HomeAssessoria ReleasesMemorial lança projeto Sexta Latina com lives sobre temas latino-americanos

Memorial lança projeto Sexta Latina com lives sobre temas latino-americanos

 Idealizado pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), a primeira edição do projeto traz o Cônsul do Chile, Alejandro Sfeir, para falar sobre  arte rupestre, na próxima sexta-feira (5) de junho

O Memorial da América Latina lança, no próximo dia 5 de junho, o projeto “Sexta Latina”, uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Toda sexta-feira haverá uma live com um convidado para falar sobre assuntos diversos da cultura latino-americana. Os encontros acontecem a partir das 19h.

Em tempos de isolamento, oferecer conteúdo de qualidade, que possa ser acessado de casa, tem sido uma alternativa às limitações impostas a todos nesse momento de pandemia. O projeto do Memorial vem se somar às inúmeras iniciativas do setor cultural de disponibilizar, nas diversas plataformas digitais, mais uma opção de cultura.

Na primeira edição, no dia 5, a Diretora do CBEAL, Luciana Ginezi, entrevistará o Cônsul Geral do Chile em São Paulo, Alejandro Sfeir-Tonsic, para uma conversa sobre a arte rupestre. 

Alejandro estuda a arte rupestre sul-americana há mais de quatro décadas. Em 2007, foi convidado pelo Observatório Astronômico Europeu (ESO), de La Silla, localizado no Chile, para realizar uma investigação sobre a “arte na rocha” descoberta no sítio arqueológico que se localiza no topo da montanha que abriga o observatório.

Em 2017, foi convidado pelo governo do Piauí a visitar o parque da Serra da Capivara, o maior sítio de arte rupestre do mundo, com mais de mil sítios e grutas com pinturas rupestres. Na edição 55 da Revista Nossa América, foi publicado um artigo sobre essa experiência.

A live será transmitida pelo Instagram oficial do Memorial, a partir das 19h: @memorialdaamericalatina

Sobre

Alejandro Sfeir-Tonsic

Cônsul Geral do Chile em São Paulo, é advogado e diplomata. É Mestre em Politica Exterior da Universidade de Santiago e em Direito Europeu na Universidade de Toscana e doutorando em Direito Internacional na Universidade  de Buenos Aires. Dedica parte do seu tempo a estudar a arte rupestre. Publicou três livros de arqueologia: Crónicas de un Viaje a Temblador (1980); Realizaciones del Centro Juvenil de Estudios Arqueológicos (1982) e Manifestaciones Rupestres en Los Palquis (1987).

Luciana Ginezi

Doutora e Mestre em Letras pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP) e Especialista em Tradução Português/Inglês (USP – 2002), é atualmente diretora do CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, departamento do Memorial da América Latina.

Serviço

Projeto Sexta Latina 

Live com o Cônsul Geral do Chile em São Paulo

Instagram @memorialdaamericalatina 

5 de junho, sexta-feira, às 19h  

Compartilhe!