HomeAssessoria Releases#GuriEmCasa oferece uma série de atividades como aulas de música, dicas culturais, curiosidades e orientações de estudo

#GuriEmCasa oferece uma série de atividades como aulas de música, dicas culturais, curiosidades e orientações de estudo

Com o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado da música e a inclusão social, o Guri Capital e Grande São Paulo oferece uma série de atividades gratuitas online para diferentes faixas etárias

Escuta musical, percussão corporal, orientações sobre a escolha do instrumento musical, além de aulas online são alguns dos destaques da programação da segunda quinzena de junho do #GuriEmCasa. O Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, desenvolveu uma plataforma que reúne atividades online do programa.

Um dos destaques da programação é a série #AprendaComOGuri que vai trazer uma atividade de percussão corporal na terça, dia 16 de junho, às 13h. Também será abordada a questão da escolha do instrumento musical, no dia 25, às 13h.

Já as peças Carrés Rythmiques, de Brian Dennis, e Choros N. 2, de Heitor Villa-Lobos, estão na programação da Escuta Musical nos dias 15 e 24 de junho, respectivamente.

A programação traz também orientações sobre trabalho e renda e informações sobre o funcionamento dos serviços do SUS. A ação integra a série #Socializando que tem o objetivo de divulgar informações sobre serviços de utilidade pública, direitos sociais para contribuir com o enfrentamento à pandemia.

#GuriEmCasa oferece diariamente atividades inteiramente gratuitas que foram elaboradas de modo a contemplar diferentes faixas etárias e a incentivar o aprendizado, além de reforçar a importância da música para conectar pessoas.

CURSOS ONLINE

Para possibilitar o amplo acesso aos cursos oferecidos pelo Guri Capital e Grande São Paulo, estão sendo disponibilizadas, de segunda a sexta, sempre às 15h, aulas abertas pelo canal do YouTube. Os cursos, ministrados pelas professoras e professores do programa, foram organizados nas seguintes áreas: Cordas Friccionadas, Sopros e Percussão, Cordas Dedilhadas, Voz e Piano e Teoria/Iniciação Musical.

Cada dia da semana é dedicado a uma dessas áreas. Os interessados podem optar por diversos tipos de cursos de instrumentos como piano, trompa, flauta doce, viola caipira, violoncelo, clarinete, guitarra, bateria, percussão, bandolim, violino, oboé, violão, além de canto. Os cursos acontecem até o dia 18 de dezembro. Para

acompanhar as aulas basta acessar o canal do Youtube do Guri Capital e Grande São Paulo: https://www.youtube.com/user/ProgramaGuri

A programação completa está disponível no site https://gurisantamarcelina.org.br/

#GuriEmCasa

PROGRAMAÇÃO 15 a 26 de Junho

SEGUNDA-FEIRA – 15 DE JUNHO

13h #AprendaComOGuri

Escuta Musical Carrés Rythmiques, de Brian Dennis

Com Lidiana Mincov

TERÇA-FEIRA – 16 DE JUNHO

13h #AprendaComOGuri

Hit Percussivo – Percussão Corporal

Professoras e Professores e do Guri Capital e Grande São Paulo

17h #SOCIALizandoGuri

Nota informativa

Orientações sobre Trabalho e Renda

QUARTA-FEIRA – 17 DE JUNHO

13h #Live

A Carreira Musical e a Quarentena Jean Casimiro e Diego Guzman

QUINTA-FEIRA – 18 DE JUNHO

13h #AprendaComOGuri

Bate-Papo | O Ensino Coletivo do Piano

Professoras e Professores e do Guri Capital e Grande São Paulo

17h #SOCIALizandoGuri

Série Conversas: Como está a rotina de crianças e adolescentes no período de pandemia Alunos e Alunas do Guri Capital e Grande São Paulo e da EMESP Tom Jobim

SEXTA-FEIRA – 19 DE JUNHO

13h #AprendaComOGuri

Atividade Cultural

Conheça a São Paulo Companhia de Dança

Com Luiz Henrique

SEGUNDA-FEIRA – 22 DE JUNHO

13h #AprendaComOGuri

Bate-Papo | Falando sobre Violão

Professoras e Professores e do Guri Capital e Grande São Paulo

TERÇA-FEIRA – 23 DE JUNHO

13h #AprendaComOGuri

Bate-Papo | A importância do Ensino da Teoria Musical na Formação do Músico

Professoras e Professores e do Guri Capital e Grande São Paulo

17h #SOCIALizandoGuri

Nota informativa: Informações sobre Conselho Tutelar

QUARTA-FEIRA – 24 DE JUNHO

13h #AprendaComOGuri Escuta Musical Choros N. 2, de Heitor Villa-Lobos Com Efraim Santana e Ariane Roseiro

QUINTA-FEIRA – 25 DE JUNHO

13h #AprendaComOGuri

Bate-Papo | O Início da Carreira e a Escolha do Instrumento Musical

Professoras e Professores e do Guri Capital e Grande São Paulo

17h #SOCIALizandoGuri

Série Releituras apresenta: A importância da defesa do SUS

SEXTA-FEIRA – 26 DE JUNHO

13h #AprendaComOGuri

Atividade Cultural

Com Luiz Henrique

Guri Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Santa Marcelina Cultura

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Compartilhe!