secretaria da cultura do estado de são paulo

EXPOSIÇÃO

Limeira recebe mostra itinerante sobre futebol feminino

Publicado em 12 de junho de 2018

A cidade de Limeira recebe no mês de junho a exposição itinerante “Visibilidade para o Futebol Feminino”, criada pela equipe do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, com o objetivo de ampliar a visibilidade da trajetória feminina no esporte mais popular do Brasil.

A mostra ficará em cartaz no Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho, instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Município de Limeira. Dentre os conteúdos abordados, a mostra conta que o futebol feminino chegou até mesmo a ser proibido por lei no País, entre 1941 e 1979. Além disse, reflete o porquê de as mulheres futebolistas não terem nem sombra do mesmo reconhecimento que os homens  por parte de clubes, federações e mesmo da memória afetiva dos torcedores.

Situação no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol tem hoje um vasto acervo sobre a modalidade, disponível para consulta na biblioteca em sua sede, no banco de dados online (http://dados.museudofutebol.org.br) e na exposição virtual de mesmo nome do projeto, disponível na plataforma Google Arts&Culture.

A mostra itinerante resulta de ação com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, para a difusão de acervos e ampliação do acesso à cultura.

Em Limeira, curiosamente, o museu que recebe a mostra tem o mesmo nome do estádio, que leva o nome de José Levy Sobrinho, ex-prefeito e um dos responsáveis por implantar a citricultura na cidade. Limeira é uma das poucas cidades que ostenta o título de campeã paulista de futebol, com a conquista da Internacional, em 1986.

 

Visite

Compartilhe!