, Jean-Claude Bernardet e Eduardo Coutinho, podem ser acessados pelo Acervo Online.

01.07 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Elba Ramalho

O Notas Contemporâneas, projeto mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o Acervo MIS; a segunda é ao vivo, no palco do Auditório MIS. Em novembro de 2016, o MIS convidou a cantora, compositora, atriz e instrumentista Elba Ramalho. A artista participou de um bate-papo sobre sua carreira mediado pelo jornalista Cadão Volpato, enquanto a Banda MIS interpretou seus grandes sucessos no palco. Além dos melhores momentos dessa entrevista, o público confere neste vídeo parte do depoimento de Elba concedido para o Acervo do Museu.

03.07 | Sexta-feira | 11h | Fotografia – referências para o processo criativo  

Na segunda aula da Oficina de Fotografia, realiza pelo Pontos MIS, programa de difusão cultural presente em todo o Estado de São Paulo, os oficineiros Beto Salgado e Leandro Menezes discorrerem sobre o trabalho dos fotógrafos Steve McCurry, Tadeu Vilani, Philip-Lorca diCorcia e Jeff Wall, com ênfase no tema Retrato. Para participar da oficina, basta preencher formulário neste link, disponível a partir no dia 03.07, às 11h. As aulas acontecem por meio de vídeos que serão enviados por email aos interessados.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso temporariamente.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

S e r v i ç o

FESTIVAL DE FINOS FILMES – DEBATES 

DATA 30.06 a 05.07  

HORÁRIO conforme programação (ao vivo)

LOCAL Canal do YouTube do MIS

#MISemCASA Diarimente no YouTube do MIS

Mais informações:  www.mis-sp.org.br 

REDES

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!