HomeAssessoria ReleasesMIS Ex-Libris recebe o grafiteiro Ota neste domingo

MIS Ex-Libris recebe o grafiteiro Ota neste domingo

Programa do #MISemCasa, que traz bate-papos ao vivo sobre literatura e que visa debater novos suportes tecnológicos, acontece no canal do YouTube do MIS às 17h

Um domingo ao mês, o Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza um bate-papo ao vivo sobre literatura, que visa debater novos suportes tecnológicos, tais como o ebook. O programa MIS Ex-libris convida, em outubro, Ota (Otavio Fabro) para discutir uma forma da expressão artística tão presente na cidade: o grafite. Participam da conversa: José Luiz Goldfarb, curador do MIS Ex-Libris, Cleber Papa, diretor cultural do MIS, e Agnaldo Farias, professor e curador de arte.

Durante a live, que acontece às 17h no canal do MIS no YouTube, todos os participantes que enviarem um e-mail para mis.exlibris2020@gmail.com receberão um texto exclusivo em PDF de Ota: GRAFFITI: Ética, estética e poética. O eu grafiteiro/artista/pesquisador ser culto híbrido contemporâneo.

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Sobre os participantes

Otavio Fabro (Ota) – São Paulo, 1981. Vive e trabalha em São Paulo. Artista/pesquisador Mestre e Doutor em Artes Visuais pelo IA-Unesp (Capes 5) na linha de pesquisa Processos e Procedimentos Artísticos, inicia sua trajetória como grafiteiro no ano de 1998 na cidade de São Paulo. Colaborador da ONG Projeto Quixote desde o ano de 2001, inicialmente através do hip-hop Urra, atualmente é coordenador do núcleo Usina de Imagens, atuando como professor em Artes Visuais e proferindo aulas de audiovisual e empreendedorismo através da Street Art/ Graffiti, à jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. É diretor de Arte e fundador da empresa Yo Street, especializada na estética do Graffiti. Como pesquisador profere palestras e publica artigos em livros, anais de congressos nacionais e internacionais sobre seus temas e processos de pesquisa artística. Como docente ministra aulas em seu estágio de docência para alunos do primeiro e terceiro ano no Instituto de artes da Unesp durante os anos de 2011 e 2015 na disciplina linguagem tridimensional III e IV. Leciona no ensino público estadual dos anos de 2002 a 2009. Profere cursos livres para o Sesc SP, FMU entre outros. Com experiência na área de Artes e hibridismo cultural, apresenta sua produção poética através de exposições de Arte e intervenções urbanas, utilizando-se de linguagens como; objeto, instalação, site specifc, desenho, vídeo, pintura, escultura, fotografia, desenho e Graffiti, assim como busca através de materiais expressivos atípicos à Arte criar e subverter paradigmas em linguagens próprias de seu fazer poético. Sua produção artística já foi apresentada em Galerias e Museus como: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu da República do Rio de Janeiro, Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), Museu brasileiro da Escultura (MUBE), Paço das Artes /SP entre outros. Possui obra no acervo público da Procuradoria Geral da República.

Agnaldo Farias é professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi Curador Geral do Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, do Instituto Tomie Ohtake (2000/2012) e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1998/2000). Curador de Exposições Temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (1990/1992).  Em relação a Bienal de São Paulo, foi Curador Geral da 29a. Bienal de São Paulo (2010), da Representação Brasileira da 25a. Bienal de São Paulo (1992) e Curador Adjunto da 23a. Bienal de São Paulo (1996). Curador Internacional da 11a. Bienal de Cuenca, Equador (2011), do Pavilhão Brasileiro da 54a. edição da Bienal de Veneza (2011), e Curador Geral da 3a. Bienal de Coimbra, 2019. Recebeu o prêmio “Melhor retrospectiva” da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, 1994, pela Exposição Nelson Leirner, e o Prêmio Maria Eugênia Franco, da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA, pela melhor curadoria de 2011.

Cleber Papa – Diretor cultural do MISCleber Papa é diretor cênico, cenógrafo, dramaturgo e produtor. Desde 1990, dedica-se integralmente à atividade cultural. É professor de cursos de extensão na SP Escola de Teatro e lecionou como professor convidado na UNICAMP. Autor e coautor de livros, peças de teatro e programas de rádio. Criou e dirigiu os dois únicos festivais de ópera do País: Festival Amazonas de Ópera e Festival de Ópera do Theatro da Paz; criou o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão e o presidiu por 10 anos (2000 a 2010). Em 2009, foi um dos criadores da Companhia de Ópera Curta (e do formato ópera curta). Produziu para o Governo do Estado de São Paulo o Programa Ópera Curta – significativa ação de difusão da ópera em curso no País. Entre 2011 e 2018, foi curador do programa Notas Contemporâneas do MIS. Foi diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo. Dos anos 1970 aos anos 1990 dedicou-se a atividades relacionadas à publicidade e propaganda. Cleber Papa é graduado em Comunicação, com especialização em Publicidade e Propaganda, e possui MBA em Economia da Cultura (FGV). 

Mediação José Luiz Goldfarb Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. Coordenador do projeto #Cineciencia no MIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.  

S e r v i ç o

MIS Ex-libris:  Encontro com Ota (ao vivo)

DATA 25.10.2020 (domingo)

HORÁRIO 17h (ao vivo)
ONDE canal do YouTube do MIS


SITE www.mis-sp.org.br 


Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!