HomeAssessoria ReleasesMIS integra campanha internacional do Google Arts & Culture para o Dia Internacional de Museus

Única instituição brasileira a participar da comemoração oficial da data dentro da plataforma, o MIS inaugura mostra online com fotografias históricas de Guilherme Gaensly sobre a cultura do café paulista

O Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, se une ao Google Arts & Culture dentro da campanha global da plataforma para comemorar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. O projeto reúne 83 instituições de mais de 25 países. Único representante brasileiro, o MIS irá inaugurar, na data, a exposição online Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana. O Museu já possui outras três exposições dentro da plataforma – o perfil da instituição pode ser acessado pelo público neste link.

Com curadoria da equipe de pesquisa e acervo do próprio museu, que desenvolve consistentes trabalhos nas áreas relacionadas, a Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana reúne importantes registros do fotógrafo suíço-brasileiro e destaca a participação dos trabalhadores para o cultivo do café no interior paulista no final do século 19 e início do século 20.

O lançamento da exposição acontece dentro da programação da campanha virtual #MISemCasa, em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso até 31 de maio.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana

O café, como referência cultural, é um traço marcante do regionalismo da identidade paulista. Como se sabe, o cultivo do café dinamizou a economia de diferentes núcleos urbanos do Estado de São Paulo, sendo introduzido no começo do século 19, no Vale do Paraíba, estabelecendo-se gradativamente a partir dos anos 1840, na região de Campinas, e nos anos 1870 na região de Ribeirão Preto, Barretos e Jaú, para suprir uma intensa demanda de exportação. O ciclo do café não teria se desenvolvido sem a ação de uma numerosa força de trabalho, haja vista que o total da população do Estado passou de 830 mil em 1875 (então província) para mais de dois milhões em 1900. É importante lembrar que a mão de obra de europeus denominados imigrantes e a mão de obra escravizada coexistiram em razão de tardias concessões abolicionistas, que ocorreram entre 1850 e 1888. Possuidor de um grande domínio técnico, o fotógrafo suíço-brasileiro Guilherme Gaensly foi comissionado pelo governo do Estado com a missão de realizar uma documentação fotográfica das fazendas do interior, percorrendo todo o processo, que envolvia plantio, colheita, beneficiamento e transporte do café até o Porto de Santos, onde a produção escoava para a exportação. Segundo o pesquisador e curador Sérgio Burgi, Gaensly é uma referência para o período, pois, de forma sofisticada, conseguiu experimentar técnicas fotográficas de características físico-químicas extremamente diversas. A seleção da série de fazendas de café, aqui apresentadas, retrata alguns cuidados necessários em cada etapa do trabalho, que de certa forma, levaram a construção dos nossos hábitos atuais. A mostra é uma adaptação digital da exposição que esteve em cartaz no MIS no SP Gastronomia, em 2019.

+ Exposições virtuais e Acervo Online MIS

O MIS integra o Google Arts & Culture com mais três exposições exclusivas que apresentam recortes temáticos do acervo: Cinema Paulista nos anos 70; A mulher na Revolução de 32; e Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970. O Google Arts & Culture é uma plataforma na qual o Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar on-line os patrimônios culturais do mundo. O acesso ao tour virtual é gratuito, no link: https://artsandculture.google.com/partner/museo-da-imagem-e-do-som

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS | MIS + GOOGLE ARTS & CULTURE | #MISEMCASA

DATA a partir de 18.05

SITE https://artsandculture.google.com/partner/museo-da-imagem-e-do-som