HomeAssessoria Assessoria ReleasesMECAMis promove talks e painéis sobre temas contemporâneos na próxima quinta-feira

MECAMis promove talks e painéis sobre temas contemporâneos na próxima quinta-feira

Festival gratuito faz parte da nova série da plataforma cultural do MECA que propõe a simbiose entre música e arte

Em outubro, o MECA – plataforma multicultural – lançou um trio de festivais que promove a simbiose entre música e arte, além de resgatar a origem da plataforma multicultural ao colocar em evidência novas cenas musicais. O projeto iniciado na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, chega a São Paulo no dia 02 de novembro com foco em bate-papos sobre temas contemporâneos, como os rumos da política ou o espaço da liberdade no universo da arte. Depois, segue para o Rio de Janeiro, no dia 04, quando ocupa o Morro da Urca.

Em São Paulo, o evento será em parceria com o MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – das 12h00 às 21h00, com entrada gratuita. Dividido em quatro frentes, o MECAMis promove DJ sets, painéis, talks e workshops – tudo simultaneamente. A proposta é tocar no que é essencial à cidade, que é o fazer, o pensar, o dialogar e o contestar. Por isso, as atividades circundam temas como novos rumos da política, o amor e o sexo nos tempos modernos, a diversidade e o futuro e a música no audiovisual.

Entre os painéis, um dos destaques é Política, tecnologia e o futuro da democracia, em que participam convidados como a pesquisadora e ativista Carlota Mingolla (Bancada Ativista e a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e Alê Youssef (Diretor Executivo da Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta). Outro é Liberdade na Arte, que toca nos eventos recentes de encerramento de exposições após pressão de grupos conservadores. Participam nomes como Paulo Myiada, curador do Instituto Tomie Ohtake.

Há ainda talks como o de Gabriel Guerrer, físico quântico e pesquisador da consciência que explora a possibilidade da mente influenciar, à distância, o mundo material. Ou seja, após levar conceitos de telepatia para o laboratório ele fala sobre os limites da consciência. E workshops de kombucha, stencil, bordado e cerâmica. O acesso a todas as atividades está sujeito à lotação dos espaços.

Na programação musical está confirmada Nomi Ruiz, headliner do MECAUrca. A norte-americana ficou conhecida por sua passagem pelos vocais do coletivo Hercules and Love Affair, nome fundamental para o revival underground da house e da dance music vivenciado na primeira década dos anos 2000. Tornou-se também referência na comunidade LGBTQ ao levar sua experiência como transexual para as próprias composições do pop trio Jessica 6 – além de narrá-las para veículos, como as revistas “Interview” e “i-D”, da Vice. Completam o line up Pathy Dejesus, Guga Roselli e o vencedor do BudMECAChallenge, batalha online de vídeos.

Diversão e arte

Mais do que uma busca por cenários incríveis para abrigar uma agenda vasta que contempla temas como música, arte e conhecimento, o MECA tem como objetivo promover uma troca cultural com espaços que também entendam a arte, a arquitetura e a natureza como ferramentas para melhor compreender o mundo.

O formato é reflexo de um movimento iniciado por meio de uma parceria com o Instituto Inhotim, que já soma três anos e recebeu Caetano Veloso e Jorge Ben Jor, entre outras bandas e DJs de todo o mundo. Assim como o MECAInhotim, os novos eventos combinam apresentações musicais, talks e performances, além de uma experiência que pode explorar os acervos artísticos, botânico e histórico-cultural dos endereços escolhidos.

Reconhecido radar da cena global, a plataforma cultural MECA já trouxe para o Brasil ao longo de seus sete anos artistas como Two Door Cinema Club, Charlie XCX, Vampire Weekend, Aluna George, Pional e Flight Facilities, antes das mesmas serem escaladas para outros grandes festivais ao redor do mundo. Além de grandes nomes nacionais como Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e artistas da nova geração como Karol Conká, Liniker, Mahmundi e Jaloo.

PROGRAMAÇÃO:

DJS

Nomi Ruiz

Pathy Dejesus

Guga Roselli

BudMECAChallenge

PAINÉIS

#01 – O amor e o sexo nos tempos modernos

Carol Teixeira (A Obscena Senhorita C)

Carol Albuquerque (Hysteria)

Fernando Luna (Editora Globo)

Giovanna Camargo (Comum)


#02 – Liberdade na arte

Paulo Miyada (Instituto Tomie Ohtake)

Natália Mallo (Queen Jesus Plays)

Cibelle Cavalli Bastos


#03 – Política, tecnologia e o futuro da democracia

Adriana Vasconcellos

Alê Youssef (Acadêmicos do Baixo Augusta)

Carla Mayumi (Sonho Brasileiro da Política)

Carlota Mingolla (Bancada Ativista)

José Borbolla (Branded Brain)


#04 – O futuro somos todxs – as diversidades na era digital

Clara Averbuck (escritora)

Luis Mauch

Magô Tonhon (Canal Voz Trans*)

Tulio Custódio (Coletivo Sistema Negro)


#05 – Música, Imagem e Som

Lia Paris

Gleeson Paulino

VJ Spetto

MOSTRA
            Documentário – Híbridos, Os Espíritos do Brasil
            Priscilla Telmon (diretora)
Vincent Moon (diretor)

TALKS (Auditório TNT Energy Drink)


#01 Shoot for the Stars – astrologia e propósito em 2018

Vivian Frida Lustig (Espaço Terra Dourada)

#02 Mente e matéria: quais os limites da consciência?

Gabriel Guerrer

#03 Autonomia afetiva e relacionamentos lúcidos

Anna Haddad (Comum)

#04 Corpo expandido – wearables e biohacking

Lina Lopes (LILO.Zone)
#05 Tribo digital – tecnologia sem exceção

Silvana Bahia (Olabi)

#06 Smart Citizens – inovação e acesso

Diogo Tolezano (Pluvi.On)

WORKSHOPS


#01 Sex Hacking (by TNT Energy Drink)

Rita Wu (Technoporn)
#02 Kombucha
Patricia Sâmtana
#03 Estamparia Manual
Fernanda Kikuchi
#04 Experimentações em Letterpress
Coletivo Pequenas Impressões

#05 Incensaria Natural

Lá do Mato

#06 Stencil

Pina

#07 Bordado Contemporâneo

Belô Cami

#08 Cerâmica

Jessica Funaro

#09 Encadernação

Coletivo Laranja Azul

#10 Lettering

Lygia Pires

Co-produção: Pulsa

RelatedPost

Compartilhe!