HomeAssessoria ReleasesMIS Ex-Libris convida Jacques Fux e Rodrigo Lopes de Barros neste domingo

MIS Ex-Libris convida Jacques Fux e Rodrigo Lopes de Barros neste domingo

Programa do museu que traz bate-papos ao vivo sobre literatura e que visa debater novos suportes tecnológicos, marca o lançamento do  livro Ménage Literário, Literary Menage, Ménage Literario (2020). A conversa, mediada por José Luiz Goldfarb, acontece no canal do YouTube do MIS às 17h

A programação desta semana do #MISemCasa, campanha online especial do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, traz ao vivo neste domingo, 02.08, às 17h, a segunda edição do MIS Ex-libris. O programa mensal do Museu realiza em um domingo por mês um bate-papo ao vivo sobre literatura com convidados, que visa debater novos suportes tecnológicos, tais como o ebook. Esta edição marca o lançamento do livro Ménage Literário, Literary Menage, Ménage Literario (2020), edição trilíngue (português, inglês e espanhol) lançado pela Relicário Edições. 

Participam da conversa, mediada por José Luiz Goldfarb, os autores do livro Jacques Fux (escritor, pesquisador, matemático, mestre em Computação, doutor e pós-doutor em Literatura) e Rodrigo Lopes de Barros (crítico, cineasta, escritor e Professor Assistente de Estudos Latino-americanos na Universidade de Boston). Durante o bate-papo serão sorteados cinco livros físicos, para participar é preciso enviar um email para mis.exlibris2020@gmail.com contendo o nome completo e o endereço de correspondência. Além do sorteio, todos que enviarem e-mail receberão a versão digital da obra em pdf. 

Publicado em 2016, o conto Ménage à trois de Jacques Fux rendeu o curta-metragem Ménage literário e o ensaio crítico Jacques Fux, um Pierre Menard tropical, ambos do cineasta Rodrigo Lopes de Barros. Juntos – conto, ensaio e curta – compõem Literary ménage, ménage literário, ménage literario, uma experiência de fruição textual e uma viagem híbrida pelo hipertexto literário passando por diferentes mídias e linguagens. Além de participar do bate-papo, o público poderá conferir o curta Ménage literário  que será exibido.

Randal Johnson, Professor Emérito da Universidade da Califórnia, Los Angeles, resume a obra na orelha do livro: “No conto e no curta, Fux evoca ou dialoga com David Foster Wallace, Carlos Drummond de Andrade, Susan Sontag, Charles Baudelaire, Jacques Prévert, Fernando Pessoa, James Joyce e possivelmente outros escritores, ressignificando textos alheios na sua própria criação. Na narrativa das duas obras, um encontro casual num café entre um homem e uma mulher desconhecida – assim como o encontro que Baudelaire descreve em À une passante – dá margem a reflexões, por parte do narrador (masculino), a respeito de desejo, de prazer, de pecado, de religiosidade, de tesão e da atração pelo inacessível”.

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

S e r v i ç o

MIS Ex-libris: Ménage Literário, Literary Menage, Ménage Literario

DATA 02.08.2020 (domingo)

HORÁRIO 17h (ao vivo)
ONDE canal do YouTube do MIS


SITE www.mis-sp.org.br 


Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!