HomeNewslettersMercadão de Ribeirão Preto comemora 25 anos de tombamento

Mercadão de Ribeirão Preto comemora 25 anos de tombamento

Referência para toda a cidade, o Mercado Central de Ribeirão Preto – ou simplesmente Mercadão – comemora em 2018 aniversário de 25 anos de tombamento pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) como Patrimônio Histórico e declarada ponto turístico do município.  O tombamento ocorreu em 1993.

Inaugurado em 1900, foi destruído em 1942 por um incêndio provocado por curto-circuito e apenas em 1956 surgiu a proposta da construção de um novo prédio. A reinauguração foi em 28 de setembro de 1958 e o novo prédio do Mercado Municipal retomou impulso econômico mantendo-se firme até hoje.

Localizado no quadrilátero formado pelas ruas São Sebastião, José Bonifácio, Américo Brasiliense e Avenida Jerônimo Gonçalves, ali sempre se encontrou quase tudo: alimentos, bebidas, roupas, calçados, utensílios domésticos, cestarias, pedras, especiarias, temperos, artigos religiosos e de decoração, tecidos e até ferramentas. São cerca de 4 mil pessoas que circulam diariamente pelo local, dobrando no final de semana.

Conforme a revista Revide (edição 211, de 20/04/2018), especializada em assuntos da região, “o importante marco comercial do município ainda abastece muitas famílias de todas as classes sociais da cidade e da região”.

Um dos principais motivos de visitas turísticas ao local é a painel de Bassano Vaccarini, que está lá desde a reinauguração, há 60 anos. É um mural multicores que faz parte do grupo de obras do autor e destaca a geometria e a assimetria. Este, por si só, já vale a visita.

Mercado Municipal de Ribeirão Preto – Foto: Facebook

RelatedPost