HomeAssessoria ReleasesImagens de Nossa Senhora da Conceição, restauradas pelo Museu de Arte Sacra, ganham mostra no MHP Rodrigues Alves, em Guaratinguetá

Imagens de Nossa Senhora da Conceição, restauradas pelo Museu de Arte Sacra, ganham mostra no MHP Rodrigues Alves, em Guaratinguetá

O Museu Histórico e Pedagógico (MHP) Conselheiro Rodrigues Alves, em Guaratinguetá, abre dia 9 de agosto, às 19h30, a exposição “Nossa Senhora da Conceição – Obras restauradas”. A mostra é resultado de parceria da instituição com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, e ACAM Portinari.

Duas imagens de Nossa Senhora da Conceição serão expostas. Ambas já faziam parte do acervo do MHP e foram restauradas pela equipe do Museu de Arte Sacra de São Paulo – com técnicas apropriadas de mínima intervenção. A relação de Guaratinguetá e região com Nossa Senhora também será assunto da abertura. As obras ficam à disposição do público até 6 de setembro e, após esse período, passam a compor a reserva técnica do museu.

A noite conta ainda com a entrega do Plano de Implantação do Núcleo de Ação Educativa, elaborado pelo SISEM-SP com participação da equipe do MHP Conselheiro Rodrigues Alves e outras instituições. O Plano é resultado da Assessoria Técnica e Capacitação (Asteca) voltada especificamente sobre o assunto, realizada no museu em setembro do ano passado.

Outra ação será a entrega formal do Relatório de Conferência do Acervo da instituição, iniciado no começo de 2017 e finalizado um ano depois. Todo processo envolveu a atualização do inventário geral do museu e a readequação da área de guarda do acervo – com aquisição e reorganização de mobiliário; higienização; além de embalagem, identificação e fotografias de registro das peças.

Tais ações fazem parte de programa de requalificação do MHP Conselheiro Rodrigues Alves iniciado em 2015 – e que culminou com a assinatura do protocolo de parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado e Prefeitura de Guaratinguetá, em julho de 2017, resultando na reabertura do museu ao público.

“A reabertura do museu à visitação pública devolveu ao usufruto da população de Guaratinguetá e região um patrimônio cultural e histórico de relevância nacional. Desde então, várias ações estão sendo realizadas, com apoio do SISEM-SP, para fortalecer e fomentar a articulação do museu com outras instituições, com pesquisadores, universidades e também com a comunidade local”, afirma o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Além do Conselheiro

Para a secretária de Cultura de Guaratinguetá, Aline Damásio, o Plano de Implantação do Núcleo de Ação Educativa amplia o caráter do museu. “Os museus, além de ferramentas de registro, precisam ser mais contemporâneos e encontrar meios para compor a vida das pessoas. As Ações Educativas fazem este link não só com o tema principal do museu, mas também com todo cenário e momento histórico em que viveu o Conselheiro Rodrigues Alves.”

Segundo ela, as imagens fazem a ponte com a ‘cara’ anterior do museu. “Hoje, mudamos de proposta, não nos limitamos a retratar a casa do Conselheiro – e a entrega do Relatório de Conferência do Acervo, além de prestar contas à população, também esclarece sobre a nova linguagem escolhida para a instituição”, afirma Aline.

Instalado na casa que pertenceu ao então Conselheiro Rodrigues Alves, o acervo é composto por documentos, mobiliários, livros, peças comemorativas e objetos representativos da história local. O imóvel é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

SERVIÇO

 

. Exposição “Nossa Senhora da Conceição – Obras restauradas”

. Entrega do Plano de Implantação do Núcleo de Ação Educativa

. Entrega do Relatório de Conferência do Acervo

Onde: Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves

Endereço: Rua Dr. Morais Filho, 41 – Centro Histórico – Guaratinguetá / SP

Abertura da exposição: 9 de agosto, às 19h30; término: 6 de setembro

Informações: (12) 3122-4058

Compartilhe!