HomeAssessoria ReleasesLiteratura na infância: Fábricas de Cultura realizam diversas atividades em maio

Literatura na infância: Fábricas de Cultura realizam diversas atividades em maio

Contações de história, instalação sobre Caio Fernando Abreu e roda de conversa integram a programação das unidades das regiões norte e sul da cidade

A leitura melhora o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, permite conhecer outras realidades a partir das histórias, e incentiva o senso crítico. Pensando nesses benefícios, as Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, realizarão, em maio, diversas atividades relacionadas à literatura, incentivando o hábito desde a infância. A programação gratuita reúne roda de conversa, contações de histórias e uma instalação sobre o escritor Caio Fernando Abreu.

As contações de histórias acontecerão nas cinco unidades: em Andira para que crescemos?, Kiara Terra narra a história de uma ave migratória que é criada acidentalmente por uma família de morcegos. A atividade acontecerá entre 2 e 15 de maio. O pequeno pode tudo é uma livre adaptação do grupo Uirá Mirim da história homônima de Pedro Bandeira, que discute temas como bullying e preconceitos com os pequenos. A contação rola entre 14 e 22 de maio.

Na atividade Ler e brincar – que acontecerá no dia 9 de maio, quinta-feira, às 15h, na Fábrica Jardim São Luís – os participantes lerão o livro A parte que falta, de Shel Silverstein, que mostra de forma singela questionamentos sobre o que é o amor. Além da leitura do livro, a atividade fala sobre o assunto de forma lúdica criando um jogo de quebra-cabeça coletivo.

Na Roda de leitura que acontecerá em 29 de maio, na Fábrica Jardim São Luís, a equipe de biblioteca convida os participantes para uma mediação dos livros de literatura infantil escolhidos pelo próprio público.

Que seja doce é uma instalação inspirada na vida e obra de Caio Fernando Abreu, jornalista, escritor e dramaturgo brasileiro, que abordou em suas obras temas como solidão, medo, angústias e morte. Áudio, vídeos e música compõem a instalação que ocupará a biblioteca da Fábrica Jaçanã de 21 a 25 de maio, durante o horário de funcionamento da Fábrica.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Andira para que crescemos?

2/5. Quinta-feira, 10h – Brasilândia | 15h – Vila Nova Cachoeirinha

10/5. Sexta-feira, 10h – Capão Redondo

14/5. Terça-feira, 10h – Jardim São Luís

15/5. Quarta-feira, 15h – Jaçanã

 

Ler e Brincar

9/5. Quinta-feira, 15h – Jardim São Luís

O pequeno pode tudo

14/5. Terça-feira , 10h – Capão Redondo

15/5. Quarta-feira, 10h – Jardim São Luís

17/5. Sexta-feira, 10h – Jaçanã

21/5. Terça-feira, 10h – Vila Nova Cachoeirinha

22/5. Quarta-feira, 10h – Brasilândia

Que Seja Doce

21 a 25/5. Terça-feira a sábado, durante o horário de funcionamento – Jaçanã

Roda de Leitura

29/5. Quarta-feira, 14h30 – Jardim São Luís

Fábrica de Cultura Brasilândia | Avenida General Penha Brasil, 2508

Fábrica de Cultura Capão Redondo | Rua Bacia de São Francisco, s/n

Fábrica de Cultura Jaçanã | Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575

www.fabricasdecultura.org.br

Compartilhe!