HomeAssessoria ReleasesMemorial lança edital para bolsas de pesquisa sobre a América Latina

Memorial lança edital para bolsas de pesquisa sobre a América Latina

Destinada a doutores e mestres, as inscrições para o processo seletivo
podem ser feitas até o dia 14 de setembro

O Memorial da América Latina, disponibilizou, dia 14 de agosto, edital para bolsas de pesquisas que acontecerão no segundo semestre de 2020. São quatro bolsas disponíveis para doutores ou mestres que desenvolvam trabalhos nas áreas de Letras, Linguística, Linguística Aplicada, Estudos da Tradução, Ciências Sociais, Direito, Serviço Social ou áreas afins.

Os temas para pesquisa são: multilinguismo em situações de deslocamento forçado na América Latina; ensino e aprendizagem de língua portuguesa como língua de acolhimento; mediadores culturais em situação de refúgio ou apatridia; tradução e interpretação comunitária; formação de tradutores e intérpretes comunitários; formação de professores de língua estrangeira e de língua portuguesa como língua de acolhimento; circulação de tradução na América Latina; tradução de mulheres latino-americanas.

Todas as linhas de pesquisa se adequam ao tema Movimentos da América Latina. Este tema foi escolhido pela Cátedra UNESCO/UNITWIN para o ano 2020/2021 com o objetivo de tratar os deslocamentos forçados e movimentos feministas da América Latina, contemplando assim um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 ODS) da ONU.

O edital é uma das iniciativas que dá início a retomada da Cátedra UNESCO de integração da América Latina. A Cátedra UNESCO/UNITWIN é promovida pelo Memorial da América Latina em parceria com as Universidades paulistas USP, UNICAMP e UNESP.

As inscrições para o processo seletivo dos pesquisadores devem ser feitas até o dia 14 de setembro, às 17h. O edital, com as informações completas e processo seletivo, pode ser acessado em: https://memorial.org.br/licitacao/

Chamada pública para concessão de bolsas de pesquisa – edição 2020
Inscrições de 14 de agosto a 14 de setembro, até às 17h.
Informações acesse: https://memorial.org.br/licitacao/