HomeAssessoria ReleasesJardim Paradiso: Casa das Rosas exibe Caravaggio e Sangria – Voz do útero

Jardim Paradiso: Casa das Rosas exibe Caravaggio e Sangria – Voz do útero

Caravaggio narra a trajetória do artista barroco italiano, enquanto Sangria conta a história do Brasil do ponto de vista feminino

Em abril, o projeto de cinema ao ar livre Jardim Paradiso, que acontece na Casa das Rosas, exibe dois filmes que recontam histórias importantes: Caravaggio (1986), obra de Derek Jarman, e Sangria – Voz do Útero (2017), de Luiza Romão. As sessões no museu que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, são gratuitas e acontecem 4 e 18 de abril, quintas-feiras às 19h. Não são necessárias inscrições prévias, é só trazer a pipoca e aproveitar!

Premiado no Berlinale 1986 com o Urso de Prata na categoria Aspecto Visual, Caravaggio (1986) fala sobre a curta vida do pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio, desde a infância e decepções do início da carreira até os últimos sucessos, a amizade com um cardeal e a relação destrutiva com um lutador e sua namorada. Primeiro filme de Tilda Swinton, o longa de Derek Jarman é exibido 4 de abril, quinta-feira às 19h.

Dirigido pela poeta e atriz Luiza Romão, Sangria – Voz do Útero (2017) é um vídeo-arte que apresenta um complexo trabalho de literatura, vídeo, artes plásticas, música fotografia e performances produzidos por mais de 50 mulheres. A obra foi desenvolvida a partir do livro homônimo de Romão, que em 28 poemas retrata a história do Brasil, da colonização à contemporaneidade, sob a ótima da mulher. A sessão do filme acontece 18 de abril, quinta-feira às 19h.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Jardim Paradiso

Caravaggio (1986)

4/4. Quinta-feira, 19h

Recomendação etária: 16 anos | Duração: 90 min.

 

Sangria – Voz do Útero (2017)

18/4. Quinta-feira, 19h

Recomendação etária: 14 anos | Duração: 60 min.

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

Compartilhe!