HomeAssessoria ReleasesMaratona Infantil Pequenos Leitores acontece no dia 26 de janeiro

Maratona Infantil Pequenos Leitores acontece no dia 26 de janeiro

 No clima da literatura, a programação traz oficinas, espetáculos e muitas brincadeiras que estimulam a criatividade de toda a família. Entrada gratuita

A primeira edição do ano da Maratona Infantil do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – mergulha, em 26 de janeiro, no mundo da literatura. Tudo isso por conta da estreia de Revelando Hilda (mostra imersiva que traz fotos e uma instalação especial sobre a escritora Hilda Hilst, que completaria 90 anos em 2020), a partir de 1º/2, no espaço expositivo térreo do MIS.

Com entrada gratuita, a Maratona Infantil – Pequenos Leitores traz uma série oficinas, espetáculos e contações de histórias dentro do universo dos livros. O público também conta com as tradicionais brincadeiras na área externa que acontecem em toda edição do evento.

 

PROGRAMAÇÃO

OFICINA | Dominó de Histórias com Yoyo | 11h e 14h

Uma partida de dominó diferente, em que as peças se conectam por imagens relacionadas. A cada rodada, um jogador inicia uma história e os outros usam sua imaginação para dar continuidade e criar uma história coletiva. Em seguida, os participantes serão convidados a criar um livro artesanal com a narrativa inventada.

 

OFICINA | Ilustrando space oddity | 10h30 e 13h30

Como parte da programação especial de janeiro do Educativo MIS, voltada para o artista David Bowie, a oficina convida os pequenos a criar ilustrações tendo como base a história de Major Tom, cantada por Bowie em Space Oddity. Cada criança produzirá um livrinho com suas ilustrações. (Completando as celebrações de nascimento e morte do artista em janeiro, o MIS criou um filtro exclusivo com o raio de David Bowie no Instagram: https://www.instagram.com/a/r/?effect_id=1062600614081732)

OFICINA | Colagem e canson com ateliê maria flor | 10h às 16h

O ateliê Maria Flor realiza, durante todo o evento, duas oficinas criativas para as crianças: Colagem com Pritt e Canson, em que cada participante irá realizar uma dobradura super divertida.

CONTAÇÃO | Cortejo Voador – Cia. Passarinho Contou | 11h45, 13h e 15h

Cia Passarinho Contou é um grupo que trabalha pelo encantamento leitor – conta histórias, lê para outras pessoas e canta canções inspiradas em livros. E o Cortejo Voador vai passar com uma casa de passarinho cheia de poesia. Além de você escolher a sua, você  pode dançar e cantar as cantigas de passarinhos que alegram a festa desse cortejo.

 

Intervenção | Livroteca – Histórias que cabem na palma da mão | 13h30 e 15h30

Na intervenção, dois artistas carregam instrumentos musicais e um livro cada um. Mas estes não são livros tão comuns… Dentro deles há uma “minibiblioteca” repleta de livrinhos com histórias do mundo todo. O público é convidado a escolher um dos livrinhos e receber a contação daquela história com música ao vivo, instrumentos de efeito e/ou teatro de animação.

Intervenção | Sonhos de Infância – com Markito Alonso e Rodrigo Taguchi | 11h30

Em uma performance marcada por narração oral e ilustração, Rodrigo Taguchi e Markito Alonso apresentam a história de um menino que, para viver as experiências da infância, se imagina como um super-herói e, como tal, terá que descobrir como lidar com as adversidades da vida, mesmo quando algo parecer impossível como voar. Inspirado no livro da dupla: Quando Criança (editora Devora). Após a performance, o duo convida as crianças e pais a criarem um mini livro (feito com uma folha A4) onde colocaram sua imaginação em prática.

Intervenção | Poesia com o palhaço Luizinho |  12h30 e 14h30

O palhaço Luizinho contará, na área externa, uma história regada de poesia, com música ao vivo e objetos para ilustrar a narração.

 

ESPETáculo | Cia Clês contam Pagu | 12h

Abaporu (Tarsila) e Ventania (Anita Malfatti), pinturas de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, respectivamente,  mais conhecidas como Clês, contam a história da feminista e integrante do movimento  modernista Patrícia Galvão, a Pagu. Ela escreveu diversos livros sob diferentes pseudônimos e foi a primeira mulher presa por motivações políticas no Brasil. Conhecida por contestar padrões femininos da época, a desgosto de sua família conservadora, Pagu foi uma grande mulher e sujeito de sua autonomia.

ESPETáculo | Arte – Palavra Feminina com Cia Cafuzas | 15h

Você sabe qual é o feminino de “maestro”? E quem foi a poeta que tinha um sonho de criar uma biblioteca infantil? Um pirulito para quem acertar esta: quem escrevia poemas tão doces quanto os doces que fazia? Para saber essas respostas e também conhecer ou redescobrir algumas das mais brilhantes artistas brasileiras, o Coletivo Cafuzas convida para um encontro entre versos, notas musicais, cadernos de receitas e histórias de grandes mulheres. As narrativas foram baseadas no livro 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer, da Débora Thomé.

 

JOGOS |  #VamosJogar com Galápagos Jogos | 11h às 16h

Os jogos de tabuleiro modernos estão sendo revisitados como a grande alternativa aos jogos digitais, trazendo muito mais diversão, inteligência, aprendizado e, acima de tudo, conexão humana. Sentar-se à mesa para se divertir não é mais apenas um grande prazer, mas é fonte de aprendizado, de alegria e de vínculo com as pessoas que amamos e valorizamos em nosso dia a dia. Pensando nisso, o espaço #VamosJogar da Galápagos Jogos traz para a Maratona Infantil títulos incríveis e sucessos mundiais para que toda a família possa aproveitar.

BRINCADEIRAS | Espaço KIDS Competition | 11h às 16h

O Espaço Kids Competition é uma área de lazer na área externa do Museu, recheada de atividades e brincadeiras que vão agradar pais e filhos – como amarelinha, pula corda, mãe da rua e muito mais. O espaço ficará disponível das 10h às 16h para incentivar a prática de atividades ao ar livre.

MÚSICA | “Quem é o Luís?” apresenta “Antes que Mude…” | 16h

Uma experiência multimídia interativa, com a participação de crianças, que resgata em seu repertório grandes clássicos do cancioneiro infantil, desde PlunctPlact Zum até Lindo Balão Azul, passando por Saltimbancos e Sítio do Pica-pau Amarelo. Mas venha assistir logo, antes que mude…

Yan Montenegro – direção geral, arranjos, teclado, percussão e escaleta

Rodrigo Sestrem – flauta, violão, sax e percussão

Zé Alexandre – voz e violão

Raae – voz

Lais Yasmin – voz

Eduardo Ejchel (criança) – voz e teclado

Clara Kfouri (criança) – voz e ukelele

S e r v i ç o

 

MARATONA INFANTIL | PEQUENOS LEITORES

Data: 26.01.2019 (domingo)

HORÁRIO: 10h às 17h
LOCAL Área externa, auditório MIS, auditório LABMIS, sala de interfaces, foyer auditório MIS
INGRESSO  gratuito

CLASSIFICAÇÃO: livre

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

 

Compartilhe!