HomeCultura + Cultura + NotíciasMCB celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com mostra em parceria com o CIAM

MCB celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com mostra em parceria com o CIAM

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o CIAM – Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar, inaugura a mostra ‘Cadeira Firmeza’ em 2 de dezembro, sábado, às 10h00, com entrada gratuita.

Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, a exposição trará como destaque a ‘cadeira de posicionamento em papelão’, desenvolvida pelo Laboratório de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo do CIAM, espaço voltado para elaboração e adaptação de dispositivos posturais.

Foto: Divulgação CIAM

“Sabemos que as crianças com comprometimento motor e neurológico, associadas ou não a deficiência intelectual, possuem por direito o fornecimento de uma cadeira de rodas com tecnologia de ponta via setor público. Porém, essa demanda é grande e o tempo entre a avaliação e entrega em algumas regiões do país pode demorar até cinco anos. É tempo suficiente para que possam adquirir deformidades músculo-esqueléticas irreversíveis e que, se não cuidadas, com o decorrer do desenvolvimento podem levar a óbito”, explica João Marcelo Paixão Turri, Assistente Técnico Administrativo da Área Técnica do CIAM.

Tomando como referência o trabalho das norte-americanas Molly Campbell e Alex Trusdell, fundadora da Adaptative Design Association Inc., na criação de dispositivos de auxílio para pessoas com deficiências motoras, difundido na América do Sul pela terapeuta ocupacional Ayola Cuesta Palacios, deu-se início, em 2012, o desenvolvimento da ‘cadeira de posicionamento em papelão’ pelo CIAM.

Essa cadeira trata-se de um dispositivo postural personalizado, criado a partir de uma avaliação específica e respeitando o biotipo, o quadro motor e neurológico da criança (de 0 a 4 anos). O usuário é beneficiado em aspectos como: otimização no desenvolvimento com o equilíbrio saúde/doença, por meio do aspecto físico e maturacional do sistema pulmonar; aumento do repertório de estímulos comunicativos visuais e auditivos; aprimoramento no desenvolvimento motor em relação ao controle de tronco e cervical; e coordenação de membros superiores, proporcionados pela correção postural; além de ganho social, com sua inclusão na família e a inclusão da família na comunidade.

Os dispositivos são entregues às famílias para utilização em casa, creches e ambientes educacionais, seguido de orientação profissional quanto ao uso, cuidados e precauções diárias. Até outubro de 2017, mais de 340 crianças foram beneficiadas com as cadeiras de posicionamento em papelão.

A mostra ‘Cadeira Firmeza’ fica em cartaz até o dia 21 de janeiro de 2018 e também trará peças selecionadas em diversas edições do Prêmio Design MCB que promovem melhorias na qualidade de vida e inclusão da pessoa com deficiência.

Sobre Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar – CIAM

Associação beneficente, sem fins lucrativos, há 58 anos o CIAM tem como missão prestar assistência à pessoa com deficiência intelectual e seus familiares, buscando desenvolver sua confiança, autonomia e inclusão na sociedade. Entre os principais objetivos técnicos da instituição estão a assistência à pessoa com deficiência intelectual e sua família; a promoção da inserção social e profissional de seus assistidos; e a busca do reconhecimento técnico no desenvolvimento da pessoa com deficiência. A instituição possui a unidade Jaguaré, que presta assistência social, intervenção precoce e atendimento gratuito a bebês, crianças e jovens (0 a 14 anos) e suas famílias. Em 2016 foram realizados mais de 8.200 atendimentos e distribuídas 92 cadeiras de posicionamento. Possui também a unidade Aldeia da Esperança, localizada em Franco da Rocha, um projeto de moradia assistida individualizada para pessoas com deficiência intelectual inspirada na experiência do Kibutz Kfar Tikva (Haifa –Israel). Atualmente possui 43 residentes.

Sobre o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação – a mais tradicional e prestigiada do segmento no país – revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Entre junho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos teóricos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados que também compõe a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de dois meses.

SERVIÇO

Abertura da exposição Cadeira Firmeza

Dia 2 de dezembro, sábado, às 10h00

Entrada Gratuita

VISITAÇÃO

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

RelatedPost

Compartilhe!