HomeCultura + Cultura + NotíciasLançamento do livro “Brasil Faz Design” no MCB resgata registros de catálogos do evento

Mesa redonda com autores e convidados especiais acontece no dia 11 de dezembro, segunda-feira, às 18h30 – entrada gratuita

No dia 11 de dezembro, segunda-feira, às 18h30, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, sediará o lançamento do livro “Brasil Faz Design: criatividade brasileira no cenário internacional”, com autoria de Marili Brandão, Christian Ullmann e Sandra Nedopetalsk.

A publicação resgata registros de catálogos do Brasil Faz Design, evento reconhecido por introduzir a produção nacional de design no exterior e pioneiro ao levar trabalhos de designers brasileiros para serem expostos em outros países, ajudando abrir espaço para jovens talentos.

Reportagens publicadas na imprensa e depoimentos de aproximadamente 70 designers e profissionais que participaram do evento ao longo dos últimos anos, além de textos de acadêmicos sobre personagens homenageados, completam o livro que registra essa importante parte da história do design brasileiro, seus desafios, sonhos e conquistas.

No lançamento, haverá sessão de autógrafos e uma mesa redonda em que os autores da publicação e os convidados Fábio Magalhães (curador do Brasil Faz Design) e Pedro Paulo Franco (ganhador do prêmio estudante e TOP TEN na categoria profissional do Brasil Faz Design) debaterão acerca dos principais assuntos contidos no livro.

“Brasil Faz Design: criatividade brasileira no cenário internacional” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, por meio da lei de incentivo à cultura do ProAC ICMS, patrocinada pela Tok&Stok e Fernando Jaeger Atelier. É uma co-edição da Brasil Faz Design e da Editora Olhares.

Sobre os autores

Marili Brandão

Formada em desenho industrial pela FAAP, fez curso de especialização no Instituto Europeo di Design Milão (IED) e mestrado na FAU-USP. Atuou como designer na Philips do Brasil. Lecionou História do Design e Projeto na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e Eco Design e Sustentabilidade no curso de pós-graduação da Faesa (ES). Realizou sete edições da mostra Design & Natureza, no Shopping D&D, em São Paulo. Escreve sobre design desde 1987, tendo sido correspondente da revista italiana Abitare e da Folha de São Paulo. Em 2001, foi curadora de design da Bienal 50 Anos – Uma Homenagem a Ciccillo Matarazzo, e em 2006 do painel de design contemporâneo da Bienal Brasileira de Design. Idealizadora e realizadora do projeto BrasilFaz Design.

Christian Ullmann

Argentino formado em desenho industrial pela Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo de Buenos Aires e reside no Brasil desde 1996. Recebeu prêmios na Itália, Espanha, Brasil e Argentina com móveis residenciais, de escritório, objetos e projetos socioambientais. Coordenador do Núcleo Exploratório de Design, professor do Instituto Europeo di Design São Paulo (IED) e pesquisador do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR. Foi colaborador da Revista abc Design, Rede Latino Americana de Design, do Portal Design Brasil. Realizou sete edições da mostra Design & Natureza, no Shopping D&D, em São Paulo. Desde 2001 é sócio-diretor do escritório iTProjetos, atuando como consultor especializado em desenvolvimento de produtos com responsabilidade socioambiental.

Sandra Nedopetalski

Jornalista formada pela ECA-USP e foi repórter da TV Globo e assessora de imprensa da divisão jeans da São Paulo Alpargatas. Chefiou redações de revistas como Gourmet, Casa Vogue (Carta Editorial) e Quartos de Criança (Editora Globo). Desenvolveu e executou projetos especiais para as revistas Casa Claudia e Arquitetura & Construção (Editora Abril), entre várias outras empresas. Coautora dos livros O Toribana Cultura de Campos do Jordão (Editora Meta livros), 150 Ideias de Decoração de Casa Claudia, volume III (Editora Abril), 1936-2011 – A Sua História Tem a Nossa Marca (Decor Books), Momento Itália/Brasil (Editora Abril), Jóia Bergamo (Editora Abril). Foi diretora de conteúdo do programa Arquitetura Verde, veiculado pelo canal +Globosat.

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO: Brasil Faz Design: criatividade brasileira no cenário internacional

Dia e Horário: 11 de dezembro, segunda-feira, das 18h30 às 23h

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano