HomeAssessoria ReleasesMauricio de Sousa e Milton Hatoum estarão na Biblioteca Parque Villa-Lobos em eventos em maio

Mauricio de Sousa e Milton Hatoum estarão na Biblioteca Parque Villa-Lobos em eventos em maio

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (selecionada entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem maio especialmente recheado de atividades. No dia 4 de maio (sábado), às 15h, Mauricio de Sousa e Regina Zilberman estarão na biblioteca para participar de bate-papo sobre o lançamento dos livros “Narizinho Arrebitado” e “O sítio do Picapau amarelo!”. O encontro, porém, tem vagas limitadas e as senhas devem ser retiradas a partir das 9h30. Por isso, a dica é chegar bem cedo para garantir seu lugar.

Milton Hatoum também estará na BVL, em maio. O escritor, que estreou na ficção com “Relato de um certo Oriente” (Prêmio Jabuti), estará na Oca no dia 11 de maio (sábado), das 11h às 13h, para bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. Ainda sobre bate-papos, o intitulado “100 histórias de mulheres inspiradoras” contará, em 26 de maio, das 15h às 17h, com a designer Nina Ferrari e as artistas Moara Brasil e Karen Dolorez.

Quem gosta de Literatura também não pode perder o Viagem Literária, que visa a interação entre os que produzem e fazem mediação de leitura. O programa tem passagem pela BVL no dia 21 de maio e é a Cia. do Liquidificador que comandará a contação de histórias às 10h e às 15h na Oca. Já o Clube de Leitura de maio acontecerá no dia 31, das 15h às 16h, e terá como tema “Angola Janga”, de Marcelo D´Salete.

A oficina Tudo é Ficção é outro destaque da programação, com encontros com o escritor Marcelo Maluf, marcados para os dias 22, 24, 29 e 31 de maio (carga horária de 10 horas; inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao, a partir do dia 2 de maio). A atividade é indicada para pessoas a partir de 15 anos e desvenda os detalhes da construção da escrita de um texto ficcional.

Para quem está pensando na Fuvest, a BVL tem ainda o Curso de Literatura Pré-Vestibular. São aulas gratuitas nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio (além de 11 de junho), das 15h às 17h. Os encontros são independentes e as obras trabalhadas a cada dia, você encontra no nosso site.

Dica do mês

Programa para toda a família, a Hora do Conto é oportunidade de ouvir histórias e ativar a imaginação. Às sextas-feiras, a atividade, que faz parte da programação permanente da biblioteca, é comandada pela equipe da BVL, sempre às 15h. E, aos sábados, domingos e feriados, às 16h, os grupos convidados tomam conta do espaço devidamente preparado para que as crianças, jovens e adultos possam aproveitar cada palavra e cada gesto das aventuras. A atividade acontece no piso térreo, na Oca.

Em maio, estão confirmadas as presenças do Coletivo Cafuzas (dia 1º), Paula Dugaich (dia 4), Grupo Recantação (dia 5), Ginga e Prosa (dia 11), Trupe Pitirilo (dia 12), Mirela Estelles e Amarilis Neto (dia 18), Tapetes Contadores de Histórias (dia 19), Grupo #Boralê (dia 25) e Kiara Terra (dia 26) . Há sessões com interpretação em Libras, como as dos dias 18 e 25.

Confira a programação do mês (sujeita a alterações):

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h.

3 – O palhaço está em greve, de Marco Tulio Costa. Com equipe BVL.

10 – A origem do amor, de Lecticia Dansa e Salmo Dansa. Com equipe BVL.

17 – Olivia tem dois papais, de Marcia Leite. Com equipe BVL.

24 – Coração de inverno, coração de verão, de Leticia Sardenberg & Alexandre Rampazo. Com equipe BVL.

31 – O duende da ponte, de Patricia Rae Wolff. Com equipe BVL.

Sábados, domingos e feriados, às 16h.

1º – Minhas Contas, de Luiz Antônio. Com Coletivo Cafuzas.

4 – A pílula falante, de Monteiro Lobato – Neste dia, excepcionalmente, a atividade irá acontecer às 11h30. Com Paula Dugaich

5 – A raposa e o corvo, de Monteiro Lobato. Com o Grupo Recantação.

11 – A Biblioteca de Babel, de Jorge Luis Borges. Com Ginga e Prosa.

12 – O gigante de meias vermelhas, de Pierre Gripari. Com a Trupe Pitirilo.

18 – O alfaiate desatento, de Regina Machado. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto

19 – O casamento da onça com a filha da cotia, de Ricardo Azevedo. Com Os Tapetes Contadores de Histórias.

25 – O Menino e a Onça: como os Kaiapós conquistaram o fogo e aprenderam a caçar, de Walde-Mar de Andrade e Silva. Com interpretação em Libras. Com Grupo #BoraLê.

26 – Hocus Pocus: um pai de presente, de Kiara Terra. Com Kiara Terra.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

BEBÊS OCUPAM COM MASSINHAS COMESTÍVEIS – Bebês de até 2 anos são conduzidos em uma atividade de contato com massinhas de modelar coloridas a base de alimentos e corante alimentício. O encontro propõe conexão entre pais e filhos por meio da observação e da presença. Sábado, 25, das 14h30 às 15h10. Com Luísa Alves. Atividade em contrapartida à residência do coworking BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30 (no dia 1º, não haverá atividade)

8 – Confecção de marcador de páginas com personagens da Literatura Brasileira.

15 – Confecção de animais com material reciclável.

22 – Confecção de chaveiro pompom.

29 – Monte seu Toy Art de personagens Geek (em homenagem ao Dia do Orgulho Geek).

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

3 – Caça ao Tesouro.

10 – Criando Histórias.

17 – Jogo de Boliche com material reciclável.

24 – Jogos na sala de games

31 – Jogo da Velha em Movimento.

TODOS OS PÚBLICOS

VIAGEM LITERÁRIA – Contação de histórias: Siga a Seta! – Isabel Minhós Martins. Terça-feira, 21 de maio, às 10h e às 15h. Com a Cia. do Liquidificador. O Viagem Literária, criado em 2008, visa promover a interação entre os que produzem e fazem mediação de leitura e é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Organização Social SP Leituras por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). Não é necessário fazer inscrição.

BATE-PAPO COM MAURICIO DE SOUSA E REGINA ZILBERMAN – Monteiro Lobato ilustrado pelos personagens de Mauricio de Sousa, uma oportunidade incrível para conhecer e debater os livros Narizinho Arrebitado e O sítio do Picapau amarelo! Sábado, 4 de maio, às 15h. Vagas limitadas; retirar senhas a partir das 9h30.

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Domingo, 19 de maio, das 11h às 16h. Com a Cia. Mapinguary. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de Xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 15h às 17h. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h (no dia 1º, não haverá a atividade). Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

8 – Aquecimento Segundas Intenções BVL: A noite da espera, de Milton Hatoum.

15 – Meio ambiente e reciclagem: um caminho a ser seguido, de Everton Luiz Nani. (dia 17 Dia internacional da reciclagem)

22 – Aquecimento Segundas Intenções BSP: Simpatia pelo demônio, de Bernardo Carvalho.

29 – Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica, de Milton Santos. Homenagem ao dia do Geógrafo.

JOVEM

OFICINA ESPALHAFATOS – Quer ser repórter? Então eis a sua chance de vivenciar o jornalismo na prática. Nesta oficina, você aprenderá técnicas de entrevista e vai aplicar esses conhecimentos com um artista convidado(a) surpresa. E de quebra, o trabalho será publicado no jornal Espalhafatos.  Sem enrolação, esta oficina ensina técnicas para você se expressar de maneira clara, criativa e atraente. Indicado para pessoas de 12 a 16 anos. Quinta e sexta-feira: 23 e 24 de maio, das 13h30 às 16h30. Carga horária: 6 horas. Com João Varella – Editora Lote 42. Inscrições através do link www.bvl.org.br/inscricao . João Varella é jornalista, escreveu para veículos como IstoÉ Dinheiro, El Economista América, R7, Gazeta do Povo, Cândido, entre outros. Fundador da editora Lote 42 e da Banca Tatuí, espaço de publicações independentes em São Paulo. Escreveu os livros 42 Haicais e 7 Ilustrações (Lote 42), Curitibocas – Diálogos Urbanos(Coração Brasil), e A Agenda (Novo Conceito).

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 16h às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

COMPARTILHANDO SABERES: Plantão de dúvidas de matemática – Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Quintas-feiras, das 15h às 16h. Com o professor George Humberto Bezerra. Venha resolver suas dúvidas e bons estudos. Para participar, é necessário fazer a inscrição no balcão de atendimento da BVL.

CURSO DE LITERATURA PRÉ-VESTIBULAR – O curso tem o objetivo de preparar o público para resolver as questões que envolvam conhecimento das obras do maior vestibular do país. Ampliar, para esses jovens, o leque de conhecimento das obras clássicas de maneira lúdica, crítica, construindo e desconstruindo conceitos acerca das respectivas narrativas para compreendê-las e assimilá-las com propriedade. Terças-feiras, 7, 14, 21 e 28/5, 4 e 11/6, das 15h às 17h. São encontros independentes. Confira as obras que serão trabalhadas em cada dia no site na BVL. Com Naiara Costa dos Santos. Não é necessário fazer inscrição. Vagas preenchidas por ordem de chegada. Naiara é professora de Literatura e escrita criativa em cursinhos pré-vestibular com mais de 11 anos de experiência. Formação em Letras pela Universidade de São Paulo e especialização em Cinema e Literatura pela Universidade de Buenos Aires. Ampla experiência na banca FUVEST, em particular- pesquisando abordagens da elaboração de questões e formatos de correção, além de estudar as produções textuais exigidas pela banca e seu viés mais subjetivista, abstrato e de integração dos conhecimentos humanistas.

ADULTO

BATE-PAPO MULHERES CRIATIVAS – 100 histórias de mulheres inspiradoras – A designer Nini Ferrari realiza bate-papo e sessão de autógrafos do livro Mulheres Criativas – 100 histórias de mulheres inspiradoras, que tem por objetivo gerar conexão, inspiração, autoconhecimento e acolhimento através da exposição de processos criativos e histórias sinceras de artistas que enfrentaram seus medos e inseguranças. Projeto realizado por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. Domingo, 26 de maio, das 15h às 17h. Com a participação das artistas Moara Brasil e Karen Dolorez. Não é necessário fazer inscrição.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com Milton Hatoum. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Sábado, 11 de maio, das 11h às 13h. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Não é necessário fazer inscrição.  Milton Hatoum (Manaus, 1952), diplomou-se em arquitetura na USP e estreou na ficção com “Relato de um certo Oriente” (1989, prêmio Jabuti/melhor romance). Seu segundo romance, “Dois irmãos” (2000), foi traduzido em doze línguas e adaptado para televisão, teatro e quadrinhos. Com “Cinzas do Norte” (2005), Hatoum ganhou os prêmios Jabuti, Portugal Telecom, Livro do Ano, Bravo! e APCA. Em 2006, lançou “A cidade ilhada”, uma reunião de contos breves. Em 2008, seu romance “Órfãos do Eldorado” foi adaptado para o cinema, e em 2013 reuniu suas crônicas em “Um solitário à espreita”. Em 2018 recebeu  da U.B.E. (União Brasileira de Escritores) o prêmio Juca Pato – Intelectua l do Ano pelo romance “A Noite da espera” (2017), primeiro volume da trilogia “O lugar mais sombrio”.  Pelo conjunto da obra, foi contemplado com o Prêmio Roger Caillois  (Maison de
l´Amérique Latine/Pen Club da França).

OFICINA TUDO É FICÇÃO – Como transformar uma ideia, uma cena ou um sentimento num texto que seja lido com entusiasmo pelo leitor? Na oficina, o escritor Marcelo Maluf apresentará aos participantes os caminhos e estratégias para a construção da escrita de um texto ficcional a partir de elementos do cotidiano, dando destaque para temas que são essenciais à prosa de ficção, como o enredo, as personagens e o narrador. Atividade Indicada para pessoas a partir de 15 anos. Quartas e sextas-feiras: 22, 24, 29 e 31 de maio das 14h às 16h30. Carga horária: 10h. Inscrições através do link www.bvl.org.br/inscricao, a partir do dia 2 de maio. Marcelo Maluf é escritor, professor de criação literária e músico. Mestre em Artes pela Unesp. Escreveu o livro de contos “Esquece tudo agora” (Terracota, 2012) e o infantil “As mil e uma histórias de Manuela” (Autêntica, 2013), entre outros. Em 2015, publicou o romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Editora Reformatório), livro finalista do Prêmio da Associação Paulista de críticos de Arte (APCA, 2015), finalista do Prêmio Jabuti (2016) e Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016), na categoria estreante com mais de 40 anos. Ministrou oficinas de criação literária e mediou Clubes de Leitura em diversas unidades da Rede Sesc, como: Belenzinho, Campinas, Paraty, Jundiaí, Santos, entre outras. Mantém no Espaço Dança da Realidade, em São Paulo, a Oficina: Acompanhamentos de Projetos Literários, desde 2014.

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Terças-feiras, das 17h15 às 18h15 (no dia 7, não haverá atividade). Com Fernanda Haskel. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.  Sexta-feira, 31 de maio, das 15h às 17h. Angola Janga, de Marcelo D’Salete. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

MARKETING DIGITAL – Neste seminário será discutido como a jornada do empreendedor através do marketing digital pode ser utilizada para qualquer empreendimento ganhar espaço e destaque positivo no mercado, além das principais redes sociais e seus recursos para o empreendedor comunicar-se com seu público e desenvolver estratégias de fidelização e desenvolvimento de mercado. Sábado, 11 de maio, das 14h30 às 16h30. Com Gustavo Mendonça (residente coworking BVL). Não é necessário fazer inscrição. Gustavo Mendonça tem experiência em logística e operação de merchandising, implementação de ações e políticas de comunicação, análise de contratos e estratégias de trade marketing. Como gerente de produto foi responsável pelo desenvolvimento de estratégias de parcerias dentro do canal de distribuição, além de criar e implementar ações promocionais nas revendas key accounts do segmento papeleiro. Como coordenador de trade marketing desenvolveu canais de serviços de telefonia celular, implementação de estratégias de venda, criação de campanhas promocionais e análises de desempenho. Na área de e-business implementou sistemas de e-commerce e CRM para grandes empresas.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES!

TECNOLOGIA DIA A DIA – CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60 – Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

TECNOLOGIA DIA A DIA – OFICINA DE SMARTPHONES +60 – Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 24 horas. Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!