@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

HQ Adagio é lançada no MIS

Publicado em 11 de dezembro de 2018

Evento integra a programação paralela da exposição ‘Quadrinhos’

Na próxima quarta-feira, 14 de dezembro o MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – recebe o lançamento da HQ Adagio, de Felipe Cagno, Bräo (Abraham Aguiar) e Sara Prado.  O lançamento será às 19h e a entrada é gratuita. Para participar basta retirar o ingresso com uma hora de antecedência na recepção do museu.

Antes de autografar os exemplares os autores participam de um bate-papo aberto ao público com as convidadas Rebeca Puig e Clarice Falcão. Será abordada a força de personagens femininas dentro da cultura pop atual e por que é importante a representatividade e empoderamento feminino dentro das HQs. Usando a protagonista de Adagio, Kaya Muniz, como ponto de partida, os autores e convidadas debatem porque era crucial contar a história através de um olhar feminino e como isso influenciou o roteiro.

Adagio marca o segundo trabalho contemplado no edital de História em Quadrinhos do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura de São Paulo.

Sinopse da HQ

Em 2067 um aplicativo/rede social chamado ADAGIO permite que os usuários postem seus sonhos online – ao vivo ou gravados.  É o fim do entretenimento produzido como conhecemos hoje. Não existem mais filmes, séries de TV ou vídeos online, agora as pessoas assistem apenas os sonhos umas das outras. Quando a jovem Kaya Muniz experimenta uma droga sintética e faz uma live do seu primeiro pesadelo lúcido, ela cria um novo gênero dentro do aplicativo – o terror. A tão desejada fama vem em uma enxurrada de curtidas e compartilhamentos, mas quando se escolhe ter pesadelos toda noite, qual é o impacto emocional e mental? Qual é o preço a se pagar?

Sobre os autores e participantes:

Felipe Cagno é produtor e roteirista formado pela FAAP em São Paulo e com Mestrado da Chapman University na Califórnia. Antes de cair no mundo dos quadrinhos trabalhou em produtoras de cinema em Los Angeles.  Pode ter trocado o velho oeste sobrenatural The Few and Cursed estrelado pela Ruiva pelo futuro dos sonhos com o Adagio, mas ainda está na expectativa do lançamento do board game pela empresa norte-americana Rock Manor Games. Em 2019, o longa-metragem que escreveu e dirigiu, Bala Sem Nome, faz sua estreia.

Sara Prado formou-se em design gráfico na Faculdade Presbiteriana Mackenzie e iniciou seus projetos em histórias em quadrinhos com seu Trabalho de Conclusão de Curso – Heresia. Foi convidada para participar do Coletivo Escape HQ, da edição 4 do Imaginários em Quadrinhos e da HQ SteamPunk Ladies 2. Em 2017 entrou na produtora Birdo Animações onde trabalhou nos projetos Cupcake & Dino e Oswaldo.

Bräo (Abraham Aguiar)

Nasceu e cresceu em São Paulo, onde passou a maior parte de sua vida adulta trabalhando como animador e diretor de arte para produtoras de animação. Em 2010, resolveu se dedicar ao desenho e à pintura e lançou de forma independente cinco livros: as HQs Cornücópia (2015), Diva Satänica (2017), Vermilliön (2018) e os dois volumes de artbook Bad Wömen (2014 e 2016). Adagio é sua segunda colaboração em HQs com Felipe Cagno, a primeira foi em 321: Fast Comics vol.2 (2015) com uma curta história original de três páginas.

Rebeca Puig

Nerd desde o berço, editora do Nebulla e organizadora das mesas sobre representação e diversidade da CCXP. Já escreveu para a TPM e Trip Online, além do HuffPost Brasil. Roteirista formada pela Vancouver Film School, seu primeiro longa-metragem será distribuído pela Paris Filmes.

Clarice Falcão

Gamer que adora uma boa história tanto quanto um bom ship. Formada pela Cásper Líbero em Rádio e TV, tem passagem pela TV Cultura e pelo Jovem Nerd. Escreveu para a Revista Dragão Brasil e é autora do livro A Guardiã do Sonhar.

Lançamento da HQ Adagio

Data 14.12

Local Auditório LABMIS e estúdio ao vivo (hall de entrada exposição)

Horário bate-papo das 19h às 20h e autógrafos das 20h às 22h

Ingresso Gratuito (retirada de senha 1h antes na recepção do MIS)

CLASSIFICAÇÃO Livre

Museu da Imagem e do Som – MIS Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br Estacionamento conveniado: R$ 18,00. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Informações para a imprensa – MIS: Clarissa Janini | clarissa.janini@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 312 Marina Castro Alves | marina.castroalves@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 363

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br Elisabete Alina – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp

Compartilhe!