HomeAssessoria Assessoria Releases Sem categoriaJames Joyce é tema de palestra gratuita na Casa das Rosas

James Joyce é tema de palestra gratuita na Casa das Rosas

Caetano Galindo, um dos especialistas nos estudos do autor irlandês, expõe os desafios de tradução da obra “joyceana”, da qual Haroldo de Campos foi um grande divulgador

James Joyce, romancista, contista e poeta irlandês, é considerado um dos autores de maior relevância no século XX. E a Casa das Rosas, instituição da Secretaria da Cultura gerenciada pela Poiesis, convida Caetano Galindo, dentro do projeto Páginas Abertas, para ministrar a palestra Panorama de James Joyce, no dia 9 de maio, quarta-feira, das 19h00 às 21h00. O evento é gratuito e, para participar, basta fazer inscrição pelo site ou na recepção do museu.

Caetano Galindo é um dos grandes tradutores do autor e especialista nos estudos do escritor no Brasil. Ele é responsável pela mais recente tradução de Ulysses, de Joyce, que foi publicada em 2012 e venceu o Prêmio Jabuti.

A proposta da palestra é expor os desafios envolvidos na tarefa de tradução da obra “joyceana”, da qual Haroldo de Campos – patrono do museu – foi um grande divulgador. O poeta concretista foi um dos primeiros tradutores de Finnegans Wake no Brasil, sendo até hoje uma grande referência para os estudiosos e amantes de Joyce.

O projeto Páginas Abertas é uma série de encontros que abordam livros de autores que foram fundamentais na construção da obra de Haroldo de Campos.

Sobre Caetano Galindo

Caetano Galindo é ensaísta, tradutor e professor de Linguística Românica. Doutor em Linguística, também traduziu para o português do Brasil obras de autores como Thomas Pynchon, David Foster Wallace e Charles Darwin. Em 2013, publicou Ensaio sobre o entendimento humano, seu primeiro livro de contos.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Panaroma de James Joyce

Quarta-feira, 9/5 – das 19h00 às 21h00

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h00 às 18h00

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

www.casadasrosas.org.br

RelatedPost

Compartilhe!