HomeAssessoria ReleasesMemorial da América Latina comemora Dia do Quadrinho Nacional com exposição

Memorial da América Latina comemora Dia do Quadrinho Nacional com exposição

Abertura da mostra Quadrinhos Infantis Brasileiros terá bate-papo com autores no dia 1º de fevereiro

O Memorial da América Latina recebe, no dia 1º de fevereiro, a exposição Quadrinhos Infantis Brasileiros, na Biblioteca Latino-Americana. Na mostra, organizada pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, estão publicações, impressões e gibis nacionais que traçam um panorama da história dos quadrinhos brasileiros infantis. A mostra comemora o dia do Quadrinho Nacional, celebrado dia 30 de janeiro. A iniciativa é da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP).

Na abertura, haverá um debate com os artistas Cesar Sandoval (Turma do Arrepio e Trapalhões), Marco Cortez (Seninha), Denise Ortega (roteirista do Sítio do Pica-Pau Amarelo e Menino Maluquinho), Régis Rocha (Herói) e Jal (MSP).

A curadoria da exposição é de Henrique Heo e organização de Marcos Venceslau e Henrique Heo. Colaboraram Alexandre Silva, Bira Dantas, Gazy Andraus, Fabio Tatsubô, Fernanda Ávila, Flavio Mota e equipe de organização de eventos da AQC-ESP / Troféu Angêlo Agostini.

Sobre o dia Nacional do Quadrinho

No dia 30 de janeiro de 1869 foi publicada no Brasil, na Revista Fluminense, a primeira história em quadrinhos, em sequência e com um personagem fixo, do autor Ângelo Agostini. A HQ se chamava “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à Corte”. A data foi escolhida para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional.

Sobre a AQC-ESP

A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) foi fundada em 1984 e reúne profissionais de histórias em quadrinhos e humor gráfico.

Compartilhe!