HomeAssessoria ReleasesGuri na Capital e Grande São Paulo e Theatro São Pedro promovem programação em comemoração ao Dia das Crianças com recursos de acessibilidade

Guri na Capital e Grande São Paulo e Theatro São Pedro promovem programação em comemoração ao Dia das Crianças com recursos de acessibilidade

Programação totalmente gratuita inclui concertos com audiodescrição e tradução em libras e oficina de musicalização. Repertório traz canções do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma suíte do balé O Quebra-Nozes, além de versões em português de canções de Johannes Brahms.  Uma oportunidade para levar as crianças para conhecerem o universo da música clássica e popular

No Theatro São Pedro, equipamento ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, as comemorações do Dia das Crianças começam mais cedo. O teatro abre suas portas para receber no sábado, dia 5 de outubro, o Coral Infantil, o Coral de Familiares e o Coral Juvenil do Guri que prepararam uma programação especial para toda a família com recursos de acessibilidade (audiodescrição e tradução em libras).

Os grupos interpretam um repertório variado que abrange desde Gilberto Gil a Johannes Brahms, com canções para crianças e adultos de música clássica e popular. O Coral Infantil, formado por alunos e alunas do Guri na Capital e Grande São Paulo, e o Coral de Familiares, composto por familiares dos alunos e alunas, fazem a abertura da programação, às 11h, sob regência das maestrinas convidadas Ana Yara Campos e Déborah Rossi, no palco do Theatro

Será uma oportunidade para levar as crianças para conhecerem compositores como Johannes Brahms de quem o Coral Infantil interpreta canções com versões em português como Canção de Ninar (Wiegenlied), Canção das Meninas (Mädchenlied) e O Ferreiro (Der Schmied), além de uma suíte de canções baseadas em O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky. Para fechar a apresentação, as crianças interpretam algumas músicas da trilha sonora de Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Já o Coral de Familiares apresentará um programa com clássicos da MPB, de Milton Nascimento a Gonzaguinha, e canções que unem melodias do repertório com poemas de autores consagrados, como as dobradinhas de Villa-Lobos com Ferreira Gullar, Antônio Ribeiro com Cora Coralina, e José Vieira Brandão com Manuel Bandeira.

Encerrando a programação musical, o Coral Juvenil do Guri faz um concerto cênico, às 15h. Sob a regência do maestro Eduardo Fernandes e direção cênica de Reynaldo Puebla, o grupo canta e interpreta sobre o tempo, com um repertório que reúne músicas de compositores como Caetano Veloso, Alceu Valença, Cazuza, Renato Russo e Chico Buarque, entre outros.

Oficina de Musicalização

Às 13h30, no café do Theatro, será realizada uma Oficina de Musicalização e Percepção Sensorial de Instrumentos com professores do Guri na Capital e Grande São Paulo. Durante uma hora, os interessados em participar da atividade terão a oportunidade de experimentar/sentir os instrumentos. A atividade contará com audiodescrição e tradução em libras, assim como os concertos.

Serviço:

Coral Infantil

Ana Yara Campos, regente convidada

Programa 

Johannes Brahms (1833-1897)
Canções (versão em português, Ana Yara Campos)
Sonntag (Domingo) op.47 n.3
Der Schmied (O ferreiro) op.19 n.4
Wiegenlied (Canção de ninar) op.49 n.4
Mädchenlied (Canção das Meninas) op.107 n.5
Dort in den Weiden (Lá no campo) op.97 n.4
[versão em português, Ana Yara Campos]

Pyotr Ilych Tchaikovsky (1840-1893)
Suíte Quebra-Nozes (letras por Ana Yara Campos)
Marcha
Dança da fada dos doces
Dança russa
Dança árabe
Dança chinesa
Dança dos sopros
Valsa das flores

Hekel Tavares (1896-1969)
Canções (arr. Ana Yara Campos)
Azulão, com Luiz Peixoto
Bia-ta-tá, com Jaime d’Altavitta
Engenho Novo, em “Três Canções Sertanejas”
Você, com Nair Mesquita

Canções de Sítio do Pica-Pau Amarelo (trilha sonora original de 1977)
(arr. Yara Campos;, com exceção de *Christina Brito Bottura)
Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Gilberto Gil
Ploquet pluft nhoque (Jaboticaba), de Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro
Saci, de Guto Graça Mello
Dona Benta, de Ivan Lins e Vitor Martins
Pedrinho*, de Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro
São João Dararão (folclore do Piauí)

Coral de Familiares
Déborah Rossi, regente convidada

Programa 

Milton Nascimento e Fernando Brant
Ponta de areia (arr. Boca Livre)

Gonzaguinha
A felicidade bate à sua porta (arr. André Protasio)

Adoniran Barbosa
Trem das onze (arr. Eduardo Dias Carvalho)

Heitor Villa-Lobos / Ferreira Gullar
O trenzinho do caipira (arr. Ana Yara Campos)

Antonio Ribeiro / Cora Coralina
Trem de gado (estreia)

Milton Nascimento e Fernando Brant
Travessia (arr. Alexandre Zilahi)

José Vieira Brandão / Manuel Bandeira
Trem de Ferro

Geraldo Rocca/Paulo Simões
Trem do pantanal (arr. Iso Fischer)

Tradicional Negro Spiritual
Ev’ry time I fell the spirit (arr. Henry Smith)

Data: 5 de outubro, sábado

Horário: 11h

Local:  Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161 – São Paulo/SP

Entrada Gratuita

Coral Juvenil
Eduardo Fernandes, regente convidado
Reynaldo Puebla, diretor cênico convidado
Programa

Caetano Veloso / Cazuza
Oração ao tempo / O tempo não para (arr. Zeca Rodrigues)

Renato Rocha
A Lua (arr. Patrícia Costa)

Alceu Valença
Embolada do Tempo (arr. André Protásio)

Nelson Rufino
Tempo Ê (arr. Luis Anselmi)

Felipe Moreira
Espaço Tempo

Chico Buarque
Roda Viva (arr. Patrícia Costa)

Renato Russo
Tempo Perdido (arr. André Protásio)

Caetano Veloso
Força Estranha (arr. Leilor Miranda)

Paulinho Moska
Último Dia (arr. Patrícia Costa)

Lenine / Dudu Falcão
Paciência (arr. Patrício Souza)

Gonzaguinha
A Felicidade Bate a sua Porta (arr. André Protásio)

Data: 5 de outubro, sábado

Horário: 15h

Local:  Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161 – São Paulo/SP

Entrada Gratuita

Coral Infantil do Guri

O Coral Infantil é a formação musical mais jovem de todo o programa, reunindo crianças de 7 a 12 anos. Nele, acontece um caminho de mão dupla: ao mesmo tempo que a criança aprende que música é interpretação e performance, a performance acolhe a propensão natural da criança pela brincadeira, e transforma a experiência musical um processo ao mesmo tempo aprofundado e lúdico, trabalhando de forma integrada música e expressão corporal.

Coral de Familiares do Guri

Criado para atender os pais dos alunos durante os ensaios dos Grupos Infantis e Juvenis, o Coral de Familiares é um exemplo da interação entre as esferas artística e social da pedagogia do Guri. Ao acompanhar de perto as atividades dos filhos, participar de seu cotidiano, compartilhar suas aspirações, os pais acabam compreendendo e incentivando a formação das crianças e adolescentes. Esse apoio ajuda a fortalecer não apenas o aluno, mas também os vínculos familiares e sociais dos envolvidos.


Coral Juvenil

Formado pelos alunos e alunas de canto do Guri, o Coral Juvenil conta com adolescentes de 12 a 18 anos, e promove o aprofundamento da prática vocal. Em constante aprimoramento, o grupo explora em cada programa um repertório distinto, passando pela música sacra e popular, por canções do gospel e por composições contemporâneas, tendo recebido convidados como Keith McCutchen (EUA), o grupo vocal Mouthful (Inglaterra) e a maestrina Agnieszka Franków-Zelazny (Polônia). Em 2012, lançou o CD Cantos Novos – o primeiro álbum dos Grupos Infantis e Juvenis –, com peças em sua maioria escritas especialmente para o grupo.

Grupos Infantis e Juvenis

Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo. A temporada 2019 dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri é realizada porque a instituição conta com parceiros que acreditam na missão de formar pessoas pela música. A temporada recebe o patrocínio master do Grupo Verzani & Sandrini, o patrocínio prata da Chiesi Farmacêutica e o patrocínio Bronze do BNY Mellon, ambos por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. A instituição recebe patrocínios incentivados, não incentivados e conta com os programas de doações para pessoas-físicas, o DOE MÚSICA e ADOTE MÚSICA. Mais informações, no site santamarcelinacultura.org.br/saiba-como-contribuir.

Ana Yara Campos

Tem formação em música, comunicações sociais, com mestrado em educação. Foi aluna, em especial, de Adriana de Oliveira Ribeiro, Roberto Schnorremberg, e frequentou cursos e festivais de canto coral na Alemanha, Portugal, Itália e EUA. Durante muitos anos, prestou serviços ao Instituto Nacional de Música da Funarte (Projeto Villa-Lobos), Secretarias da Cultura de SP, PR, MG, diversos órgãos artístico-culturais do país, sempre em práticas relacionadas ao canto coral. Tem atuado junto a grupos infanto-juvenis, universitários, comunitários e de empresas. Em seu trabalho, destaca-se a elaboração de arranjos corais e peças para a educação musical.


Déborah Rossi

Possui graduação em Música – Bacharelado em Regência pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e graduação em Física (Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1990). É Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora de Teoria, Percepção Musical e História da Música no Conservatório Municipal Guarulhos, professora nas disciplinas de Canto Coral, Monografia e Regência na Faculdade Santa Marcelina (FASM) e Regente dos corais FGVozes (FGV) e Grupo ACORDAVOCAL – Fac. Medicina USP. Foi regente assistente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo entre 2009 e 2011. Tem um livro publicado pela EDUSP (Camargo Guarnieri: obras originais para coro a capella). Tem experiência na área de Artes, com ênfase nas áreas de Regência, Canto Coral e Educação Musical. Participou como docente convidada em Festivais de Música, palestras e workshops.

Eduardo Fernandes

Graduado em música, Fagote na classe do professor Paulo Justi, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2003 concluiu mestrado na Universidade de São Paulo (USP), com a dissertação “O Arranjo Vocal de Música Popular em São Paulo e Buenos Aires”. Participou dos Festivais de Londrina, Curso Internacional de Brasília e Oficina de Música de Curitiba, tendo aulas com Mara Campos e Noel Devos, entre outros. Frequentou diversos cursos internacionais de Regência Coral, onde recebeu a orientação de Erick Vestberg (Suécia), Alberto Grau (Venezuela), Paul Oakley (Estados Unidos), Josep Prats (Espanha), e Bob Chilcott (Inglaterra).


Reynaldo Puebla

Estudou no Seminário Municipal de Teatro de Mendoza. Cursou Comédia Dell‘Árte com o francês Florent Pelayo, mímica expressiva com a inglesa Nola Rae e Teatro com o argentino Carlos Augusto Fernandes. Notório Saber de Ator e Diretor – outorgado pelo SATED, Sindicato Artistas Técnicos em Espetáculos Diversões SP. Atualmente, dirige o grupo de teatro Persona da Cooperativa Paulista de Teatro e diretor cênico permanente do Laboratório Coral de Itajubá MG desde 1987 e nas edições do Laboratório Coral de Nova Petrópolis RS, desde 2011. Diretor cênico do Coral UNIFESP em Os Saltimbancos, O Grande Circo Místico, Caymmi Lendas do Mar, Dos Festivais, A Era do Rádio e A Noiva do Condutor, Cinco Olhares sobre Lenine e Cantos de São Paulo. Atualmente, apresenta Cantos de São Paulo e em fase de montagem Os Saltimbancos.

Sobre o Guri – Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Sobre o Grupo Verzani & Sandrini

Fundado em 1967, o Grupo Verzani & Sandrini tornou-se referência nacional na prestação de serviços. Composto atualmente pelas empresas VS Serviços, VS Segurança, VS Tech, VS Parking, Veman e JR Higienização, a organização opera em todo o Brasil, contando atualmente com 38 mil colaboradores. O Grupo VS dedica-se a desenvolver soluções completas, baseadas em altos padrões de qualidade e ampla tecnologia. Com uma estrutura sólida baseada em responsabilidade social, capacitação profissional e excelência no atendimento, a companhia mantém uma trajetória de sucesso e garante a satisfação de clientes e colaboradores.

Sobre o Grupo Chiesi

Fundada em Parma, na Itália, a Chiesi Farmacêutica é um grupo internacional de pesquisa com mais de 80 anos de experiência no setor farmacêutico, presente em 27 países. No Brasil, possui escritório na Rua Alexandre Dumas e unidade fabril em Santana de Parnaíba/SP. O grupo de pesquisa desenvolve e comercializa medicamentes inovadores na área de doenças respiratórias, cuidados especiais e doenças raras. O centro de pesquisa e desenvolvimento tem base em Parma (Itália) e é integrado com outros 6 centros de pesquisa e desenvolvimento na França, nos Estados Unidos, no Reino Unido e Suécia, para promover o pré-clínico, clínico e programas de registro. O grupo como um todo tem cerca de 4.000 colaboradores. Para mais informações visite: www.chiesi.com

Sobre o BNY Mellon

O BNY Mellon é uma companhia global de investimentos, dedicada a ajudar seus clientes a gerir seus ativos financeiros por todo o ciclo de vida dos investimentos. Seja no fornecimento de serviços para instituições, corporações ou investidores individuais, o BNY Mellon atua nas áreas de investment management e investment services em 35 países. Em 31 de março de 2019, o BNY Mellon tinha cerca de US$ 34,5 trilhões globalmente em ativos sob custódia e/ou administração e US$ 1,8 trilhão em ativos sob gestão. O BNY Mellon pode atuar como um ponto de contato único para clientes que buscam criar, negociar, manter, gerir, distribuir ou reestruturar investimentos. Fundado por Alexander Hamilton em 1784, o BNY Mellon é uma das mais duradouras instituições financeiras no mundo, tendo passado por diversos eventos econômicos e mudanças de mercado nos últimos 230 anos.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.

Compartilhe!