HomeAssessoria ReleasesJardim Paradiso: Filmes sobre Pollock, Modigliani e Rembrandt serão exibidos na Casa das Rosas

As sessões são gratuitas e serão apresentadas entre julho e setembro

O tradicional cinema ao ar livre no jardim da Casa das Rosas já tem programação de julho até setembro deste ano. O Jardim Paradiso exibirá diversos clássicos gratuitamente, com filmes que tratam da trajetória de pintores importantes. Basta preparar a pipoca e aproveitar! As sessões são abertas ao público e acontecem sempre às 19h. A Casa é integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

Abrindo a programação, no dia 18 de julho, quinta-feira, o filme Pollock (2000), dirigido por Ed Harris, será exibido. O longa, que é indicado para maiores de 14 anos, conta a vida do pintor Jackson Pollock, a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas, conhecido por seu estilo abstrato-expressionista inovador. Sua trajetória de abusos alcoólicos e de uma relação amorosa muito conturbada, o levou da ascensão à decadência. A obra tem 122 minutos.

Já a trajetória do italiano Amedeo Modigliani também será exibida no filme Modigliani – A paixão pela vida, dirigido por Mick Davis. No dia 1º de agosto o público conhecerá a vida adulta do pintor em Paris, onde se destaca no meio artístico, conta com a amizade turbulenta e o assessoramento de Pablo Picasso, e suas experiências no meio boêmio.

No dia 15 é a vez de Rembrandt, com direção de Alexander Korda. O pintor holandês Rembrant van Rijn fica viúvo, situação que o deixa abalado e sem energia para seguir ordens dos mecenas. Mesmo como expoente do barroco europeu, fica mergulhado em dívidas até encontrar inspiração e apoio da empregada Hendrickje.

Em setembro, dia 5, a direção de Peter Webber em A moça com brinco de pérola, com três indicações ao Oscar, recria o ambiente onde o holandês Johannes Jan Vermeer pintou o quadro que dá nome ao filme de 100 min. Ao contrário de Rembrant, o pintor Vermeer faz o que os patrocinadores exigem para sustentar a família com mais de 10 filhos. Porém, a chegada da criada Griet o inspira a fazer uma de suas obras mais famosa.

No dia 19, o longa-metragem Andrei Rublev retrata a vida do pintor russo, desde a saída de Rublev do monastério até o início como pintor sacro durante os séculos XIV e XV. Com direção de Andrei Tarkovsky, a obra cinematográfica recebeu o FIPRESCI do Festival de Cannes em 1969.

Confira a programação completa do Jardim Paradiso:

18 de julho

Pollock (2000)

Direção: Ed Harris | Classificação indicativa: 14 anos | 122 min

Modigliani – A paixão pela vida (2004)

Direção: Mick Davis | Classificação indicativa: 16 anos | 128 min

Rembrant (1936)

Direção: Alexander Korda | Classificação indicativa: 12 anos | 85 min

5 de setembro

A moça com brinco de pérola (2004)

Direção: Peter Webber | Classificação indicativa: 12 anos | 100 min

19 de setembro

Andrei Rublev (1966)

Direção: Andrei Tarkovsky | Classificação indicativa: 14 anos | 145 min

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h