HomeAssessoria Releases#GuriEmCasa reúne curiosidades musicais, dicas culturais, orientações de estudo para crianças e adultos

#GuriEmCasa reúne curiosidades musicais, dicas culturais, orientações de estudo para crianças e adultos

Guri Capital e Grande São Paulo reúne atividades online para diferentes faixas etárias com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado da música e a inclusão social

Atividades que estimulam a cantar em casa, curiosidades sobre os instrumentos musicais como as diferenças entre o violino e a viola, dica de uma peça de teatro infantil essas são algumas das atividades da programação de maio de #GuriEmCasa, uma plataforma que tem o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado. O Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, desenvolveu essa plataforma que reúne as atividades online do programa. 

#GuriEmCasa contempla os eixos: Aprenda Com o Guri e Cante Com o Guri que têm como objetivo levar para o ambiente virtual a vivência do programa.  As atividades inteiramente gratuitas foram elaboradas de modo a contemplar diferentes faixas etárias e a incentivar o aprendizado, além de reforçar a importância da música para conectar pessoas.

A série #AprendaComOGuri traz conteúdos como orientações de estudo, dicas de leitura e curiosidades musicais. A programação contempla escuta musical, bate-papos, entre outras atividades. 

Na terça, dia 12, às 13h, em #AprendaComOGuri os professores e professoras de violino e viola mostram a diferença entre os dois instrumentos e dão dicas para quem quer aprender mais sobre esses dois instrumentos. Já na quinta, dia 14, às 13h, serão abordadas técnicas de estudo do contrabaixo elétrico pela professora Renata Jamberg. 

#CanteComOGuri vai apresentar na quarta, dia 13, às 13h, a canção O Pato Preto, de Tom Jobim, e na sexta, dia 15, às 13h, Baião de Ninar, de Edino Krieger.

Toda sexta-feira, #GuriEmCasa traz uma dica cultural. Nesta semana, dia 15, às 17h, é a vez da peça infantil Tatá – O Travesseiro, da Artesanal Cia. de Teatro.  

A programação da semana traz ainda orientações sobre fake news, dia 12, terça, às 15h. A ação faz parte da série #SOCIALizando que tem o objetivo de divulgar informações e orientações sobre serviços de utilidade pública, direitos sociais para contribuir com o enfrentamento à pandemia.

 

A programação completa está disponível no site  https://gurisantamarcelina.org.br/

 

#GuriEmCasa

 

PROGRAMAÇÃO 11 a 15 de Maio 

 

SEGUNDA-FEIRA – 11 DE MAIO 

13h #AprendaComOGuri

Batucada com o Guri
Professores e professoras de percussão do Guri Capital e Grande São Paulo

17h #AprendaComOGuri

Dica de Leitura 

A história da Ostra e da Borboleta – O Coronavírus e Eu, de Ana M. Gomes

Professores e professoras de Iniciação Musical Infantil do Guri Capital e Grande São Paulo

TERÇA-FEIRA – 12 DE MAIO 

13h #AprendaComOGuri

O Violino e a Viola

Professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo 

15h #SOCIALizandoGuri

Nota informativa: Fake News

QUARTA-FEIRA – 13 DE MAIO 

13h #CanteComOGuri

Trava-língua

O Pato Preto, Tom Jobim

Professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo

QUINTA-FEIRA – 14 DE MAIO 

13h #AprendaComOGuri

Dicas sobre o Contrabaixo Elétrico

Professora Renata Jamberg

15h #SOCIALizandoGuri
Série Releituras: (I)migrantes no contexto do isolamento social

Fabiana Silva

17h #AprendaComOGuri 

Escuta Musical

Coisa Nº 2, de Moacir Santos 

Professor Daniel Filho 

SEXTA-FEIRA – 15 DE MAIO 

13h #CanteComOGuri

Baião de Ninar, de Edino Krieger

Professores e professoras do Guri Capital e Grande São Paulo

17h #AprendaComOGuri

Dica de Atividade Cultural

Espetáculo Tatá – O Travesseiro, da Artesanal Cia. de Teatro

Luiz Henrique

Guri Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua. 

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Compartilhe!