HomeAssessoria ReleasesMemorial da América Latina abre exposição em homenagem a Darcy Ribeiro

Memorial da América Latina abre exposição em homenagem a Darcy Ribeiro

 As Várias Faces de Darcy faz parte das comemorações dos 30 anos da Fundação, completados em 18 de março; abertura acontece dia 19 de setembro

No próximo dia 19 de setembro, o Memorial da América Latina inaugura a exposição As Várias Faces de Darcy, como parte das comemorações do aniversário de 30 anos da Fundação, completados em 18 de março.

A homenagem ao intelectual Darcy Ribeiro, responsável pela criação do projeto conceitual e cultural do Memorial da América Latina, apresenta retratos em grande formato de suas várias fases, ao longo das pilastras do Pavilhão da Criatividade. Ao todo, estão expostos dez painéis, sendo o primeiro com seis 6 metros de altura por um 1,60 m de largura, e nove deles com 4,5 metros de comprimento por um 1,5 m de largura.

A escolha do local de da exposição tem como intuito apresentar o antropólogo como um grande guardião do projeto que ele ajudou a construir.

A mostra homenageia o homem múltiplo, pródigo e grande sedutor que foi Darcy Ribeiro. No Memorial da América Latina, Darcy deu vida à arquitetura de Oscar Niemeyer e fez com que a Fundação fosse um espaço dedicado à arte e à cultura e um centro de pesquisa de temas de interesse dos países latino-americanos. O acervo bibliográfico da Biblioteca Latino-Americana, por exemplo, teve seu embrião constituído por 10.000 livros selecionados e adquiridos sob a orientação de Darcy Ribeiro.

As fotos que integram a exposição foram cedidas pela Fundação Darcy Ribeiro.

Sobre

Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922, na Fazenda do Cedro, em Montes Claros, MG, e faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília, DF.  Em seus 74 anos de vida bem vivida, escreveu mais de 30 livros, entre pesquisas etnológicas, estudos antropológicos sobre o homem brasileiro e a civilização, reflexões sobre educação, ficção em prosa e poesia. Defendeu os índios e a educação. Lecionou, criou e reformou universidades e sistemas de ensino no Brasil, Uruguai, Chile, Peru, México e Venezuela. Quando um dia lhe perguntaram como gostaria de ser lembrado, respondeu simplesmente: “como um homem que brigou muito pro Brasil dar certo, um homem que amou muito a vida, e amou muito o amor…”

Serviço
As Várias Faces de Darcy
A partir de 19 de setembro
Pilastras ao longo do Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro | Portões 8, 9 e 13
Visitação: Todos os dias, das 9h às 22h
Memorial da América Latina | Metrô Barra Funda
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Entrada gratuita
Classificação livre

Compartilhe!