HomeAssessoria ReleasesMaratona Infantil do MIS estreia programação musical especial com a Camerata Cantareira

Grupo de cordas, formado por jovens musicistas, passa a integrar a programação regular da Maratona. Edição deste mês acontece no dia 28, domingo, e tem entrada gratuita para todas as atividades

Em abril, o MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inaugura uma nova atração dentro da Maratona Infantil: a Camerata Cantareira, que irá se apresentar todo mês no evento. Outros destaques são as oficinas de Stop Motion e Desenhando tranqueiras, além do lançamento do livro Retratos. Os pequenos e suas famílias também podem assistir a animação Viva – a vida é uma festa e o espetáculo Mazé! De onde vem? Quem é?.

+ Música clássica

Para o MIS, a Camerata Cantareira – orquestra de cordas da Faculdade Cantareira formada por 11 músicos – traz um projeto que tem como objetivo apresentar a música clássica para as crianças. Nesta edição da Maratona Infantil, serão executados três concertos: Concerto Grosso Op 6 Nº1, Quatro Momentos nº3 e St. Paul’s Suíte. Após a execução de cada um deles, os músicos apresentam aos pequenos como cada um dos instrumentos compõe a música. O concerto tem início às 16h e acontece no Auditório MIS (172 lugares).

Sobre a Camerata Cantareira: A Camerata Cantareira se consagra como um dos grupos de câmara acadêmicos mais qualificados em técnica e expressividade artística no cenário musical paulistano. Sob a direção de Marcelo Jaffé, o projeto envolve a execução do repertório consagrado da música de concerto, a divulgação da música brasileira e obras especialmente escritas para o grupo, estimulando a composição contemporânea para esta formação. Mais sobre a Camerata, acesse.

+ Oficinas

Os visitantes da Maratona Infantil também poderão se divertir e aprender com a Oficina de Stop Motion da Matiz Filmes, em que os participantes irão construir personagens com massinha de modelar  e criar uma pequena história. Depois, irão capturar as imagens com o celular para produzir a animação na técnica stop motion, em um cenário de fundo infinito, com iluminação própria e tripés de celulares.

Já os pequenos artistas não podem perder a oficina Desenhando tranqueiras, com Victor Gáspari. Os participantes irão aprender a desenhar a partir da observação de objetos – neste caso, “pilhas de bagunça” e “tranqueiras”, como instrumentos musicais, bichos de pelúcia, abajures, bonecas e outros.
Na Oficina de Jogo da Memória com Carimbos Stampaneo as crianças aprendem a montar seu próprio jogo da memória, repetindo duas vezes desenhos que motivam e reforçam a importância do cuidado com o planeta.

Na Oficina de confecção de instrumentos afro-latinos o percussionista e educador Afonsinho Menino ensina – de forma simples e prática – como confeccionar os instrumentos afro-brasileiros xequerê e agogô. A atividade termina em batucada!

+ Leitura

O Museu recebe, ainda, o Lançamento do Livro Infantil Retratos. O Projeto de literatura infantil Somos Todos Viajantes, um convite para refletirmos sobre a nossa relação com a natureza, lança seu quarto título: Retratos. A personagem LaláBalena faz o caminho das águas. Nos conduz, balança corações, documenta e retrata. Ainda há tempo de nos REtratarmos com as águas, com a terra, com o verde, com os bichos. Nesta jornada compartilhada, Somos Todos Viajantes! O projeto caminha em Campanha #PorAmorAoMar, uma iniciativa de enfrentamento ao lixo plástico, com o apoio da ONU Meio Ambiente.

+ Teatro
Mazé! De onde vem? Quem é?
, com o grupo AIVU Teatro. Essa é a história da Mazé. Ela mora numa cidade grande, num prédio grande, no oitavo andar de um apartamento pequeno. Ela tem uma vó, que mora numa cidade pequena, num bairro tranquilo, numa casa simples com um pé de “mixirica” no quintal. A Mazé é menina perguntadeira. Ela gosta de saber a origem das coisas e o significado das palavras. Mas ela nunca tinha perguntado a origem do seu próprio nome e tampouco sabia o queria dizer a palavra morte. Até que ela descobre que os nomes guardam muitas histórias e que a morte faz parte da experiência da vida.

+ Cinema
Viva – a Vida é Uma Festa/Coco
(Dir Lee Unkrich,Adrian Molina, 2018, EUA, Animação, 1h 45min, Aventura, Digital, livre) . Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

+ Brincadeiras

Durante todo o dia, haverá o Espaço Kids Competition – uma área de lazer e brincadeiras, para incentivar a prática de atividades ao ar livre. Localizado na área externa do Museu, será recheado de atividades e brincadeiras de rua que vão agradar pais e filhos, como amarelinha, pula corda, mãe da rua e muitas outras.

Confira a programação completa:

10h às 16h | Ponto para doação de brinquedos | Bilheteria Maratona | Livre

10h às 16h | Espaço KIDS Competition |Área externa | Livre

10h às 16h | Oficina de Colagem Pritt | Área externa | Livre

10h30 | Desenhando Tranqueiras com Victor Gáspari | Área Externa | *15 vagas

10h30    | Oficina de confecção de instrumentos afro-latinos | Área externa | *15 vagas
11h às 16h |Lançamento Livro Infantil – Retratos | Estúdio ao vivo | Livre
11h | Oficina de Stop Motion com Matiz Filmes | Sala de Interfaces | *15 vagas

11h | Exibição do filme Viva – A vida é Uma Festa| Auditório MIS | *172 lugares

12h | Oficina de coração em feltro com Karina Adorno |Foyer Auditório MIS |                 *15 vagas

12h | Oficina de Jogo da Memória com Stampaneo | Foyer Auditório MIS | * 15 vagas

12h | Oficina de agogô de ouriço de castanha do Pará | Área externa | *15 vagas