HomeAssessoria ReleasesMês do orgulho LGBT+: Casa das Rosas promove sarau que celebra diversidade

Mês do orgulho LGBT+: Casa das Rosas promove sarau que celebra diversidade

Bixaria Literária, organizado pelo Coletivo Bixa Pare, retorna ao museu com o tema Drag Queens. O evento gratuito contará com a participação de grandes nomes da performance

Junho é conhecido como o mês do orgulho LGBT+ tanto no Brasil, quanto em outros países. Esse marco começou nos Estados Unidos, em junho de 1969, com as Revoltas de Stonewall, que evidenciaram o grande conflito entre a população LGBT+ e os policiais, em Nova Iorque. Já no Brasil, o marco foi a primeira edição da Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo, que aconteceu em junho de 1997. A Avenida Paulista recebeu cerca de 2 mil gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e ativistas – além dos outros gêneros e sexualidades que a sigla engloba –  para celebrar o orgulho de pertencer a essa comunidade e para protestar contra o preconceito, que persegue LGBTs+ ao redor do mundo há séculos.

Acreditando que o mês de junho é fundamental para dar visibilidade e apoio à população LGBT+, a Casa das Rosas promove o Sarau Bixaria Literária: Especial Drag Queens, organizado pelo Coletivo Bixa Pare, no dia 22, sábado, das 19h às 21h. A participação no evento é livre, gratuita e aberta ao público; basta chegar e aproveitar! O museu é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis.

O Sarau LGBT+ de microperformances do Coletivo volta à Casa, dessa vez para celebrar a arte drag. Apresentada por Melissa Babalu, esta edição conta com Alicia Glass, Katrina Acalanto, Lilly Kodak, Mustasha, Tina di Castro e Treva e um pocket-show da Banda 2de1. O Coletivo Bixa Pare é formado por Diego Castro, Fabio Lopes e Luan Afonso, que investigam questões de gênero e sexualidade.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Sarau Bixaria Literária: Especial Drag Queens

Sábado, 22/6 – das 19h às 21h

Livre, gratuito e aberto ao público

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

Compartilhe!