HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesLivro sobre movimento dos Tupamaros é lançado no Memorial da Resistência

Livro sobre movimento dos Tupamaros é lançado no Memorial da Resistência

Próxima edição do “Sábado Resistente” acontece no dia 23 de junho, às 14h00, com entrada gratuita e a presença de Carlos Aznares, Aníbal Varela, Jandir Santin, Gilmar Mauro, Paulo Gomes e Geraldo Sardinha

No dia 23 de junho, o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. No evento, será realizado o lançamento brasileiro do livro “A experiência Tupamara: pensando em futuras insurgências”, do uruguaio Jorge Zabalza.

Zabalza, dirigente histórico da MLN-T (Movimento de Liberação Nacional – Tupamaros), reconstrói em seu livro sua resistência e de seus companheiros durante a ditadura militar uruguaia. Zabalza, ou “El Tambero”, enfrentou onze anos de cárcere, nos quais conviveu diariamente com a tortura e isolamento.

O livro de Jorge Zabalza faz uma análise político-histórica do Uruguai, que remonta às lutas anticoloniais e chega às lutas anti-imperialistas de nossos dias, penetrando nas entranhas da opressão e dos massacres por parte das oligarquias contra os pobres e os explorados. Detalha também a repressão política desde as suas origens e, em especial, durante a ditadura militar dos anos 1970/80.

“Este livro, apesar de analisar contingências e posições político-ideológicas a partir de experiências e modelos aplicados naqueles tempos cinzentos, volta-se para o amanhã, para as novas gerações de combatentes – para a juventude progressista da América Latina em particular”, afirma o ex-preso político Geraldo Sardinha. “É preciso estar preparado para o futuro também com as armas fornecidas pelo passado.”

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Boas-vindas – Memorial da Resistência de São Paulo
14h10 – Coordenação – Maurice Politi (
Núcleo de Preservação da Memória Política)

14h20 – Mesa Redonda 

Participantes:

Carlos Aznares – Jornalista nascido no Chile e criado na Argentina, é analista de política internacional em vários meios da imprensa e blogs. Ex-militante do movimento dos Montoneros (Argentina), é atualmente palestrante e diretor do site “Resumen Latinoamericano y del Tercer Mundo”.

Anibal Varela – Secretário Geral do Sindicato do Trabalhadores Municipais de Montevideo e Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Uruguai.

Jandir Santin – Professor de Filosofia e Teologia na cidade de Chapecó. Assessor de vários movimentos populares na formação de lideranças.

Gilmar Mauro – Integrante da direção nacional do Movimento Sem Terra (MST).

Geraldo Jorge Sardinha – Ex-preso político, militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário – PCBR, do Movimiento de Liberación Nacional-Tupamaros – Atualmente na coordenação da Liga Latino Americana dos Irredentos.

Paulo Gomes – Advogado, ex-preso político, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) e atualmente na coordenação da Liga Latino Americana dos Irredentos.

16h10 – Debate

SERVIÇO

Memorial da Resistência de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar

Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)

Entrada Gratuita

RelatedPost

Compartilhe!