HomeDESTAQUES ESPECIAIS Assessoria ReleasesMis Experience é o vencedor do Prêmio APCA 2020

Mis Experience é o vencedor do Prêmio APCA 2020

O MIS Experience, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, criado a partir de uma parceria do Museu da Imagem e do Som (MIS) com a TV Cultura, é o vencedor do Prêmio APCA 2020 (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria Artes Visuais/Tecnologia, com a exposição imersiva “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”.

Criada em 1956, a premiação brasileira é considerada um dos mais tradicionais reconhecimentos na área de cultura. As dez categorias da 64ª edição abrangem arquitetura, artes visuais, cinema, literatura, moda, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão.

Para o diretor-geral do MIS Experience, Marcos Mendonça, é uma alegria imensa obter esse reconhecimento: “O MIS Experience nasceu com a proposta de oferecer ao público uma nova forma de enxergar a arte. Quem visitou a exposição Leonardo da Vinci, conheceu a atmosfera provocada pelo conjunto de experiências multissensoriais do lugar. Para nós, é uma grande satisfação receber esse prêmio!”, celebra.

Considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho de Leonardo da Vinci já feita, a mostra temática e imersiva abriu o MIS Experience em novembro de 2019. Tornando-se um verdadeiro sucesso de público, até o final de fevereiro de 2020 recebeu mais de 480 mil visitações.

Em 18 áreas temáticas, a exposição apresentou a trajetória do grande gênio renascentista através de réplicas de máquinas desenhadas por ele, experiência multissensorial, com animações gráficas em alta definição e projeções em 360º, conteúdos multimídia e narrativas em áudio. Trouxe ainda uma análise profunda da pintura mais famosa do mundo, Mona Lisa, realizada no Museu do Louvre por Pascal Cotte, renomado engenheiro, pesquisador e fotógrafo de obras de arte, na área “Segredos de Mona Lisa”.

O júri da categoria Arte/Tecnologia do Prêmio APCA foi composto por Antonio Zago, Bob Sousa, Dalva Abrantes, José Henrique Fabre Rolim, João J. Spinelli, Silvia Balady e Ricardo Nicola.

Compartilhe!