HomeAssessoria ReleasesLançamento de livro sobre escola de samba marca mês do carnaval na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Lançamento de livro sobre escola de samba marca mês do carnaval na Biblioteca Parque Villa-Lobos

O lançamento do livro “Vamos falar da Portela” é um dos destaques de fevereiro na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo). O evento está marcado para o dia 8, sábado, das 15h às 18h, e contará com apresentação musical do Grupo Geração Portela de Paraisópolis. De autoria de Carlos Eduardo Tattá e Paulo Toledo, o livro tem ilustrações de Julia de Paula e conta detalhes sobre a história da escola de samba que tem admiradores no País inteiro.

As contações de histórias prometem agitar os finais de semana na BVL, com o comando da equipe da biblioteca às sextas-feiras às 15h e, aos sábados e domingos, às 16h com artistas e grupos convidados (Cia. Hespérides, Cia. Cantando Conto, Cia. Laurnoar, Paula Dugaich, Irene Tanabe, Grupo #BoraLê, Cia. Mapinguary, Recantação e Grupo Mãos de Fadas). Em 8 de fevereiro, o Domingo no Parque, com a Trupe Pitirilo, abre espaço para a leitura em família e as sessões de contações no Parque Villa-Lobos, das 11h às 16h. Teremos ainda durante o mês, o Clube do Livro EscreViver, no dia 15, sábado, das 14h30 às 17h30, com a participação da escritora, cordelista e poetisa Jarid Arraes. A atividade, com o Coletivo EscreViver, tem vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Já o Clube de Leitura de fevereiro da biblioteca acontecerá na sexta-feira, dia 28, das 15h às 17h e tratará de obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019: “O pai da menina morta”, de Tiago Ferro.

Importante acrescentar que, com inscrições a partir das 10h do dia 18 de fevereiro, a BVL terá, em março, a Oficina Papum de Escrita, com a escritora Índigo. A atividade, indicada para pessoas de todas as idades, será realizada no sábado, 14 de março, das 14h30 às 17h30.

Dica do mês

Este mês, a dica é, além de aproveitar os serviços e programas da BVL, conferir a programação especial do aniversário de 10 anos da Biblioteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo também gerida pela Organização Social SP Leituras. Serão vários dias de festa! E tudo começa logo no dia 1º de fevereiro, sábado, com a abertura, às 11h, da Exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-americana, com curadoria do premiado ilustrador Fernando Vilela e realizada em parceria com o Instituto Tomie Ohtake e a Fundação SM. No domingo, dia 2, é a vez do show-leitura Helio Flanders & As Folhas da Relva (realização: Sesc Santana) acontecer às 15h. No domingo, dia 9, das 10h30 às 13h, acontece a Cerimônia de 10 anos da BSP com Bate-papo com Drauzio Varella, que terá a mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto.

No sábado, 15, o dia começa com o Encontro de Yoga e Meditação no Parque, com Amanda Velloso, às 10h (ponto de encontro: às 9h40 na frente da BSP); a programação segue com o bate-papo com o escritor Pedro Bandeira, mediado também por Costa Pinto, às 11h; Oficina Minichef, com Andy Giacometti, das 14h às 15h30; Bate-papo com Escritores às 14h (com Cidinha da Silva, Marcelino Freire e Roberta Estrela D´Alva, com mediação de Rodrigo Ciríaco); e o espetáculo Os Mequetrefe, com o Grupo Parlapatões, às 16h. No domingo, dia 16, o coletivo Caravana Lúdica realiza, às 11h30, a atividade Jogos do Mundo; haverá sessões de contações de histórias no Parque da Juventude com a Cia. Duo Encantado das 12h às 16h; Oficina de Poesia, com Jonas Samaúma às 13h e Oficina Maker: Corrida Maluca, com Glauco Paiva, às 14h. Tudo será encerrado com a animada apresentação do Agrupamento Musical do Consulado da Portela de São Paulo às 16h, com clássicos do repertório da escola de samba.

Mas a programação da festa vai além e fará da biblioteca palco de um evento que visa a formação geral e crítica de profissionais das áreas de biblioteca, leitura e literatura: o Workshop Internacional Mediação: Uma Biblioteca para Hoje e para Todos, realizado pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 9h30 às 16h30. Entre os convidados do evento (inscrições encerradas) estão Ignácio de Loyola Brandão e Gonzalo Oyarzún, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile. Veja os detalhes das atividades especiais de aniversário da BSP no site https://bsp.org.br/

Confira a programação da BVL em fevereiro:

Infantil

Hora do Conto – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição. Sextas-feiras, às 15h.

7 – “A bruxa Salomé”, de Audrey Wood. Com equipe BVL.

14 – “Yemanjá”, de Carolina Cunha. Com equipe BVL.

21 – “O baú das histórias”, de Gail E. Haley. Com equipe BVL.

28 – “Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa”, de Helena Gomes e Geni Souza. Com equipe BVL.

Sábados e domingos, às 16h.

1 – “A serpente e o vaga-lume”, de Ilan Brenman. Com a Cia. Hespérides.

2 – “A princesa que escolhia”, de Ana Maria Machado. Com a Cia. Cantando Conto.

8 – “As coisas que a gente fala”, de Ruth Rocha. Com a Cia. Luarnoar.

9 – “Monstros doentes”, de Emmanuelle Houdart. Com Paula Dugaich.

15 – “Abrapracabra!”, de Fernando Vilela. Com Irene Tanabe.

16 – “Rodrigo enxerga tudo”, de Markiano Charan Filho. Com o Grupo #BoraLê.

22 – “A velhinha que dava nome às coisas”, de Cynthia Rylant. Com a Cia. Mapinguary.

23 – “Grilo, o adivinho”, de Neil Philip. Com Recantação.

29 – “A esposa do corvo”, de Helena Gomes e Geni Souza. Com interpretação em Libras. Com o Grupo Mãos de Fada.

Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Pintando o 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30 (não haverá atividade no dia 26). Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

5 – Gravura.

12 – Colagem.

19 – Técnica mista: inspirada em obras da Semana de Arte Moderna.

Brincando e Aprendendo – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

7 – Jogos de tabuleiro.

14 – Jogos online.

21 – Queimada.

28 – Programação em Scratch.

Todos os públicos

Lançamento do livro “Vamos falar da Portela”, de Carlos Eduardo Tattá e Paulo Toledo. Ilustrações de Julia de Paula. Apresentação musical com o Grupo Geração Portela de Paraisópolis. Sábado, 8, das 15h às 18h. Não é necessário fazer inscrição.

Domingo no Parque – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Domingo, 16, das 11h às 16h. Com a Trupe Pitirilo. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.

Jogos de Videogame – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Jogos Sensoriais – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30 (não haverá atividade no dia 25). Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Jogos para Todos! Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 15h às 17h.  Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez.  Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Leitura ao Pé do Ouvido – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

5 – “A droga do amor”, de Pedro Bandeira.

12 – “O pintinho do vizinho”, de Pedro Bandeira.

19 – “As bruxas”, de Stacy Schiff.

26 – “Depois do foram felizes para sempre”, de Ilan Brenman.

Jovem

Luau BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 16h às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

Adulto

Clube de Leitura – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Sexta-feira, 28, das 15h às 17h. “O pai da menina morta”, de Tiago Ferro (obra vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2019). Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

Curso de Narração de Histórias – O curso trabalha a potencialidade das narrativas de literatura oral e aspectos relativos à comunicação e expressão.  O conteúdo programático abordará os vários tipos de histórias – como lendas, mitos, fábulas, história de origem, contos de fadas, entre outros -, a relação com a música, técnicas como interpretação, oralidade e improvisação, e o papel do contador de histórias ao longo da história universal. Indicado para pessoas à partir de 16 anos. Terças e quintas-feiras, dias 11, 13, 18, 20 de fevereiro e 3, 5, 10 e 12 de março, das 14h30 às 17h30. Realização: Arte Despertar em parceria com a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Iniciativa financiada via ProAC – ICMS. Inscrições encerradas.

Clube do Livro EscreViver – Neste mês, a BVL recebe o Clube do Livro organizado pelo Coletivo EscreViver.  A atividade conta com a participação da escritora, cordelista e poetisa Jarid Arraes para uma conversa sobre o livro “Redemoinho em dia quente”. Nascida em Juazeiro do Norte, Jarid tem uma escrita potente, daquelas impossíveis de largar durante a leitura – e inesquecíveis depois. O clube – que acontece mensalmente – é dedicado ao público feminino e tem a finalidade de propor discussões pertinentes por meio de obras literárias escritas, exclusivamente, por mulheres. Sábado, 15, das 14h30 às 17h30. Com o Coletivo EscreViver. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

De olho nas inscrições

Oficina Papum de Escrita – Uma oficina para quem deseja destravar sua escrita e descobrir sua voz literária com técnicas divertidas e muito práticas. Indicado para pessoas de todas as idades. Sábado, 14 de março, das 14h30 às 17h30. Com a escritora Índigo. Inscrições a partir das 10h do dia 18 de fevereiro, pelo link www.bvl.org.br/inscricao .

Tecnologia Dia a Dia – Curso de Smartphone + 60 – Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 24 horas. Inscrições no balcão de atendimento da Biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

Tecnologia Dia a Dia – Curso de Informática Básico + 60 – Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, introduzindo-os ao mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.  Inscrições no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h ou pelo telefone 3024-2500.

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30. Dia 1º de janeiro, a biblioteca estará fechada.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!