HomeAssessoria ReleasesMIS busca cineastas para produção de filme

MIS busca cineastas para produção de filme

Selecionados para a quarta edição do projeto tem a oportunidade de participar de um laboratório com Jorge Furtado, Tata Amaral e Carla Caffé convidados deste ano e de participar de todas as etapas de uma produção cinematográfica de um curta-metragem. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do MIS até o dia 31 de outubro

O MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estado de São Paulo, está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro para a quarta edição do Núcleo Experimental de Cinema do MIS. O projeto do museu, criado em 2016, tem como objetivo realizar um curta-metragem que será exibido no auditório do MIS.

Os interessados em cinema e audiovisual, produção compartilhada e D.I.Y (faça você mesmo) podem se inscrever na convocatória do Núcleo, que selecionará 17 participantes para atuação nas mais diversas funções técnicas e criativas do cinema das respectivas funções, como diretor, produtor, roteirista, diretor de arte, diretor de fotografia, editor/montador, efeitos visuais/computação gráfica e edição de som/desenho de som/ som direto, ou assistente. A execução do trabalho do Núcleo consiste na produção coletiva e finalização de um curta-metragem de drama, gênero escolhido desta edição, que será posteriormente exibido dentro da programação do MIS.

Laboratório com Jorge Furtado, Tata Amaral e Carla Caffé

Este ano os participantes term a oportunidade de passar por um laboratório com os três cineastas convidados: Jorge Furtado, diretor de filmes como O homem que copiava (2002) e Ilha das flores (1989) realiza dois encontros de um dia todo no MIS, enquanto Tata Amaral (Um céu de estrelas e Trago comigo) e a diretora de arte Carla Caffé (Central do Brasil e Era o Hotel Cambridge) tem um dia cada com os participantes.

Durante o laboratório a equipe selecionada poderá discutir o filme que será desenvolvido com os diretores. Entre as etapas está a análise geral do roteiro desenvolvido durante o Núcleo; análise das personagens e relações que estabelecem entre si; análise da estrutura do filme; e sugestões de encaminhamento para o curta-metragem baseado na experiência dos mentores.

A convocatória com todas as informações do Núcleo Experimental de Cinema do MIS pode ser conferida no site www.mis-sp.org.br. As inscrições podem ser efetuadas, gratuitamente, até o dia 31 de outubro também no site do Museu.

Sobre os diretores

JORGE FURTADO – Diretor e Roteirista

Diretor e roteirista dos longas  Houve uma vez dois verões (2002), O homem que copiava (2003), Meu tio matou um cara (2005), Saneamento básico, o filme (2007), O mercado de notícias (2014), Real beleza (2015), Quem é primavera das neves (2017) e Rasga coração (2018). Dirigiu também vários curtas-metragens premiados como O dia em que Dorival encarou a guarda (1986), Barbosa (1988), Ilha das Flores (1989), Esta não é a sua vida (1991) e O sanduíche (2000). Para a TV Globo, dirigiu Cena Aberta (2003), Luna Caliente (1998), Decamerão (2010), A História de amor (2011 – 2013), Homens de bem (2011) e Doce de mãe (2012 e 2014) que rendeu dois prêmios Emmy Internacional. Seus últimos trabalhos para TV são as séries Mister Brau e Sob Pressão. Jorge Furtado é um dos sócios-fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre.

Tata Amaral – Diretora

A paulistana Tata Amaral é uma realizadora da cinematografia brasileira. Com seus longas metragens, conquistou quase 70 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A cineasta também se destaca pela experimentação e pela originalidade de seus trabalhos.

Seu longa-metragem de estreia, Um Céu de Estrelas (1996), foi considerado pela crítica como um marco do cinema brasileiro, sendo eleito um dos três filmes nacionais mais importantes da década, além de ter sido exibido em festivais como Toronto, Rotterdam e Berlinale. Seu segundo filme, Através da Janela (2000) recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Antônia (2006), seu terceiro longa metragem, teve estreia mundial no Festival de Toronto, foi licenciado pela HBO Latin America e pela FOX Channels e inspirou a série de televisão homônima exibida na Rede Globo em 2006. A série foi indicada ao EMMY International/2007, o Oscar da televisão.

Seu filme Hoje (2013) foi o grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2011 e Trago Comigo (2016), obra derivada da minissérie homônima exibida com enorme sucesso pela TV Cultura e estrelado por Carlos Alberto Riccelli, recebeu o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular, no Festival de Cinema Latinoamericano em 2015. Além disso, dirigiu as séries de documentários Rua! (2013) para a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo e Causando na Rua (2016) para o canal CINEBRASiLTV. Também dirigiu episódios para a segunda e terceira temporadas da série de TV original da HBO Brasil, Psi (2015-2016). Em 2018, Tata Amaral lançou o longa, Sequestro Relâmpago. Produziu também a segunda temporada da série Causando na Rua.

Carla Caffé – Diretora de arte

Arquiteta de formação, atua como diretora de arte em televisão, teatro e cinema. Nascida em 1965, em Santo André (SP), formou-se em arquitetura na USP e estreou na direção de arte, trabalhando com Cássio Amarante, em Central do Brasil (1998), de Walter Salles, parceria que se repetiu em O primeiro dia (1998), de Daniela Thomas e Walter Salles, e Bossa Nova (2000), de Bruno Barreto. Trabalhou também no departamento de arte para programas de televisão. Como artista gráfica fez Kenoma (1999), de Eliane Caffé, e de Latitude zero (2001), de Toni Venturi. Em 2003 fez a direção de arte de Os Narradores de Javé, de Eliane Caffé.

Em 2017 Carla Caffé foi diretora de arte de Era o Hotel Cambridge  com direção de Eliane Caffé e produção da Aurora filmes, o longa ganhou o prêmio ‘Cinema em construção’, no 63º Festival de San Sebastián, na Espanha, destinado a impulsionar projetos em fase de pós-produção. O filme é uma composição entre o ficcional e o documentário, onde atores se misturam com personagens reais registrando o dia a dia dos moradores do Hotel Cambridge, um dos mais tradicionais e badalados hotéis de São Paulo, que foi ocupado em 2012 por moradores sem-teto, em sua maioria refugiados.

 

Sobre o Núcleo Experimental de Cinema do MIS

Criado em 2016, o projeto tem, como principais objetivos, incentivar a produção de curtas-metragens nacionais, contribuir para o aperfeiçoamento de novos produtores de conteúdo audiovisual e ser um espaço de convergência dos novos produtores com o cinema. A primeira edição, realizada entre março e junho de 2016, resultou na produção e finalização do filme de terror O Experimento – que não apenas foi exibido no Museu, como em outras importantes salas da capital paulista e, ainda, em festivais nacionais e internacionais: 3º Festival Curt”Arruda, de Portugal; Rio Fantastik (RJ); Morce-Go Vermelho – Goiás Horror Film Festival (GO); e 2º Petit Pavé – Mostra de Cinema Independente de Curitiba (PR); Semana Paulistana do Curta-Metragem no CCSP (SP); VII Festival Pachamama (AC); Mostra Curta em Cena de Mairiporã (SP), e 16ª Mostra do Filme Livre (RJ/ BH e SP) no CCBB Rio de Janeiro, CCBB Belo Horizonte e na Matilha Cultural (SP). Confira o trailer oficial do filme: https://www.youtube.com/watch?v=-bj6by534mU

Já a segunda edição, realizada em 2017 e com o tema ficção científica, resultou no filme CLARA. MEM (trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Mpm5SqiSbmg). Na terceira edição realizada em 2018 com tema suspense nasceu o curta-metragem Nervo (trailer:  https://www.youtube.com/watch?v=JCPjx9CmfTk), que em 2019 participou da 30ª Mostra Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, concorrendo na Mostra Competitiva. Além dos Programas Brasileiros, o curta-metragem também foi exibido no Programas Especiais – Terror na Tela. Ainda em 2019 o curta participa da seleção oficial do Festival Curta Cinema 2019 (Rio de Janeiro) na categoria Programas Especiais concorrendo ao PRÊMIO ITAMARATY.

Serviço

NÚCLEO EXPERIMENTAL DE CINEMA – EDIÇÃO DRAMA | INSCRIÇÕES PRORROGADAS
DATA
Até de 31.10, no site www.mis-sp.org.br
VALOR
Gratuito

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 12 | Valet: R$ 18 [Conveniado] Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Compartilhe!