HomeAssessoria ReleasesMemorial expõe trabalhos de Marcia Charnizon e Oliver Baldivieso em galeria virtual

Memorial expõe trabalhos de Marcia Charnizon e Oliver Baldivieso em galeria virtual

Uma Janela para a América Latina apresenta obras a partir de 5 de outubro, no site do Memorial da América Latina

A fotógrafa mineira Marcia Charnizon e o artista plástico paraguaio Oliver Baldivieso são os novos artistas que integram a galeria virtual Uma Janela para América Latina, do site do Memorial da América Latina. A proposta do espaço é apresentar, a cada dois meses,  dois artistas latino-americanos com representatividade no circuito das artes, contando sempre com um convidado brasileiro.

Marcia Charnizon nasceu em Belo Horizonte e atua como fotógrafa desde 1983. Participou do Festival de Fotografia Foto em Pauta (Tiradentes, MG)  ministrando workshops. Além do seu trabalho autoral, Marcia é professora do NucleoFac (Núcleo de Fotografia Arte e Cultura, Belo Horizonte, MG).

Na galeria  são apresentadas  série “Em Bolhas”, trabalho desenvolvido entre 2019 e 2020 e que discute as bolhas sociais. A proposta da autora, embora tenha sido realizada antes da pandemia de 2020, é extremamente atual. A artista também expõe o “Memorabilia da Casa do Azevedo”, fotos de uma família que vive na região da Serra da Moeda em Minas Gerais.

O paraguaio Oliver Baldivieso é artista plástico e trabalha, principalmente, com aquarela, tinta, pastel, óleo e talho em madeira. Em sua trajetória, acumula participações em diversas exposições coletivas e realizou individuais de peso, como Trazos Salvajes (Traços Selvagens), na Embaixada do Paraguai em Barcelona (Espanha), e Jaguatá Jey (Caminhemos novamente), no Viedma Arte Galeria (Assunção, Paraguai), com curadoria de Maria Eugenia Ruiz.

As imagens expostas na galeria virtual do Memorial são da série Jaguatá Jey, resultado da busca introspectiva do artista no mundo interno dos Mbaja Guarani, indígenas que habitam a região oriental do Paraguai, norte da Argentina e sudoeste do Brasil.

A galeria virtual Uma Janela para a América Latina tem como objetivo divulgar a produção de arte latino-americana contemporânea para que ela chegue em qualquer lugar do mundo. Os artistas Paulo Von Poser e Ivan Ciro Palomino foram os primeiros a terem seus trabalhos expostos no espaço, inaugurado em junho.Também marcaram presença os fotógrafos Tiago Santana e Marcos López.

Sobre

Marcia Charnizon

Marcia Charnizon nasceu em Belo Horizonte e atua como fotógrafa desde 1983. Em Haifa (Israel), onde morou entre 1993 e 1995, foi coordenadora do núcleo de fotografia da escola Leo Baeck. Ainda nos anos 90, também concebeu e foi responsável pela fotografia, direção e produção do projeto “D’s Oriente um País – Hebraico”, em parceria com as cantoras Marina Machado e Regina Souza, com texto de apresentação de Moacyr Scliar. Foi contemplada nos Prêmios Px3 – Prix de la Photographie Paris e PDN Top Knots. O trabalho Memorabilia recebeu o XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

Oliver Baldivieso

É artista plástico e trabalha, principalmente, com aquarela, tinta, pastel, óleo e talho em madeira.

Em sua trajetória, acumula participações em diversas exposições coletivas e realizou individuais de peso, como Trazos Salvajes (Traços Selvagens), na Embaixada do Paraguai em Barcelona (Espanha), e Jaguatá Jey (Caminhemos novamente), no Viedma Arte Galeria (Assunção, Paraguai.

Entre outros prêmios, ficou em primeiro lugar no 8º Concurso de Pintura CCPA (Centro Cultural Paraguaio Americano) e recebeu o Prêmio Pindú, do Centro Cultural de la República El Cabildo e a Fundación Museo Pindú (Paraguai).

Alguns de seus trabalhos integram o acervo de dois museus no Paraguai: Museo Pindú e Museo Huellas de Jorge Gross Brown.

Escreveu e dirigiu peças de teatro entre 1995 e 2002, estreando duas delas no Teatro das Américas de Assunção. Publicou a novela Vaivém, em 2004, apresentada pelo jornalista Carlos Martínez, um dos mais renomados no Paraguai.

Serviço

Uma Janela para América Latina
Site do Memorial da América Latina
https://memorial.org.br/uma-janela-para-a-america-latina/

Compartilhe!