HomeAssessoria ReleasesInfluência indiana, africana e árabe, presente nos contos, será apresentada nas bibliotecas das Fábricas de Cultura

Influência indiana, africana e árabe, presente nos contos, será apresentada nas bibliotecas das Fábricas de Cultura

Durante dezembro, a imaginação e o contato com diversas culturas serão exercitados nas unidades da Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha

A partir do dia 4 de dezembro as atividades de contos vão circular pelas bibliotecas das Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Repleta de histórias fantásticas e diversão, essa programação é voltada para o público infantil.

A biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha recebe o conto O Príncipe SIDDHIcom a contadora de histórias e atriz Cris Miguel, a qual atuou e fundou projetos como o programa Baú de Histórias (TV Cultura e TV Rá Tim Bum). No dia 4 de dezembro, quarta-feira, das 14h30 às 16h30, o público entra em contato com a história de um pequeno príncipe indiano que se sentia como um pássaro preso na gaiola ao viver apenas dentro do Palácio de Ouro e Prata. Mesmo ganhando muitos presentes dos pais, que não permitiam sua saída, Siddhi deseja conhecer o mundo além das muralhas.

Por meio de uma narrativa divertida e comovente, com valores como o respeito, harmonia, beleza e aspectos da cultura indiana, O Príncipe SIDDHI também estará, em mesmo horário, nas bibliotecas das Fábricas de Cultura Brasilândia no dia 5/12, Jaçanã em 6/12, Diadema em 10/12, Capão Redondo em 11/12 e Jardim São Luís no dia 12 /12.

Ainda na biblioteca da unidade Vila Nova Cachoeirinhaserá realizada a Tenda de históriasno dia 11 de dezembro, quarta-feira, das 14h às 16h. De maneira lúdica, mitos, lendas, contos e um longo percurso de descobertas e encantamentos proporcionado pela literatura estarão presentes nesse ciclo de leitura.

No dia 6 de dezembro, sexta-feira, uma Roda de leitura coordenada pela equipe da biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís convida a população local ao encontro com a leitura e com o espaço da escuta, da imaginação, do questionamento e da transformação por meio das palavras e contos. Essa atividade tem início às 14h30.

Já a biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema realiza Conte uma história, Sherazade no dia 6 de dezembro, sexta-feira, a partir das 15h. Nesta atividade serão narrados alguns dos contos populares das Mil e Uma Noites durante uma tarde de chá de hortelã, remetendo ao estilo árabe.

Conto Contado de Orixá finaliza a programação literária, percorrendo o universo do candomblé e seus mitos por meio da contação de histórias no dia 12 de dezembro, quinta-feira, das 10h às 12h, também na biblioteca da unidade Diadema. A ideia é desmistificar preconceitos direcionados às religiões de matriz africana.

A seguir, programação completa.

SERVIÇO

O Príncipe SIDDHI – com Cris Miguel, atriz e contadora de histórias 4/12 – quarta-feira – 14h30 às 16h30 – Biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha 5/12 – quinta-feira – 14h30 às 16h30 – Biblioteca da Fábrica de Cultura Brasilândia 6/12 – sexta-feira – 14h30 às 16h30 – Biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã 10/12 – terça-feira – 14h30 às 16h30 – Biblioteca da Fábrica de Cultura Diadema 11/12 – quarta-feira – 14h30 às 16h30 – Biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo 12/12 – quinta-feira – 14h30 às 16h30 – Biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís Faixa etária: maiores de 5 anos

Endereços:
Fábrica de Cultura Brasilândia
| Av. General Penha Brasil, 2508

Fábrica de Cultura Capão Redondo | Rua Bacia de São Francisco, s/n – Capão Redondo

Fábrica de Cultura Jaçanã | Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138; Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha

——————————————————————————

Biblioteca – Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – Jardim São Luís

Roda de leitura – com equipe biblioteca
6/12 – sexta-feira – 14h30 às 16h30
Faixa etária: livre

Biblioteca – Fábrica de Cultura Diadema | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP

Conte uma História, Sherazade – com equipe biblioteca 6/12 – sexta-feira – 15h às 17h Faixa etária: maiores de 8 anos / Vagas :20

Conto Contado de Orixá – com equipe biblioteca
12/12 – quinta-feira – 10h às 12h
Faixa etária: maiores de 8 anos / Vagas :20

Biblioteca – Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha

Tenda de histórias – com equipe biblioteca
11/12 – quarta-feira – 14h às 16h
Faixa etária: maiores de 5 anos / Vagas :15

Fábricas de Cultura
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h
www.fabricasdecultura.org.br

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2019, as Fábricas de Cultura são patrocinadas, por meio da lei de Incentivo à Cultura, pelo instituto Center Norte (região Norte) e Fundação Via Varejo (região Norte e Sul).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!