HomeAssessoria ReleasesJornada do Patrimônio promove visitas a bens históricos na região de Ribeirão Preto

Jornada do Patrimônio promove visitas a bens históricos na região de Ribeirão Preto

São Simão, Sertãozinho, Ribeirão Preto realizam atividades que visam aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico das cidades

A Jornada do Patrimônio Cultural SP, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com diversos municípios, chega à região de Ribeirão Preto em outubro. O projeto tem como intuito sensibilizar o público para a valorização dos patrimônios culturais dos municípios. São Simão terá programação de 4 a 6 de outubro, Sertãozinho no dia 6 de outubro e Ribeirão Preto em 5 e 6 de outubro.

O evento participativo, celebrado pelos cidadãos, reúne uma extensa programação que inclui visitas monitoradas, debates, atividades e ações gratuitas voltadas às tradições locais. Inspirado na iniciativa que nasceu na França em 1985 e passou a integrar o calendário de eventos de toda a Comunidade Europeia a partir de 1999, chega a sua terceira edição em São Paulo com expectativa de participação recorde de cidades.

Confira a programação da região:

Ribeirão Preto

05/10

Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h

Atividade: Visita guiada na Igreja Matriz

Local: Praça São Paulo, com entrada pelo acesso da Avenida Brasil.

05/10

Horário: 20h às 22h

Atividade: Palestra “Patrimônio Cultural e Sociedade” com o Prof.  Sabe Tudo, da Faculdade de História e Filosofia Esperança – Auditório Luz (100 lugares)

Local: Rua da Independência, nº 1822

05 e 06/10

Horário: a partir das 15h

Atividade: Festival do virado à paulista com show musical no Coreto

Local: Praça São Paulo

06/10

Horário: a partir das 09h

Atividade: Passeio ciclístico – roteiro dos monumentos históricos

Local: Saída do Coreto da Praça São Paulo

São Simão

04/10

Horário: 9h às 11h

Atividade: Visita guiada pelo roteiro Histórico Cultural Simonense

Local: Casa de Cultura Marcello Grassmann/ Museu Histórico Simonense Alaur da Matta/Igreja Matriz São Simão Apostolo, no centro da cidade.

Horário: 19h às 21h

Atividade: Palestra de mobilização e sensibilização sobre os patrimônios históricos e culturais de São Simão e Berço da Proclamação da República.

Local: SP Museu Histórico Simonense Alaur da Matta –  R. Campos Salles, 177 – Centro.

06/10

Horário: Concentração às 8h00/Saída às 8h30

Atividade: 1º Passeio Ciclístico – Roteiro  Histórico Cultural Simonense

Local: Saída: Praça da Amizade, s/n – Bairro Jardim Brasil. Término no  Parque e Bosque Municipal Joaquim de Araújo Procópio Carvalho, Rua Anibal Pires s/n – Bairro Vila Monteiro.

Sertãozinho

06/10

Horário: 8h30 às 15h15

Atividade: Tour turístico cultural em equipamentos públicos da cidade, seguido por certificação dos alunos contemplados no Concurso Literário “Arte e memória: a valorização do patrimônio sertanezino” e almoço de confraternização com a presença de professores e responsáveis.

Local: Início na Praça Mané Gaiola (café da manhã)

Utilize a hashtag #JornadaSP nas redes sociais.

Compartilhe!