HomeAssessoria ReleasesJardim Paradiso: Casa das Rosas exibe O homem que virou suco e Slam: voz de levante

Jardim Paradiso: Casa das Rosas exibe O homem que virou suco e Slam: voz de levante

Ficção da década de 1980 e documentário de 2018, as duas obras nacionais têm a poesia e a literatura como eixo principal de suas narrativas

O já tradicional cinema ao ar livre da Casa das Rosas – museu que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – realiza em maio duas sessões super especiais: O homem que virou suco e Slam: voz de levante são exibidos respectivamente dias 16 e 30 de maio, quintas-feiras às 19h. As sessões são gratuitas, é só trazer a pipoca e aproveitar!

Dirigido por João Batista de Andrade, O homem que virou suco entrou em 2015 na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). O longa conta a história de Deraldo, poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo. Sobrevivendo de suas poesias e folhetos é confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão na festa que recebe o título de operário símbolo. O filme aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, que esmaga o homem dia-a-dia e tenta eliminar suas raízes.

Poesia nascida na urgência. Lançado nacionalmente em 2018, Slam: voz de levante é um documentário sobre uma atividade cada vez mais comum no país nos últimos anos: os Poetry Slams, batalhas de poesia performáticas que atraem ouvintes de diferentes realidades sociais e vivências. Dirigido por Tatiana Lohman e pela poeta Roberta Estrela D’Alva, o longa mostra a história dos slams nos Estados Unidos, local onde o as batalhas nasceram e se expandiram rapidamente para o restante do mundo.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Jardim Paradiso

O homem que virou suco (1980)

16/5. Quinta-feira, 19h

Recomendação etária: 14 anos | Duração: 97 min.

 

Slam: voz de levante (2018)

30/5. Quinta-feira, 19h

Recomendação etária: livre | Duração: 95 min.

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

Compartilhe!