HomeAssessoria ReleasesMc e poeta Timm Arif coordena rodas de conversa sobre masculinidades negras nas Fábricas de Cultura da zona norte, sul e Diadema

Mc e poeta Timm Arif coordena rodas de conversa sobre masculinidades negras nas Fábricas de Cultura da zona norte, sul e Diadema

Atividade ocupa as bibliotecas dessas Fábricas, com 40 vagas em cada encontro e para participantes a partir dos 10 anos

Qual perspectiva de futuro é oferecida aos jovens negros? Essa é uma das questões que será debatida em Masculinidades negras, tema da roda de conversa organizado pelo Mc, compositor e poeta Timm Arif nas Fábricas de Cultura da zona sul, norte e Diadema, espaços gerenciados pela Poiesis e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. A atividade ocorrerá nas bibliotecas entre os dias 27 e 30 de agosto, às 14h30, e é voltada para pessoas com idade a partir dos 10 anos.

Masculinidades negras é um tema trabalhado em projeto de roda de conversa do Timm Arif, criador do Sarau do Infinito e do Slam dos Pretos, junto com mais pensadores negros das periferias que estudam a vida dos homens negros no Brasil. Arif e artistas convidados estarão nas Fábricas de Cultura Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha, Capão Redondo e Diadema para um bate-papo sobre como é ser homem negro da quebrada, as relações de afeto, masculinidade tóxica, o protagonismo negro em invenções como o semáforo (criação do afro-americano Garrett Morgan), racismo, a ressignificação de valores para quebrar estereótipos e identificar a importância da saúde mental.

O público terá microfone aberto para relatar as próprias experiências e fazer perguntas ao Arif e convidados, que também vão falar sobre suas vivências, superações e trabalhos musicais que servem de espelho aos jovens negros periféricos.

Criado no Jardim Brasil, bairro da zona norte de São Paulo, e atualmente morando em Diadema, Timm Arif descreve que “crescemos numa sociedade com todos os padrões de um universo caucasiano [branco], não nos contempla em nenhum momento. Meninos pretos raspam a cabeça pra serem aceitos nas vagas de emprego, nas escolas, nas relações afetivas”. E completa: “vi amigos se perderem nas drogas e vários deles mortos com pouca perspectiva, ou simplesmente por serem pretos, por uma polícia pronta para destruir nossos corpos.”

Para participar da roda de conversa Masculinidades negras não é necessária inscrição. Recomenda-se chegar com alguns minutos de antecedência na biblioteca de cada Fábrica de Cultura pontuada como forma de garantir vaga.

SERVIÇO:

Roda de conversa – Masculinidades negras com Timm Arif

27/8 – terça-feira – Biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís

28/8 – quarta-feira – Biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

29/8 – quinta-feira – Biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo

30/8 – sexta-feira – Biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema

14h30 às 16h30

Público: jovens entre 10 e 29 anos
40 vagas

Gratuito

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – São Paulo – SP

Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575

Telefone: (11) 2233-9270

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n

Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP

Telefone: (11) 4061-3180

Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados, das 12h às 17h.

Site: www.fabricasdecultura.org.br

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!