HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesJoão da Cruz estreia na Casa das Rosas com direção de Helder Mariani e interpretação de Conrado Caputo

João da Cruz estreia na Casa das Rosas com direção de Helder Mariani e interpretação de Conrado Caputo

Temporada segue até o dia 23 de fevereiro com sessões às sextas-feiras

Inspirado nos escritos de São João da Cruz, poeta e místico espanhol do século XVI, o espetáculo “João da Cruz” estreia no dia 19 de janeiro, sexta-feira, às 20h00 na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos. A montagem é um solo de Conrado Caputo com dramaturgia e encenação de Helder Mariani. A temporada segue até o dia 23 de fevereiro com sessões sempre às sextas-feiras, às 20h00. A Casa das Rosas integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e é gerenciada pela Poiesis.

A ação se passa durante o período em que o Frei João da Cruz – canonizado São João da Cruz pela Igreja Católica, em 1726 – foi prisioneiro dos Carmelitas Calçados, seus próprios confrades, numa cela minúscula do Convento de Toledo. Com uma poesia e uma mística que ultrapassaram os limites do discurso religioso, a obra escrita do Frei João Cruz faz parte da literatura clássica espanhola. O monólogo retrata a obra literária do santo, com suas ideias radicais, expressas pela palavra escrita e por sua prática de vida. Ele também carrega as contradições existenciais da humanidade que, depois da Idade Moderna, se tornarão cada vez maiores.

Foto: Divulgação

O texto teatral João da Cruz parte de uma colagem de textos traduzidos de várias obras do autor. A proposta do encenador Helder Mariani é discutir sobre o homem, o poeta e o místico. “Nosso propósito não é apresentar uma narrativa biográfica de cunho didático”, afirma. A dramaturgia traz um João da Cruz consumido pela sede de infinito nos tempos de prisão, solitário e humilhado, sofrendo altos e baixos emocionais.

A encenação de Mariani apresenta o ator solitário e revela os aspectos frágil e forte de todo ser humano. Com uma trilha sonora contemporânea que dialoga com a narrativa, valendo-se de poucos recursos cenográficos ou de iluminação, o ator se despoja em cena e abre espaço para a palavra.

Ficha técnica

 

Dramaturgia e encenação: Helder Mariani

Interpretação: Conrado Caputo

Direção de arte: Pedro Faraldo

Trilha sonora: Dagoberto Feliz

Fotos: Danilo Batista

Vídeo: Orion Produtora / Nidowilliam Spadotto

Produção executiva: Paloma Rocha

Realização: Cia. da Palavra

SERVIÇO

Espetáculo João da Cruz

Estreia: 19/1, sexta-feira às 20h

Temporada: 19/1 a 23/2, sextas-feiras às 20h

Ingressos: R$20 (meia) e R$40 (inteira). 25 lugares por sessão.

Recomendação etária: 14 anos. Duração: 60 min.

Aceita dinheiro e cartão de débito. Antecipados: www.compreingressos.com

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h00 às 22h00. Domingos e feriados, das 10h00 às 18h00.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br

RelatedPost

Compartilhe!