HomeAssessoria ReleasesJohn Lennon é homenageado no #MISemCASA

John Lennon é homenageado no #MISemCASA

Artista, que completaria 80 anos no dia 9 de outubro, é celebrado com um bate-papo ao vivo que aborda sua carreira e a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen

O MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – preparou uma programação especial para esta semana. No dia 9 de outubro, John Lennon completaria 80 anos e, para marcar a data, o Museu realiza uma live especial que aborda sua carreira e a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen. A mostra de fotos, inaugurada  em março, ficou três dias em cartaz devido à pandemia, e retorna assim que o Museu reabrir. A conversa ao vivo acontece no canal do YouTube do MIS, às 19h, e conta com a  participação do jornalista e curador da exposição Ricardo Alexandre, da jornalista Lorena Calabria e de Marco Antonio Mallagoli, presidente do fã-clube Revolution. O bate-papo ao vivo integra a programação do #MISemCASA, campanha virtual com conteúdo inédito no canal do MIS no YouTube.

Completam a programação do MISemCASA o Ciclo de Cinema e Psicanálise, que debate o longa A vida invisível, de Karim Aïnouz; o depoimento do cineasta Júlio Bressane, realizado em fevereiro de 1990 para o programa Memória do Cinema do Acervo MIS; mais uma edição do Notas Contemporâneas, com Adriana Calcanhotto, que também celebra seu aniversário neste mês (03.10); e o Bate-papo de Cinema Pontos MIS, que exibe e debate o clássico de José Mojica Marins, Esta noite encarnarei no teu cadáver. Por fim, a programação se encerra no domingo, com mais um episódio do Lendo Imagens

Cursos
O MIS está com inscrições abertas para mais de 30 cursos online. São opções nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, videoclipes, séries, história da arte e música. Entre as novidades estão um curso completo sobre a história do cinema e outro sobre a obra de Quentin Tarantino. A lista completa e todos os detalhes podem ser conferidos no site do Museu: www.mis-sp.org.br/cursos 

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCASA | 5 a 11.10

05.10 | Segunda-feira | 20h | Memória do Cinema l Júlio Bressane

O programa Memória do Cinema colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são imprescindíveis para a compreensão da evolução da forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Este episódio traz uma edição especial do depoimento de Júlio Bressane realizado em fevereiro de 1990, no MIS, por Inácio Araújo, Jean-Claude Bernardet e Olgária Matos, no qual o cineasta fala sobre sua  trajetória, a relação com o Cinema Novo e com Glauber Rocha, seus filmes e seus processos. Júlio Bressane nasceu no Rio de Janeiro em 1946 e é um dos principais cineastas brasileiros e do chamado Cinema Marginal. Iniciou sua trajetória como assistente de direção de Walter Lima Jr. e entre seus filmes estão: Cara a cara (1967), O anjo nasceu (1969),  Matou a família e foi ao cinema (1969),  Brás Cubas (1985) e Sermões, a história de Antônio Vieira (1989). Outros depoimentos de importantes personalidades do cinema brasileiro, como Rogério Sganzerla, Vladimir Carvalho, Tizuka Yamazaki, Cacá Diegues, Jean-Claude Bernardet e Eduardo Coutinho, podem ser acessados pelo Acervo Online.
Confira o depoimento de Júlio Bressane.

06.10 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise l A vida invisível (ao vivo)

O programa, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e a Folha de S.Paulo, traz a cada edição um debate sobre um filme com um jornalista e um psicanalista convidado. Dessa vez, o filme abordado será A vida invisível (dir. Karim Aïnouz, Brasil, 2019, 139 min, 16 anos). O filme de Aïnouz conquistou o Prêmio Un Certain Regard de Cannes, em 2019, e foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar de melhor filme estrangeiro no mesmo ano. Participam do bate-papo ao vivo, mediado por Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, a atriz Julia Stockler, (intérprete de Guida Gusmão no filme) e a psicanalista e psicóloga Alice Paes de Barros Arruda. O filme não será exibido, mas está disponível nas plataformas Google Play, Microsoft Store e Looke. 

Sinopse: A ação se passa na década de 1940, no Rio de Janeiro. Acompanhamos a jovem e tímida Eurídice (Carol Duarte), pianista talentosa, e Guida (Julia Stockler), irmã mais velha, extrovertida, sensual e festeira. Sob opressor sistema patriarcal, as irmãs trilham caminhos distintos. Guida foge de casa com o namorado. Eurídice, por obrigação, se casa com Antenor (Gregorio Duvivier) e mantém a duras penas uma paixão quase secreta pela música.  Participe do bate-papo. 

07.10 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas l Adriana Calcanhotto

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do Museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011. Esta edição traz o depoimento da cantora Adriana Calcanhotto, que esteve no MIS em junho de 2015  e pode  registrar a  sua história  no projeto Notas Contemporâneas.

Adriana Calcanhotto nasceu em Porto Alegre em 1965, é cantora, compositora, intérprete, instrumentista, produtora musical, arranjadora, escritora e ilustradora. Iniciou sua trajetória nos anos 1980, com apresentações em bares e casas noturnas em sua cidade natal. Em 1990, já no Rio de Janeiro, gravou seu primeiro disco, com o qual obteve reconhecimento  e  ganhou o prêmio Sharp de Revelação Feminina. Com seu segundo álbum, lançado em 1992, suas canções Mentiras e Esquadros se tornaram sucessos nas rádios de todo o país. Já em 2004, para o público infantil, Adriana concebe o álbum Adriana partimpim, com o qual ganhou o Grammy Latino de melhor álbum infantil. Recentemente, ela lançou o álbum , composto e gravado durante a quarentena. Veja o depoimento. 

09.10 | Sexta-feira | 19h | Bate-papo ao vivo: John Lennon 80 anos – Música e seus dias em NY
No dia 9 de outubro, John Lennon completaria 80 anos e, para marcar a data, o Museu realiza uma live especial que aborda sua carreira, com destaque para a produção do artista nos 10 anos em que viveu em Nova York, e a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen. A mostra de fotos, inaugurada em março, ficou três dias em cartaz devido à pandemia, e retorna assim que o Museu reabrir. A conversa ao vivo acontece no canal do YouTube do MIS, às 19h, e conta com a  participação do jornalista e curador da exposição Ricardo Alexandre, da jornalista Lorena Calabria e de Marco Antonio Mallagoli, presidente do fã-clube Revolution. Participe do bate-papo ao vivo.

Sobre a exposição: Por meio de uma curadoria inédita para o Brasil, assinada pelo jornalista Ricardo Alexandre, a exposição traz fotografias feitas por Bob Gruen, um dos maiores fotógrafos da cena rock’n’roll, e que documentou a vida de John Lennon no período em que ele morou na cidade de Nova York. As imagens de Gruen exploram não apenas a relação de John Lennon com Yoko Ono durante os anos 1970, mas também suas diferentes facetas: pai, ex-Beatles e rock star no auge da fama. Além dos excessos, dos shows e das festas, as fotografias apresentam seus momentos de intimidade e lançam um olhar aprofundado sobre a pessoa por trás da imagem de ídolo internacional.

10.10 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Esta noite encarnarei no teu cadáver (ao vivo)
O programa, que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo, apresenta em parceria com a Spcine Play o longa nacional Esta noite encarnarei no teu cadáver (dir. José Mojica Marins, Brasil, 1967, 110 min, 18 anos). Para assistir gratuitamente ao filme, que ficará disponível das 11h do dia 08.10 até 10.10, basta preencher um cadastro neste link. Já o bate-papo ao vivo acontece às 18h no canal do MIS no YouTube. O encontro conta com as  participações de Liz Marins (Cineasta, atriz, escritora, apresentadora de TV  e palestrante sobre cinema, vídeo e temática fantástica nas artes), Laura Loguercio Cánepa (jornalista e especialista em cinema de horror brasileiro com pós-doutorado pela ECA-USP), Gloria Maria (agente cineclubista da Spcine) e mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts)

Sobre o filme: Esta noite encarnarei no teu cadáver é continuação do primeiro filme de José Mojica Marins e dá sequência à saga de Zé do Caixão. O personagem símbolo do cinema de horror brasileiro, Josefel Zanatas ou “Zé do Caixão”, procura encontrar a mulher superiora, capaz de gerar o filho perfeito, visto que está convencido que a eternidade só existe por meio do sangue e não do espírito. Nessa busca, junto a seu fiel criado Bruno, Zé do Caixão rapta garotas de um vilarejo, o que desencadeia comoção da comunidade, as buscas pela polícia e o apaziguamento da situação pelo clero. 

11.10 | Domingo | 11h | Lendo Imagens: Álbum de família, de Lucas Rafael

O projeto Lendo Imagens apresenta um diálogo direto entre artistas e público, partindo das fotos do Acervo MIS. O Museu convida artistas a escolherem uma imagem do acervo para compartilhar uma leitura com o público, com o objetivo de divulgar as obras e, também, valorizar fotógrafos, curadores, críticos e pesquisadores contemporâneos. Neste episódio, a fotógrafa Marina Schiesari destrincha uma imagem de Lucas Rafael, autor da série Álbum de família, mostra selecionada pelo programa Nova Fotografia de 2017. Na mostra o fotógrafo retrata a simplicidade da rotina de uma zona rural localizada a 30 km de Pirassununga, no interior de São Paulo. 

Veja o vídeo

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes, que traz imagens de diversas situações de deslocamentos e trabalhos itinerantes que muitas vezes passam despercebidos, invisíveis, na correria cotidiana; Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana, com imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista;  Cinema paulista nos anos 1970, sobre a produção e bastidores do cinema paulista dessa década presente no acervo do MIS; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970, resgate de uma das primeiras coleções do acervo do MIS com documentação dos fotógrafos de rua em atividade no início dos anos 1970; e A mulher na Revolução de 32, mostra com fotografias, arquivos de áudio e trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução.  

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte da documentação reunida ao longo dos 50 anos do Museu.

S e r v i ç o

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!